Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Equipe da Fiocruz RJ inicia documentário no Amazonas

by Assessoria de Comunicação Rede Unida last modified 10/11/2016 12:42
Em atendimento a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, as filmagens estão sendo realizadas em duas Comunidades localizadas às margens do Rio Negro e conta com o apoio da Fiocruz Amazônia, Rede Unida e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Uma equipe com seis profissionais da Fiocruz do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (07), a produção de uma série de vídeos sobre a Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, que irão compor um material didático para a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). A equipe, que já percorreu o Pantanal e o Ceará, continua em Manaus até quinta-feira (10).

Em atendimento a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, as filmagens estão sendo realizadas em duas Comunidades localizadas às margens do Rio Negro e conta com o apoio da Fiocruz Amazônia, Rede Unida e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As filmagens, que iniciaram ontem na Comunidade Nossa Senhora do Livramento situada à margem esquerda do baixo Rio Negro, no igarapé do Tarumã-Mirim continuam até esta terça-feira (08). Na quarta-feira (09) e quinta-feira (10) será a vez da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada na margem esquerda do igarapé Tarumã-Açu, receber a equipe da Fiocruz.

Na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, o grupo está registrando o trabalho do cirurgião dentista e sanitarista Dr. Elves Guedes e de sua equipe, que promovem saúde bucal e atenção básica, desde 2011, para 300 famílias da comunidade composta por ribeirinhos e indígenas de várias etnias.

Segundo o cirurgião especialista em saúde coletiva e saúde da família, esse trabalho vem para sensibilizar outros profissionais na forma diferente de atendimento à saúde. “A equipe está acompanhando o meu dia a dia, mostrando que eu descontruí toda uma forma de atendimento e construí um novo a partir da realidade da população local, que é a população ribeirinha”, explicou.

Guedes avalia que o documentário servirá como exemplo e incentivo para tentar sensibilizar outros profissionais na construção de um novo modelo de atendimento à saúde de acordo com a realidade de cada população.

Fiocruz realiza documentário sobre atenção básica em comunidades ribeirinhas

by Assessoria de Comunicação Rede Unida last modified 10/11/2016 12:25
Uma série de quatro documentários realizada pela Fiocruz para o programa Atenção à Saúde da UNA-SUS já percorreu Mato Grosso do Sul e Ceará. Equipe fica até esta quinta-feira (10) em Manaus.

A equipe que está produzindo uma série de quatro documentários realizados pela Fiocruz, sobre a realidade dos atendimentos do programa federal de Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, continua com as filmagens em Manaus. O cotidiano da equipe da Unidade Básica de Saúde da Vila de Nossa Senhora do Livramento (distante 8 km de Manaus pelo rio) foi documentado, assim como o trabalho do cirurgião dentista e sanitarista especializado em saúde coletiva e da família, Elves Guedes.

Elves realiza um trabalho diferenciado na comunidade do Livramento, de aproximadamente 300 famílias, entre indígenas e ribeirinhos, oferecendo além dos cuidados básicos em saúde bucal, um atendimento humanizado e baseado na prevenção de doenças. Desde 2011, Elves e sua equipe desenvolvem um trabalho com a população de atenção à escovação diária, aplicação de flúor e manutenção do kit de escovação. Em 2014, o projeto participou da 4a Mostra Nacional de Atenção Básica e ficou em segundo lugar entre mais de 8 mil inscritos.

Além da saúde bucal e geral, a equipe da UBS do Livramento ainda oferece orientações nutricionais, voltadas ao consumo de alimentação saudável, como frutas regionais, legumes e peixe.

Documentários

As filmagens começaram em Mato Grosso do Sul, seguiram para o Ceará e agora no Amazonas.

Segundo Dinaci Ranzi, coordenadora pedagógica do Curso de Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, os documentários irão ser exibidos na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) para profissionais de saúde.

Mais informações em www.unasus.gov.br

Revista Diversitates abre chamada para submissão de artigos

by Assessoria de Comunicação Rede Unida last modified 25/10/2016 10:12
A Revista Diversitates convida a comunidade científica nacional e internacional a submeter artigos para o número de dezembro de 2016 (Vol. 08, N. 2). A publicação é semestral, e aceita artigo nos seguintes idiomas: inglês, português, espanhol e francês.

A Revista Diversitates é uma publicação eletrônica, editada pela Universidade Federal Fluminense, interdisciplinar e dirigida para a saúde coletiva e bioética, em suas várias dimensões, em particular no campo das ciências sociais e humanas. Publica artigos sobre diversas temáticas, incluindo biopolítica e biodireito, micropolítica e cuidado em saúde, arte e saúde, justiça social e políticas públicas, educação e formação em saúde e ética animal e ambiental.

