Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Estudantes gaúchos são recebidos para o VER-SUS

by Igor Cruz last modified 07/02/2012 11:05
Grupo participa do estágio de vivências em saúde pública na região metropolitana de Porto Alegre
Estudantes gaúchos são recebidos para o VER-SUS

Lançamento do VER-SUS RS

 

Oitenta e sete estudantes de diferentes universidades gaúchas estão participando do VER-SUS, experiência de estágios e vivências no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS), na região metropolitana de Porto Alegre. A largada das atividades foi nesta segunda, 06 de fevereiro, no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os alunos foram recebidos pelas entidades que estão apoiando a atividade que acontece durante dez dias nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão. No primeiro dia, receberam o material com a marca do Ver-SUS que vai identificá-los nas visitas aos serviços de saúde.

Fernanda Machado, que faz sua segunda graduação em Educação Física, estava empolgada com a oportunidade:

- Não sabia como era o SUS, não tinha ideia como funcionava, tudo é novidade, estou descobrindo que nosso trabalho pode ir além do esporte, podemos colaborar para ajudar pacientes de saúde mental, por exemplo. Na faculdade não tinha visto nada sobre inserção.

Vivenciando o SUS na prática

Na abertura, Bruno Alves, representante dos facilitadores, destacou o protagonismo e poder de articulação da rede que essa turma passa a ter dentro do SUS:

- Esses estudantes vão poder sair da teoria e vivenciar na prática as discussões e desafios da saúde.

Raphael Caballero, da Escola GHC, lembrou que o profissional do SUS deve estar atento às necessidades do sistema, de olho no que a população necessita, de maneira coordenada com colegas de outras áreas e não impor ações específicas de suas categorias.

Márcio Belloc, diretor da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, enfatizou que o Ver-SUS dá um importante passo para que o SUS regular a formação dos profissionais de saúde.

Ricardo Ceccim, professor do Educasaúde/UFRGS, falou aos alunos sobre a importância de conhecer a realidade do sistema de saúde nos mais diferentes contextos como forma de compreender os desafios do cotidiano do cuidado e da gestão.

Alcindo Ferla, coordenador nacional do Ver-SUS, agradeceu o empenho dos parceiros para que a nova etapa do programa fosse realizada. Ele destacou quanto a integralidade é exercitada na experiência, ao reunir diferentes áreas para o mesmo objetivo: lutar para a qualificação constante da saúde pública.

- O SUS é uma grande escola, a prática exigida precisa ser construída no cotidiano. O modelo da biomedicina, que analisa somente o aspecto biológico da doença, já não é mais capaz de dar conta das necessidades dos desafios da saúde pública, que exige um cuidado mais humanizado, uma gestão eficiente, com a participação social e como um campo de ensino para formar profissionais que ajudem a pensar e fazer diferente - destacou.

Durante dez dias, os estudantes vão visitar serviços de saúde e acompanhar o trabalho de profissionais de saúde, aprendendo e participando de ações e decisões para qualificar o atendimento e a gestão em diferentes comunidades.

Em todo o país, a previsão do Ministério da Saúde, é oferecer 5 mil vagas para o programa ao longo de 2012.

As ações do Ver-SUS podem ser acompanhadas no portal http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus.

Comissão se reúne e divulga novas datas para resultados de trabalhos

by Igor Cruz last modified 03/02/2012 15:39
Devido a solicitações para prorrogação de prazos e ao grande número de submissões, pareceristas ajustaram cronograma de trabalho
Comissão se reúne e divulga novas datas para resultados de trabalhos

Comissão Organizadora reunida para sistematizar a avaliação dos resumos

 

A comissão responsável pelo suporte à avaliação dos trabalhos submetidos ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida se encontrou em Porto Alegre, dia 03/02, para monitorar o processo de avaliação e ajustar o calendário junto aos pareceristas. O ajuste no cronograma dos trabalhos foi necessário devido a dois fatores: para atender aos pedidos de prorrogação do prazo de submissão e por conta do grande número de trabalhos submetidos. Aqueles que submeteram trabalhos devem ficar atentos às novas datas:

20/02 – divulgação da primeira etapa de avaliação;

06/03 – prazo final para submissão de resumo expandido;

31/03 – resultado final da avaliação dos trabalhos.

