Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

Anvisa publica nota em defesa de servidores

por Igor Cruz última modificação 17/04/2012 17:53
No texto, Diretor Presidente Dirceu Barbano afirma que servidores agiram de acordo com as normas da agência
Anvisa publica nota em defesa de servidores

Anvisa

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou ontem, dia 02/03, uma nota assinada pelo Diretor Presidente Dirceu Barbano em que registra o descontentamento em relação à acusação disseminada por veículos da imprensa de que servidores públicos da agência mantenham qualquer tipo de relação privada com membros do Poder Legislativo e empresas reguladas pelo órgão. De acordo com Barbano, o tipo de atendimento realizado pelos servidores públicos da Anvisa tem o objetivo de amparar e orientar acerca dos procedimentos da agência tornando o setor produtivo mais preparado para lidar com a regulação sanitária e está totalmente normalizado. Além disso, o fato do parlamentar denunciado relatar que aquele determinado atendimento fosse uma vantagem obtida a partir da sua influência é uma inverdade e um desrespeito com os servidores que atuam no órgão. Nesse caso,  a defesa dos servidores é, na verdade, a defesa da própria Anvisa. Nossa solidariedade aos servidores e nosso reconhecimento à determinação do Diretor Presidente, Dirceu Barbano.

Inscrições para Rotas Críticas IV vão até 30/04

por Igor Cruz última modificação 17/04/2012 17:48
Políticas e experiências de enfrentamento da violência de gênero é o tema central do evento
Inscrições para Rotas Críticas IV vão até 30/04

Violência de gênero

 

Estão abertas até 30/04 as inscrições para o Seminário Internacional Rotas Críticas IV. “Políticas e Experiências de Enfrentamento da Violência de Gênero” é o tema central do evento, que acontece de 06 a 09/05, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. Integrado ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida, o evento é voltado para estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde, ciências jurídicas, sociais e humanas e, tem como objetivo trocar experiências, refletir criticamente e buscar estratégias para o enfrentamento de questões relativas a violências e situações limite decorrentes de sistemas de gênero.

 

Organizado pelo Grupo de Estudos de Saúde Coletiva (GESC) e pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPG), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em conjunto com a Universidade da Costa Rica, o Seminário abordará os seguintes temas:

 

•         Saúde, educação e violência de gênero (coordenação: Ana Flávia D'Oliveira)
•         Diversidade sexual, gênero e violências (coordenação: Henrique Caetano Nardi)
•         Situações limite: femicídios e assassinatos pautados em gênero (coordenação: Montserrat Sagot)
•         Populações vulneráveis e violências: indígenas, negras, rurais, apenadas e prostitutas (coordenação: Stela Nazareth Meneghel)
•         Movimentos sociais, políticas e ações de enfrentamento às violências (coordenação: Patrícia Grossi)

 

Os interessados em participar devem acessar www.redeunida.org.br/congresso2012/inscricao e preencher corretamente o formulário de inscrição. Participe. Tem uma Rede Unida esperando por você.

 

Serviço:

 

Seminário Internacional Rotas Críticas IV
Data: 06 a 09 de maio de 2012
Local: Centro de Convenções SulAmérica
Endereço: Av. Paulo de Frontin, nº 1, Cidade Nova, Rio de Janeiro

Em defesa da primeira infância dos carioquinhas

por Igor Cruz última modificação 17/04/2012 17:07
Segunda edição da Semana do Bebê Carioca acontecerá dentro do 10º Congresso. Confira a programação e participe!
Em defesa da primeira infância dos carioquinhas

Primeira infância

 

Os direitos das crianças à sobrevivência, ao desenvolvimento, à proteção integral e à participação são os princípios orientadores da 2ª edição da Semana Bebê Carioca que tem como destaque a primeira infância. O evento acontecerá, entre 06 e 09/05, junto ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida, no bairro da Cidade Nova, quando reunirá cerca de cinco mil profissionais de saúde, estudantes, gestores, acadêmicos e usuários do SUS para debater “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. Organizada pela Unicef e pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro, a Semana apresentará atividades culturais, palestras, seminários e uma série de ações para promover a saúde dos carioquinhas.

