Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

Nota de Falecimento

por Igor Cruz última modificação 13/09/2013 13:12
Coordenação do VER-SUS e da Rede Unida lamentam perda do estudante de psicologia, Samuel Eggers, engajado com as lutas do SUS

Os membros da Rede Unida lamentam o falecimento do estudante Samuel Eggers, de 24 anos, morto na cidade de Caxias do Sul na noite de quinta-feira, 12 de setembro. Estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Samuel participou do projeto VER-SUS no verão de 2012 em São Lourenço do Sul. Samuel morava em Porto Alegre e estava em Caxias do Sul, onde reside sua família, participando de algumas palestras.

A Coordenação Nacional do Projeto VER-SUS externa a imensa tristeza pela perda do estudante, engajado com as lutas do SUS e lamenta profundamente que continuemos perdendo vidas e futuros devido à violência e ao descaso público perante essa situação.

Coordenação do Projeto VER-SUS/Brasil

Coordenação da Rede Unida

Manaus recebe membros da Rede Unida para Enc. Norte

por Igor Cruz última modificação 12/09/2013 14:59
Durante três dias de atividades, representantes da região norte estarão reunidos na UFAM para construir parte da programação do 11º Congresso

 

Os ritmos e apresentações culturais do estado do Amazonas deram o tom da festa de abertura do Encontro Regional Norte, realizada na noite de 11/09, na Universidade Federal do Amazonas. Ciranda, teatro, as crenças da região, a historia da saúde e a magia do rio Solimões foram apresentados por estudantes da Federal do Amazonas e da Fiocruz Amazônia, como forma de boas vindas aos membros da Rede Unida e participantes. Com o tema “Girar a vida na Amazônia: o banzeiro no cotidiano do SUS”, o Encontro Norte reúne gestores, profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação, acadêmicos, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil, até 13/09, para refletir sobre novos cenários de mudanças na Saúde e no SUS. Além disso, o encontro visa colher contribuições para o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para abril de 2014. O secretario de saúde estado do Amazonas e o secretario municipal de saúde de Manaus prestigiaram a solenidade de abertura.

Ao dar as boas vindas, o secretário de saúde do estado do Amazonas, Wilson Alecrim, parabenizou a organização do evento e destacou a importância de integrar a saúde e a educação para propor um novo modelo de formação dos profissionais de saúde, capaz de atender às necessidades locais da população. “Estamos quebrando alguns paradigmas no que diz respeito à formação de recursos humanos no SUS. O primeiro deles é o Programa Mais Médicos, mas precisamos também fazer uma intervenção na grade de formação da graduação, pois precisamos de egressos que sejam formados na lógica de trabalho do SUS e não na lógica do mercado”, disse Alecrim.

O secretário de saúde de Manaus, Evandro Melo, também participou da abertura e complementou a fala de Alecrim ao afirmar que o desafio do SUS é construir soluções diversas para contextos distintos, como é o caso da região da Amazônia. “Nenhum modelo de atenção à saúde se encaixa a nossa realidade. Nenhum caboclo irá encontrar nos livros conhecimento que se encaixe em nossas necessidades. Esse é o nosso grande desafio: construir um modelo que dê conta de um pequeno conglomerado de pessoas disperso em uma grande região. Para isso precisamos construir um sistema móvel, pelas águas, pois o rio comanda a vida da nossa região, explicou o secretário. E disse mais: “por isso é necessário investir numa política de educação permanente capaz de influenciar as pessoas que trabalham no SUS para construir um sistema de saúde compatível com as necessidades da nossa região”.

Sobre o assunto, o coordenador nacional da Associação Brasileira da Rede Unida, Alcindo Ferla, destacou o valor do Programa Mais Médicos: “nós somos o único País do mundo com mais de 50 mil habitantes que mantém um sistema universal, em que pese todas as nossas dificuldades. Espero que este encontro sirva para comemorar um programa como o Mais Médicos, pois não podemos pensar em um sistema único sem profissionais distribuídos por todas as regiões do Brasil”, defendeu Ferla. E o coordenador complementou: “precisamos fazer com que a regulação do trabalho em saúde não seja pautada pelos interesses das corporações. Não é possível pensar que o indivíduo escolha que não vai trabalhar em uma determinada região e, ainda por cima, interdite o direito de que outros possam trabalhar nestas regiões”.

