Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

14ª edição da CNS determina retomada da Educação Permanente em Saúde

por Igor Cruz última modificação 05/12/2011 15:14
Relatório Final aprovado na Conferência Nacional de Saúde e Carta à sociedade reconhecem necessidade de mudanças na formação profissional e determinam retomada da educação permanente em saúde
14ª edição da CNS determina retomada da Educação Permanente em Saúde

Encerramento da 14ª Conferência Nacional de Saúde

 

A retomada da Educação Permanente em Saúde e a necessidade de investir na formação profissional foram destacadas no relatório final da 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), aprovado neste domingo (04/12), pelos mais de 4.300 mil delegados vindos de todo o Brasil. Além do relatório final, também foi apresentada uma Carta da Conferência, voltado à sociedade brasileira, que sintetiza o debate dos quatro dias de trabalho. A Rede Unida participou intensamente das atividades da 14ª CNS, em Brasília, onde distribuiu um documento produzido pelos participantes dos seus Encontros Regionais para mobilizar atores comprometidos com as mudanças na formação profissional, na gestão e na organização do trabalho.

 

No documento, a Rede Unida reafirma seu compromisso histórico de luta pela reforma sanitária, democratização da saúde e fortalecimento do SUS. Além disso, o texto propõe a integração do ensino com o SUS, reconhecendo radicalmente o SUS como ‘sistema de saúde escola’. E que todos os atores do campo da saúde e da educação são corresponsáveis pelo processo formativo e pela organização do trabalho, da gestão, da participação e da educação no sistema de saúde.

 

Ao afirmar o SUS como uma escola, a Rede Unida recupera os pressupostos da Educação Permanente para agregar e combinar saberes a fim de enfrentar a complexidade dos problemas de saúde, bem como produzir conhecimento mútuo e trocas. O que significa reconhecer que os saberes produzidos no cotidiano podem inventar novos modos de lidar com o processo do cuidado. E mais: significa reconhecer a Educação Permanente como vertente político-pedagógica estratégica para democratização da saúde e consolidação do SUS que deve estar inserida, transversalmente, nas políticas, iniciativas e no cotidiano do trabalho.

 

O documento divulgado pela Rede Unida durante a 14ª CNS é uma construção coletiva dos participantes dos cinco encontros regionais, organizados ao longo de 2011, como atividades preparatórias ao seu 10º Congresso Internacional, que acontece de 06 a 09 de maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Os encontros foram realizados no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Fortaleza e Belém (PA) e contabilizaram mais de três mil inscritos.

 

Sobre o relatório final aprovado e a carta à sociedade, o presidente da 14ª CNS e ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou: “Esse é mais um momento histórico em que o Relatório Final é aprovado e uma declaração à sociedade também. Parabéns a todos os delegados. Viva o Controle Social. E viva a democracia do crachá”, disse Padilha em alusão à aprovação da Carta da 14ª Conferência durante o encerramento do evento.

 

 

Ministério da Saúde fará monitoramento da saúde dos profissionais do SUS

por Igor Cruz última modificação 05/12/2011 15:12
Ministro Padilha assinou hoje (1/12), portaria com novas diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS. Uso de equipamentos de proteção individual, manutenção dos equipamentos nos serviços de saúde, e principais doenças que atingem os trabalhadores estão entre os itens a serem monitorados

 

A partir de agora a saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) será monitorada. Uma portaria que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS foi assinada nesta quarta-feira (01/12) pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Dentre as diretrizes para a promoção da qualidade de vida e redução dos riscos a quem trabalha nos hospitais públicos e nas unidades básicas de saúde (UBS), está a criação de um comitê que fiscalizará as condições de trabalho dos profissionais. Serão verificados, por exemplo, o uso de equipamentos de proteção individual e a manutenção dos equipamentos. As principais doenças que atingem os trabalhadores do SUS também serão monitoradas e notificadas.

As diretrizes foram traçadas pelo Comitê Nacional de Saúde do Trabalhador, criado especificamente para este fim, e composto por representantes dos trabalhadores e representantes dos gestores (Conass, Conasems, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério do Trabalho, Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde).

A portaria estabelece a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador pela rede de serviços públicos e privados, e também o desenvolvimento de um sistema de informação para acompanhamento da saúde do trabalhador do SUS.

 

Saiba mais em http://portalsaude.saude.gov.br

"Quem são os anormais da hora?"

por Rafael Cavadas última modificação 09/11/2011 07:31
Prestigiado pela plateia do Encontro Regional Centro-Oeste, professor Emerson Merhy participa da preparação para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida e reflete sobre cuidado em saúde, saúde mental e sociedade de controle. Assista também à integra da conferência aqui.
"Quem são os anormais da hora?"

Emerson Merhy


“Qualquer vida vale a pena ser vivida. E a vida tem que ser radicalmente defendida”. Com poucas palavras, ainda no início de sua conferência, o professor Emerson Merhy explicou porque foi recebido com aplausos pela plateia que participa do Encontro Regional Centro-Oeste, dia 03/11, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS).

Militante da Saúde, membro da Rede Unida e dono de uma personalidade admirável e destacada pela luta antimanicomial, Merhy movimentou o primeiro dia do Encontro ao falar sobre o cuidado em saúde. A etapa Centro-Oeste é a quarta já realizada pela Rede Unida, que já esteve no sul, sudeste e nordeste para colher contribuições para o seu 10º Congresso Internacional, confirmado para maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. Nos dias 24, 25 e 26/11, os membros realizarão a última etapa, na região Norte (veja mais no site www.redeunida.org.br).