 

Na segunda edição, a Semana do Bebê Carioca visa mobilizar toda a sociedade sobre a importância de ações que priorizem a Primeira Infância, visto que é nesse período que desenvolvemos as capacidades motoras, cognitivas, sócio afetivas e de linguagem, sendo fundamental cuidar da criança desde a gestação,  valorizando do vínculo entre mãe e filho.

Confira a programação preliminar:


Dia 06 de maio:
Show de abertura da 2ª Semana do Bebê Carioca
Apresentação do Grupo “Meu pé de Laranja Rima” com participação do Coral das Crianças do Alemão e show dos “Talentos que promovem Amamentação”.
Horário: 14 às 17h
Local: Tenda Paulo Freire, praça entre a Prefeitura e o Centro de Convenções Sul América.

 

Dia 07 de maio:


II Seminário do Bebê Carioca
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel (área externa do CCSA).
9h – Mesa de Abertura (SMSDC; MS; UNICEF; Rede Unida);
9h30 – Conferência: Rede Cegonha (Dr. Paulo Bonilha, MS);
10h15 – Mesa Redonda “Valorização da Primeira Infância”: Primeira Infância Completa; Desenvolvimento Infantil e Respira Rio: Cuidando da Criança com Asma.
12h – intervalo para almoço
14h – Mesa Redonda "Rio, a cidade que amamenta! Como conquistamos o
Prêmio Bíbi Vogel - 2011": Avaliação das Iniciativas Hospital Amigo da Criança e Unidade Básica Amiga da Amamentação; Integração Maternidade e Posto de Recebimento de Leite Humano na Atenção Primária; Alimentação Complementar Oportuna e Movimento de Mulheres em Prol da Amamentação.
16h - Encerramento: Escolinha de Samba Estrelinha de Padre Miguel

 

Dia 08 de maio:

Atividades de formação para valorização da Primeira Infância
1) Maternidade Adolescente
Coordenadora: Dilma Cupti
Horário: 13h30 às 15h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
2) Oficina Promovendo a Amamentação em Creches
Coordenadora: Joana Dantas
Horário: 13h30 às 15h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
3) Espaço Zen: Shantala
Coordenadora: Cristina Barros
Horário: 15 às 17h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel

 

Dia 09 de maio:

Atividades de formação para valorização da Primeira Infância

1) Caderneta da Criança: avaliando o desenvolvimento
Coordenadora: Rosane Rito
Horário: 8h30 às 10h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
2) Confecção da mama de pano
Coordenadora: Monica Xavier
Horário: 8h30 às 10h
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
3) Paternidade
Coordenadora: Viviane Manso
Horário: 10 às 11h30
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel
4) Direitos da Gestante e do Bebê
Coordenadora: Isabel Abelson
Horário: 10 às 11h30
Local: Teatro de Arena Bíbi Vogel

PMAQ abre seleção para 128 vagas

por Rafael Cavadas última modificação 17/04/2012 09:42
Programa do Ministério da Saúde aceita inscrições até 10 de abril para vagas de supervisor de campo e coletor de campo. Saiba como se inscrever aqui.

 

Até 10/04, estão abertas as inscrições para 26 vagas de supervisor de campo e 102 vagas de coletor de campo da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), do Ministério da Saúde. Os selecionados atuarão em municípios dos Estados do Rio Grande do Sul (Região Metropolitana e Serra), Pará, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo (Região Metropolitana e Baixada Santista).

Além disso, em ambas as funções, os candidatos devem cumprir a exigência de ter plena autonomia e capacidade de deslocamento para os territórios da pesquisa, incluindo caminhada em campo em regiões urbanas e rurais, e ingresso em serviços em locais de difícil acesso. Para se inscrever basta acessar o endereço www.otics.org e preencher o formulário de inscrição.

Para as vagas de supervisor de campo, é exigido que o candidato tenha diploma de especialização, residência, mestrado ou doutorado na área da saúde ou áreas afins. Os candidatos às vagas para Coletor de Campo I devem ter concluído o ensino médio, e os candidatos à Coletor de Campo II devem apresentar diploma de nível superior na área da saúde ou áreas afins.