Durante a reunião, a Comissão Organizadora do 10º Congresso anunciou que a partir de 07/02 haverá um novo período para submissão de trabalhos em quatro novos eventos integrados à Programação oficial da 10ª edição. São eles:

- Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Atenção Básica em Saúde / Saúde da Família;

- I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde da cidade do Rio de Janeiro;

- Mostra Experiências VER-SUS BRASIL

- Seminário Rotas Críticas IV

 

Cem estudantes, muitas vivências e um SUS a conhecer

by Igor Cruz last modified 31/01/2012 15:12
Edição fluminense do VER-SUS está a todo vapor em seis municípios. Estudantes selecionados para as vivência poderão submeter trabalhos ao 10º Congresso da Rede Unida a partir de 07/02
Cem estudantes, muitas vivências e um SUS a conhecer

Participantes VER-SUS Rio 2012

 

Cem estudantes de graduação de diferentes cursos da Saúde do estado do Rio de Janeiro estão reunidos em seis municípios, onde vivenciam a realidade dos serviços de saúde do estado. A iniciativa trata-se do projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), promovido pelo Ministério da Saúde e a Associação Científica da Rede Unida, que visa aproximar acadêmicos, estudantes, profissionais e gestores da Saúde, criando oportunidades para refletir, debater e compartilhar experiências sobre o sistema de saúde dos brasileiros. A edição fluminense do VER-SUS começou dia 29/01 e se estenderá até 07/02. Além do Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Rio Grande do Sul também estão realizando as primeiras vivências durante o mês de fevereiro.

 

Durante os dez dias que percorrerão a rede de saúde fluminense, os estudantes, acompanhados por facilitadores, entrarão em contato com o cotidiano de trabalho nas Clínicas de Família, Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Centros de Atenção Psicossocial (CAP), hospitais, entre outros serviços relacionados à saúde. Após cada dia de vivência, os alunos e facilitadores se reúnem para relatar e debater as atividades do dia, quando problematizam temas sobre cuidado, assistência, integralidade e etc. A ideia é que o contato com diferentes realidades e com diferentes tipos de formação aliado ao momento de troca de experiências torna-se um dispositivo de mobilização dos estudantes que passam a pensar criticamente sobre o SUS.

 

Mas o VER-SUS não é um projeto focado apenas nos estudantes. Segundo a superintendente de promoção da saúde da Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro, Márcia Torres, o VER-SUS também propicia a reflexão dos próprios profissionais dos serviços de saúde sobre suas práticas no cotidiano do trabalho. Para ela, as imersões dos alunos na rede de saúde fluminense é um exercício de troca que tanto favorece que estudantes se apropriem do SUS quanto favorece a renovação do olhar de trabalhadores e gestores da Saúde.

 

A superintendente de promoção, que também é presidente da 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, aproveitou a chegada dos estudantes para as vivências para anunciar uma nova mostra dentro do evento. Márcio explicou que a partir do dia 07/02, a Rede Unida abrirá novo período para a submissão de trabalhos para a Mostra de Experiências VER-SUS Brasil, que aceitará relatos de experiência e aproximações com o SUS dos participantes do projeto.

 

O VER-SUS estado do Rio de Janeiro está sendo realizado em Petrópolis, Três Rios, Rio Bonito, Piraí, Volta Redonda, além a capital carioca.

 

Site da Rede Unida: www.redeunida.org.br.

SMSDC realizará Mostra de Vigilância em Saúde, durante Congresso da Rede Unida

by Igor Cruz last modified 27/01/2012 15:35
Em sua primeira edição, a Mostra aceitará trabalhos e relatos de experiências bem sucedidas no âmbito da vigilância, prevenção e controle de doenças no município do Rio de Janeiro. Confira!
SMSDC realizará Mostra de Vigilância em Saúde, durante Congresso da Rede Unida

Município do Rio de Janeiro

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio acaba de divulgar que promoverá a I Mostra de Experiências em Vigilância em Saúde da Cidade do Rio de Janeiro, durante o 10º Congresso Internacional da Rede Unida. A primeira edição da Mostra tem o objetivo de ampliar a visibilidade das ações em curso no município ao compartilhar trabalhos e experiências bem sucedidas no âmbito da vigilância, prevenção e controle de doenças na cidade do Rio de Janeiro. O Congresso Internacional da Rede Unida e a I Mostra de Vigilância acontecem de 06 a 09/05, na capital carioca.