Com o tema “O agir como analisador do fazer. A diferença na repetição”, o professor (cujo currículo dispensa apresentação) prendeu a atenção de mais de 400 participantes ao criticar a intolerância da sociedade com os diferentes modos de viver, a sistemática lógica punitiva praticada pela mesma e, ainda, a repetição de uma ‘biopolítica da sociedade de controle’, que medicaliza a vida dos sujeitos e modela profissionais da saúde.

Sobre o assunto, Merhy chamou a atenção para ‘diferenças suportáveis’ e ‘diferenças insuportáveis’ de serem convividas. As disputas entre gêneros, por exemplo, seriam diferenças suportáveis, na medida em que seriam necessárias à manutenção da vida; enquanto alguns grupos (judeus, gays, ‘loucos’, entre tantos outros) seriam insuportáveis, em determinados contextos, e deveriam ser afastados a fim de legitimar uma certa ‘normalidade’ conveniente à maioria.

O professor ainda citou os autores Foucault e Deleuze para provocar a reflexão da plateia sobre quais parâmetros de normalidade e anormalidade estariam sendo praticados no cuidado em saúde, bem como sobre a lógica vigente em uma sociedade punitiva que pode induzir ao autocontrole dos sujeitos, interferindo nos seus desejos.

Para reforçar sua argumentação, Merhy falou sobre um tema polêmico: o uso de drogas. E foi taxativo ao assumir posição contrária à internação compulsória de usuários. Além disso, o professor ponderou sobre os limites de tal opção que pode se estender a outros quadros de saúde como a hipertensão, a diabetes e a tuberculose, quando o sujeito não segue a fala autorizada dos médicos e deixa de cumprir suas recomendações.

Ao assistir a conferência de Emerson Merhy, é impossível não questionar a prática do cuidado em saúde, baseada num tripé controle, ameaça e punição como fórmula ideal de alcançar a saúde de uma população. Se há saída? Para ele sim! Mas é preciso estabelecer conexões e relações dialógicas entre profissionais e usuários do SUS.

Assista à conferência do professor Emerson Merhy.

Próxima parada: Belém!

por Igor Cruz última modificação 01/11/2011 18:37
Encontro Norte encerra ciclo de eventos, realizados em 2011, para colher contribuições ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Encontro acontece nos dias 24, 25 e 26/11. Inscrições abertas na próxima semana. Inscreva-se!
Próxima parada: Belém!

Belém - PA

 

Após passar por Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Campo Grande (MS), a Rede Unida segue para Belém (PA), nos dias 24, 25 e 26/11, onde realizará o último encontro regional preparatório do 10º Congresso Internacional, que acontecerá em maio de 2012, na capital carioca. Com o tema central “A gestão do SUS no contexto atual e os desafios para a educação na saúde”, o evento reunirá acadêmicos, representantes de movimentos sociais, profissionais da Saúde e gestores que, dentre outros assuntos, debaterão: a gestão da saúde como exercício de criação do SUS; a saúde na Amazônia; e a gestão da educação e do trabalho na saúde. As inscrições para o Encontro Norte começam dia 07/11, no site da Rede Unida.

Ao percorrer o país, ao longo de 2011, para colher contribuições para a construção da programação do 10º Congresso, a Rede Unida adotou a dinâmica de debater um eixo temático por região. No sul, o eixo Educação; no sudeste, eixo Trabalho; no nordeste, foi a vez do eixo Participação; no centro-oeste, a própria história da Rede (que completa 25 anos) foi o eixo escolhido; e para o Encontro Norte, a Gestão será o eixo a ser explorado.

Acompanhe os informes sobre inscrição, programação e atividades complementares no site www.redeunida.org.br.

Saiba mais sobre submissão de trabalhos e inscrições para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida em http://conferencias.redeunida.org.br .

Últimos dias de inscrição para o Encontro Centro-Oeste

por Igor Cruz última modificação 01/11/2011 17:08
Com o tema “Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde”, evento acontece nos dias 03 e 04/11, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul

 

ATENÇÂO! Últimos dias para de inscrições para o Encontro Regional Centro-Oeste, que acontece nos dias 03 e 04/11, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A etapa Centro-Oeste se trata de um encontro especial por ter como foco a formulação de propostas e debates para o eixo temático “Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde” a ser explorado no 10º Congresso Internacional da Rede Unida, confirmado para maio de 2012, no Rio de Janeiro. A escolha por tal eixo foi definida durante reunião ampliada da coordenação como uma forma de homenagear a todas e todos que contribuíram ao longo desses 25 anos de mobilização da Rede Unida.

Local: Universidade Católica Dom Bosco – Av. Tamandaré, nº 6000 – Jardim Seminário – Campo Grande/MS – CEP: 79117-900

Faça sua inscrição!

Veja também:

Anote na agenda! 03 e 04/11, Rede Unida no Mato Grosso do Sul

CNS publica moção de repúdio contra criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

por Igor Cruz última modificação 18/10/2011 14:57
Órgão acredita que iniciativa é um retrocesso no processo de fortalecimento dos serviços públicos

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) publicou, no dia 6/10, uma moção de repúdio contra a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, cujo Projeto de Lei está em tramitação no Senado Federal. A empresa tem como objetivo administrar os hospitais universitários federais e regularizar a contratação de pessoal das unidades, atualmente feita pelas fundações de apoio das universidades. De acordo com o CNS, a iniciativa é um retrocesso no processo de fortalecimento dos serviços públicos e, caso implementada, representa o aprofundamento das contradições existentes na formatação do Estado brasileiro.

 

Confira a moção de repúdio do CNS

 

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930