No ato da inscrição, além de preencher o formulário on line, os candidatos terão que enviar currículo resumido ou Currículo Lattes resumido e os seguintes documentos digitalizados: cópia da carteira de identidade (RG), cópia do CPF, cópia de comprovante de residência e certificado de maior nível de instrução. A seleção acontece em duas fases: análise de currículo, e dinâmica de grupo.

Conheça o Edital.

Acesse o formulário de inscrição.

Contato: +55 51 3391.1252

Comissão divulga oficinas pré-congresso

por Igor Cruz última modificação 16/04/2012 21:28
Inscrições abertas para atividades pré-congresso. São mais de 30 oficinas de produto e de formação disponíveis aos congressistas
Comissão divulga oficinas pré-congresso

Oficinas

 

A comissão organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida divulga que está aberto até 06/05 o período de inscrição para as oficinas de formação e produto pré-congresso. Com mais de 30 opções de tema, as oficinas são focadas nos cinco eixos condutores do evento e facilitadas por profissionais com experiência na temática tratada sob a orientação de um Termo de Referência.

Os congressistas interessados em participar de uma das oficinas devem preencher o formulário de inscrição destinado às Oficinas e efetuar o pagamento na conta corrente da Rede Unida. O valor das oficinas varia de R$ 80,00 a R$ 50,00 por participante. O congressista poderá se inscrever em apenas uma (1) oficina, já que todas ocorrem simultaneamente.

 

Tabela de preços:


Associados / Docentes / Profissionais de SaúdeR$ 80,00
Movimentos Sociais / Estudantis R$ 50,00

 

Dados para depósito:

Banco do Brasil
Agência: 1899-6
Conta: 40165-X
Associação Brasileira da Rede Unida - Rede Unida
CNPJ: 05.020.154/0001-69

 

Atenção: para validar a inscrição é necessário efetuar o pagamento e encaminhar uma cópia do comprovante de depósito com identificação para o e-mail comunica@redeunida.org.br ou envie um fax para: (51) 3391-1252.

 

 

Preencha o formulário de inscrição

 

Mais informações em http://www.redeunida.org.br/congresso2012/oficinas

Oficina sobre eixo trabalho encerra ciclo de ativação

por Igor Cruz última modificação 05/04/2012 17:31
No Rio de Janeiro, usuários, gestores, acadêmicos e profissionais da saúde se reuniram para mais uma atividade preparatória para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Oficina sobre eixo trabalho encerra ciclo de ativação

Regina Brizolara (SGTES/DAB)

 

No dia 29/03, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro junto à Associação Brasileira da Rede Unida convidaram a representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS/MS), Regina Brizolara, para encerrar o ciclo de oficinas de ativação com profissionais de saúde, gestores, usuários do SUS e acadêmicos da cidade. Fortalecer a agenda do eixo Trabalho, na 10ª edição Congresso Internacional da Rede Unida, foi o objetivo da atividade que contou com outras três oficinas sobre Gestão, Educação e Participação Popular. O Congresso da Rede Unida será realizado no Centro de Convenções Sul América (Cidade Nova), de 06 a 09 de maio, junto a outros dez eventos simultâneos.

 

Ao abordar a Gestão do Trabalho e da Educação, Regina Brizolara ponderou sobre a adoção de princípios liberais, a terceirização, precariedade de vínculos e sobre os planos de carreira. A representante do ministério também comentou sobre as dificuldades de monitoramento, de lidar com análises subjetivas e de falta de indicadores para a gestão do trabalho e da educação na saúde. Regina aproveitou a oportunidade para apresentar aos participantes, os detalhes sobre o Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP) tais como a institucionalização e implementação das ações de educação permanente, a adequada formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações de trabalho dos trabalhadores do SUS.

 

O coordenador nacional da Associação Brasileira da Rede Unida, Alcindo Ferla, esteve presente na última oficina de ativação organizada pela SMSDC e lembrou que a alma do trabalho em saúde é a capacidade de se relacionar com o outro, citando as tecnologias leves de Emerson Merhy. Para o coordenador, tal afirmativa vai ao encontro do temário do congresso da Rede Unida, uma vez que as relações no cotidiano do trabalho são capazes de produzir saberes e práticas em saúde.

 

 

 

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Março 2019 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31