As Normas para preparo e submissão de artigos, estão disponíveis na página da Diversitates:

http://diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/about/submissions#onlineSubmissions

Entrevista Roseni Sena

by Assessoria de Comunicação Rede Unida last modified 21/10/2016 17:20
Durante o Encontro da Rede Unida - Região Sudeste em 2013, a diretora-geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e professora emérita, Roseni Sena, concedeu esta entrevista.

https://youtu.be/ZuzOwG4LNfc Parte 1

 

https://youtu.be/kRwwlZcdmS8  Parte 2

 

https://youtu.be/tJJGei1ibYA  Parte 3

 

Manifesto do fórum da reforma sanitária contra a PEC 241

by Assessoria de Comunicação Rede Unida last modified 21/10/2016 17:01
O Fórum da Reforma Sanitária repudia veementemente o golpe parlamentar que promoveu o vice-presidente Michel Temer a presidente e a continuidade deste golpe através da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241.

Manifesto do fórum da reforma sanitária contra a PEC 241

O Fórum da Reforma Sanitária repudia veementemente o golpe parlamentar que promoveu o vice-presidente Michel Temer a presidente e a continuidade deste golpe através da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241.

A referida PEC busca implementar a mesma política de austeridade que condenou diversos países desenvolvidos à estagnação econômica, ao desemprego, à elevação da desigualdade e da pobreza e ao desmonte do Estado Social. No caso brasileiro, uma das sociedades mais desiguais do mundo, essa medida tornará letra morta o capítulo da Ordem Social da Constituição Federal de 1988, fruto de luta histórica da sociedade, pois subtrai a base financeira necessária para a assegurar a cidadania implícita em dezenas dos artigos constitucionais.

Especificamente no caso do Sistema Único de Saúde (SUS), a austeridade constitucionaliza o crônico subfinanciamento do SUS por 20 anos (até 2036), ironicamente, num cenário de envelhecimento e mudança no perfil epidemiológico da população, que pressionará o sistema de saúde e o levará ao colapso pela insuficiência de recursos.

Nessa perspectiva, é sintomático que o acordo político entre Executivo e Congresso a respeito da PEC 241, que poderá devolver parcelas importantes da população para a fome e para a miséria, tenha sido celebrado com um jantar oferecido pelo presidente da República aos parlamentares que, em seguida, iriam aprovar esta PEC.

O Fórum da Reforma Sanitária conclama todos os profissionais de saúde e toda a população a se posicionarem contra a PEC 241. Conclama também os deputados e os senadores que deixem de dar as costas à população que os elegeu e defendam as demandas desta população, em oposição ao capital financeiro que procura tomar conta do país apoiado pelas oligarquias políticas tradicionais.

 

19 de Outubro de 2016

FÓRUM DA REFORMA SANITÁRIA

Associação Brasileira da Economia da Saúde – ABRES

Associação  Brasileira de Saúde Bucal Coletiva – ABRASBUCO

Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO

Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME

Associação Paulista de Saúde Pública – APSP

Associação Brasileira Rede Unida

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – CEBES

Plataforma Política Social – Plataforma PS

Sociedade Brasileira de Bioética - SSB

Alunos fazem vivência do VER-SUS em Parintins

by Assessoria de Comunicação Rede Unida last modified 17/10/2016 16:50
O grupo participará, de 14 a 23 de outubro, do Projeto de Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil), em Parintins, no Amazonas.

Onze alunos e um facilitador dos cursos de fisioterapia, serviço social, direito, medicina e enfermagem fazem parte de um grupo que participará, de 14 a 23 de outubro, do Projeto de Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil), em Parintins, no Amazonas.

Com o objetivo de proporcionar o diálogo com a gestão, o controle social, os serviços de saúde e com a cultura local, os integrantes do grupo estarão imersos em atividades que envolvem visitas à rede de atenção a saúde do município, além de promover discussões cotidianas, referentes às vivências e debates a cerca do Sistema Único de Saúde e formação para o trabalho no SUS.

Segundo a coordenadora da Comissão do Baixo Amazonas, Elaine Pires Soares, nesta edição os participantes irão inclusive visitar uma área indígena, uma vez que o VER-SUS tem como proposta à ampliação do debate sobre a importância da participação popular, sobretudo de localidades do interior, na construção de políticas públicas voltadas para a saúde.

Nesta edição, o estado do Amazonas contou com duas vivências. A primeira ocorreu de 13 a 20/08 e proporcionou a imersão para 96 estudantes, distribuídos em 12 municípios. Já em Parintins, contará com a participação de 11 estudantes, entre os dias 14 e 23/10. A vivência no Amazonas iniciou suas propostas de imersão no cotidiano do SUS em 13 de agosto de 2016, encerrando com a vivência em Parintins. O VER-SUS está acontecendo em todo território nacional desde julho e tem previsão de encerramento em dezembro, proporcionando aos estudantes novas experiências e aprendizados compartilhados.

O Projeto VER-SUS possui uma metodologia de diálogo baseada na roda de conversa e visitas in loco das atividades realizadas no território, bem como prevê espaços de reflexão e discussão das experiências dos grupos ao longo destes sete dias.

Para participar do VER-SUS não é necessário ser estudante da área da saúde, basta ser estudante universitário, de nível técnico e residente interessado sobre a realidade do atual SUS. Acesse http://versus.otics.org e tenha mais informações sobre o Projeto.

O VER-SUS é um projeto da Rede Unida com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930