O professor da Universidade Federal Fluminense, Túlio Franco, foi o convidado para encerrar a solenidade e aproveitou para também valorizar o Sistema Único de Saúde. “É a primeira vez que venho a Manaus a convite da Rede Unida - um espaço nacional e inovador de discussão sobre o SUS e de discussão sobre nós mesmos! Não temos como falar do SUS de forma artificial, administrativa, burocrática. Nós vivemos no SUS múltiplos encontros o tempo inteiro, e os encontros que nos temos no SUS: com as pessoas, com as ideias, com as propostas, com o cotidiano do cuidado, dizem respeito à construção do SUS e a nossa própria construção. E é por isso que eu digo que nós que trabalhamos no SUS vivemos numa dobra, pois toda vez que vivenciamos e transformamos o SUS também vivenciamos e transformamos nós mesmos”, refletiu Franco.

A noite terminou com um coquetel e show do grupo folclórico “Boi Garantido”, da famosa Festa de Parintins. Além de celebrar a abertura do Encontro Norte, todos os participantes foram presenteados com um anel de tucumã, feito por um artesão de Parintins, como símbolo para lembrar a todos das reflexões e compromissos firmados ao longo dos três dias de atividades.

Confira as fotos do Enc. Norte

Conheça a programação do Enc. Norte

por Rafael Cavadas última modificação 11/09/2013 00:42
Projeto VER-SUS, desafios da formação em saúde e atividades culturais são destaques da programação. Confira!

 

 

Com o tema central: “Girar a vida na Amazônia: o banzeiro no cotidiano do SUS”, o Encontro Regional Norte debaterá a centralidade da educação, gestão, atenção e participação na saúde e sua relação com as políticas públicas na região Norte. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre as características e as estruturas da relação entre Ensino, Gestão, Serviços de Saúde e Comunidade. A intenção é promover um debate entre gestores, docentes, estudantes, usuários, profissionais de saúde e outros sujeitos implicados neste processo.

Nos três dias do Encontro Regional Norte, teremos a aproximação entre os saberes populares e as instituições de ensino e serviço, impulsionando uma ressignificação da produção de conhecimento e no cotidiano dos serviços em seus diálogos com a vida e as existências individuais e coletivas.

 

Apresentação de trabalhos Encontro Norte

por Igor Cruz última modificação 11/09/2013 00:35
Comissão Organizadora divulga listas com dias, horários e locais das apresentações de trabalho do evento

 

A Comissão Organizadora do Encontro Regional Norte acaba de divulgar as listas com a distribuição de salas, dias e horários das apresentações de trabalhos do evento. Com o tema “Girar a vida na Amazônia: o banzeiro no cotidiano do SUS”, Encontro Norte reunirá profissionais de saúde, educadores, pesquisadores, gestores e acadêmicos, bem como estudantes e representantes de movimentos sociais e populares. O evento acontece de 11 a 13/09, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus.

Confira as listas:

Eixo: O banzeiro da Gestão em Saúde

Eixo: O Banzeiro na Formação e Educação Permanente em Saúde

Eixo: O Banzeiro da Atenção à Saúde

Eixo: O Banzeiro da Participação Popular e Social

Sai lista dos trabalhos aprovados para o Encontro Regional Norte

por Igor Cruz última modificação 09/09/2013 11:41
Ao todo, 126 resumos foram aprovados para o evento, que acontece de 11 a 14/09, em Manaus. Confira a lista!

 

A Comissão Científica do Encontro Regional Norte acaba de divulgar a lista dos trabalhos aprovados. Ao todo, foram aprovados 126 resumos referentes aos quatro eixos temáticos do evento: O banzeiro na formação e educação permanente em saúde; O banzeiro da atenção à saúde; O banzeiro da participação popular e social; e O banzeiro da gestão em saúde.

No processo de avaliação foi observado se a temático do trabalho era relevante para o tema do evento, o encadeamento lógico entre os tópicos, além de clareza, coerência e concisão.

O Encontro Regional Norte acontece de 11 a 14/09, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus, e terá como tema central “Girar a vida na Amazônia: o banzeiro no cotidiano do SUS”.

Confira a lista de trabalhos aprovados

PMAQ prorroga processo de seleção

por Igor Cruz última modificação 06/09/2013 16:21
Interessados a bolsas de avaliadores e supervisores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade têm até 22/09 para se candidatar

 

A Rede Governo Colaborativo em Saúde acaba de prorrogar até 22/09 o período de inscrição a vagas para avaliadores e supervisores da Pesquisa de Avaliação Externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ). O contrato é temporário (quatro meses) e serão ofertadas 301 vagas para avaliadores da qualidade (bolsa de pesquisa de campo no valor de mil e quinhentos reais) e 41 vagas para supervisor de campo (bolsa de pesquisa de campo no valor de dois mil e quinhentos reais). De acordo com o edital, há vagas disponíveis em diversas regiões do país. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição.

Edital de Prorrogação Avaliador

Edital de Prorrogação Supervisor


Veja também: Novo edital PMAQ

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Julho 2019 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031