 

De acordo com a comissão organizadora da Mostra, os interessados em participar e concorrer à premiação poderão submeter seus trabalhos e relatos de experiências a partir do dia 07/02. A Vigilância Ambiental em Saúde; a Dengue; a Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis; a Vigilância das doenças/agravos não transmissíveis e promoção da saúde; a Eliminação e Controle das Doenças Imunopreveníveis; a Análise de Dados e Sistemas de Informação em Saúde; DST’s, Aids e Hepatites Virais; bem como a Tuberculose, Hanseníase e outras Doenças Negligenciadas; a Investigação de surtos; e a Integração entre a vigilância em saúde e a atenção primária serão os temas prioritários da Mostra.

 

A submissão deve ser realizada no endereço www.redeunida.org.br a partir de 07/02.

 

Estado do Rio de Janeiro pronto para o VER-SUS

by Igor Cruz last modified 27/01/2012 15:34
Vivências e estágios no sistema de saúde fluminense acontecerão em seis municípios, entre 29/01 e 15/02, envolvendo 100 estudantes, dez facilitadores e uma comissão organizadora composta por representantes de diferentes órgãos e instituições do Rio de Janeiro
Estado do Rio de Janeiro pronto para o VER-SUS

Estudantes durante experiência do VER-SUS em 2011

 

A comissão estadual do Rio de Janeiro divulgou a data das Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS BRASIL), quando levará 100 estudantes para conhecer a rede de saúde de seis municípios fluminenses. O VER-SUS RJ começa dia 29/01 e vai até 15/02 nas cidades do Rio de Janeiro, Rio Bonito, Petrópolis, Três Rios, Volta Redonda e Piraí.

 

No VER-SUS RJ, os estudantes estarão focados na Rede de Atenção à Saúde, onde poderão refletir sobre a organização e o funcionamento do sistema de Saúde dos fluminenses. As unidades ou pontos de atenção como Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto-Atendimento, Hospitais, Centros de Atenção Psicossocial, entre outros, incluindo os espaços de apoio logístico das Redes de Atenção à Saúde (RAS) como Centrais de Regulação, Ouvidorias, Controle e Avaliação, estão no roteiro de visitas proposto pela comissão estadual.

 

O roteiro de visitas do VER-SUS RJ foi proposto pela Comissão estadual para estimular a aproximação da graduação em Saúde, com os serviços de Saúde e a gestão do sistema de Saúde. Além disso, as vivências também podem ser um momento de reflexão da gestão municipal a respeito da implementação de seu projeto e possíveis oportunidades de inovação.

 

Para potencializar a experiências dos estudantes, a Comissão Estadual do VER-SUS realizará treinamento com dez facilitadores que acompanharão às visitantes, estimularão o uso da comunidade de práticas no ambiente virtual, bem como as rodas de conversa para problematizar questões de saúde. As comunidades de práticas fazem parte da Estação VER-SUS BRASIL, integrada ao projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (OTICS), e são uma plataforma que reúne soluções tecnológicas para registrar, armazenar, recuperar e disseminar a produção de conhecimento resultante das diversas experiências do VER-SUS.

 

Comissão organizadora aprovada pela CIB

 

A Comissão Estadual do Rio de Janeiro foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no dia 08/12, no intuito de fortalecer a Política de Educação Permanente em Saúde no âmbito estadual. Representantes da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, do COSEMS/RJ, da Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade do Grande Rio, bem como a União Estadual do Estudantes, a Associação Brasileira Rede Unida e a Comissão Nacional VER-SUS compõem a comissão de organização do projeto VER-SUS no estado do Rio de Janeiro.

Garanta agora sua inscrição para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida

by Igor Cruz last modified 27/01/2012 15:34
Saiba como efetuar o pagamento por meio de depósito em conta corrente da própria Rede
Garanta agora sua inscrição para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida

Escadaria Selaron, Rio de Janeiro

 

A Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida informa que os interessados em participar do evento podem efetuar o pagamento da inscrição por meio de depósito em conta corrente da própria Rede Unida. Para isso, é necessário que o congressista que efetuou o pagamento encaminhe uma cópia do comprovante de depósito para o e-mail comunica@redeunida.org.br ou envie um fax para: (51) 3391-1252.

Conta corrente Rede Unida:

Banco do Brasil
Agência:
1899-6
Conta:
40165-X

Obs: é importante lembrar que os interessados em participar do 10º Congresso devem efetuar a inscrição no sistema de gerenciamento de inscrição (http://www.redeunida.org.br/congresso2012/inscricao) antes de fazer o pagamento.

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930