Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Inscrições abertas para os 'Círculos de Cultura' do Encontro Regional Nordeste

by Igor Cruz last modified 12/08/2011 16:33
Atividades acontecem nos dia 2 e 3/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza. Faça sua inscrição!

 

Estão abertas as inscrições para os ‘Círculos de Cultura’ do Encontro Regional Nordeste, que acontece de 1 a 4/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza. Inspirados na pedagogia de Paulo Freire, os ‘Círculos de Cultura’ são estratégias criativas e participativas de reflexão e construção compartilhada de saberes. As redes sociais como espaço de participação popular; os diálogos entre a formação, controle social e movimentos sociais; e a potência da arte e da comunicação popular em saúde, são alguns dos temas que serão discutidos nos ‘Círculos de Cultura’.  Como parte das atividades preparatórias para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, o Encontro Regional Sudeste terá como tema central a Participação na Saúde.

 

Faça sua inscrição (Clique na pasta "CÍRCULOS DE CULTURA" no canto esquerdo da página)

Inscrições abertas para Encontro Regional Nordeste

by Igor Cruz last modified 10/08/2011 11:12
Desta vez, o tema central será a Participação na Saúde. Evento acontece de 1 a 4/9, em Fortaleza. Faça sua inscrição!

 

Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional Nordeste, uma das atividades preparatórias para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontecerá em maio de 2012, no Rio de Janeiro. Pensado a partir de metodologias surgidas no seio dos movimentos populares, o Encontro Regional Nordeste acontecerá de 1 a 4/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, e terá como tema central: “Desafios da Participação na Saúde: construindo teias com protagonismo popular”. Por conta da grande articulação da Rede Unida com movimentos de educação popular em saúde, o evento será realizado juntamente com o 1º Encontro Metropolitano de Educação Popular em Saúde e o 1º Encontro Metropolitano de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Fortaleza.

LOCAL: Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE)

Faça sua inscrição!

 

Veja o passo-a-passo de como se inscrever na Encontro Regional Nordeste:

 

Para usuários já registrados na Rede Unida:
1º passo: clique em “Acessar”, no topo do site, e coloque o nome do usuário e senha (caso seja um usuário não cadastrado, primeiro realize o registro).
2º passo: seu nome de usuário aparecerá no topo do site. Clique nele e, em seguida, clique em “Painel Pessoal”.
3º passo: clique na pasta “Encontro Regional Nodeste 2011” e em seguida, clique em “Faça sua inscrição”. Preencha todos os campos do formulário de inscrição atentamente. Clique em “Salvar” e pronto, você está inscrito no Encontro Regional Nordeste.

Por um SUS de verdade e igual para todos

by Igor Cruz last modified 08/08/2011 13:35
Rede Unida, Abrasco, Cebes, SBMFC e outras entidades entregam agenda estratégica do Movimento da Reforma Sanitária para o Ministro Padilha
Por um SUS de verdade e igual para todos

Em reunião bastante descontraída, representantes de diversas entidades entregaram a agenda para o Ministro Alexandre Padilha

 

Na última sexta-feira, dia 05 de agosto, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o documento da agenda estratégica, que resultou do trabalho de um conjunto de entidades para a proposição de ações e compromissos para melhorar o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi desencadeada em audiência conjunta da Abrasco, da Rede Unida, do Cebes e da SBMFC com o Ministro Padilha, ainda no dia de sua posse no Ministério da Saúde, no dia 03 de janeiro passado.

Segundo o Presidente da Abrasco, Luiz Facchini, “entendemos que a saúde é desenvolvimento e precisa de um lugar central na agenda política do país. O momento agora é de esforço coletivo entre militantes, governantes, trabalhadores e da academia para pautar essa questão”.Para o Coordenador Nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, “O SUS de verdade e igual para todos só é possível com passos ainda mais largos de mudanças na formação das profissões da saúde, com o Ministério da Saúde tomando iniciativas fortes em relação às políticas de educação para o setor saúde e retomando a política de educação e desenvolvimento para o SUS, elaborada em 2003 e aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e pela 12ª Conferência Nacional de Saúde”.

Alcindo Ferla lembrou da Carta de Belo Horizonte, no 6º Congresso da Rede Unida, realizado em 2005, onde uma posição formal da instituição destacava a importância das iniciativas no âmbito da gestão da educação e do trabalho na saúde desenvolvidas pelo Ministério. Também lembrou que a avaliação feita durante o 9º Congresso, realizado em Porto Alegre no ano de 2010, com a presença do então Ministro das Relações Institucionais e agora Ministro da Saúde, mostrou que iniciativas locais de mudança e de implantação da educação permanente em saúde se multiplicaram, demonstraram a importância e a centralidade da educação na implementação do SUS e na configuração de subjetividades profissionais voltadas para a integralidade da saúde e a capacidade de desenvolvimento local. “O SUS é uma grande escola e assim precisa ser compreendido pela área de educação dos governos”, destacou o coordenador nacional da Rede Unida.

De acordo com o Movimento da Reforma Sanitária, os ainda bastante significativos contrastes nas condições de vida da população do Brasil só deixarão de existir quando forem dados passos definitivos para garantir o direito à saúde. Com esse objetivo a Agenda apresenta sugestões de estratégias para consolidar o Sistema Único de Saúde agrupadas em cinco diretrizes: Saúde, meio ambiente, crescimento econômico e desenvolvimento social; garantia de acesso a serviços de saúde de qualidade; investimentos – superar a insuficiência e a ineficiência; institucionalização e gestão do sistema de serviços de saúde e; complexo econômico e industrial da saúde.

 

Para Alcindo Ferla, o cenário atual do Ministério da Saúde, desde a posse do novo Ministro, retoma fortemente as iniciativas apontadas pela Política Nacional de Educação e Desenvolvimento para o SUS, em particular a educação permanente em saúde, tendo centralidade visível nas inovações propostas na atenção básica, na proposição de redes de atenção, na gestão participativa e no monitoramento e avaliação.

 

O coordenador nacional da Rede Unida sugeriu ao Ministro um grande esforço para fortalecer a vinculação ao SUS das residências multiprofissionais e médica e ampliar a participação da sociedade civil nas Comissões Nacionais; para implementar já no início do próximo ano um grande projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VERSUS) em iniciativas locorregionais inovadoras de atenção básica, de gestão participativa e de implementação de redes de atenção, ou seja, “onde o SUS está em implementação e que, portanto, tem o que ensinar aos novos profissionais”; de fomento à educação permanente no cotidiano do trabalho na saúde; de reforço às atividades de ensino em serviços do SUS. “A Rede Unida quer apoiar o Ministério nessas iniciativas, fortalecendo uma formação mais compatível com o SUS e a construção de uma militância e um desejo pelo nosso generoso sistema de saúde nos novos profissionais de saúde”, afirmou o dirigente da Rede.

A agenda estratégica proposta está disponível no seguinte endereço: http://www.saudeigualparatodos.org.br

Abrasco, Rede Unida e outras instituições divulgam Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil

by Igor Cruz last modified 01/08/2011 16:45
Proposta será entregue para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 5/8, às 12h, na Tenda da Fiocruz

 

A Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Rede Unida e outras instituições que lutam pelo Movimento de Reforma Sanitária, estarão reunidas no dia 5/8, às 12h, na Fiocruz, para apresentar ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha, uma proposta para a Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de marcar um movimento em defesa do SUS e da centralidade da saúde no debate sobre o desenvolvimento social do país e de uma maior coordenação de esforços, políticas e recursos financeiros que coloque a saúde no contexto dos investimentos econômicos, bem como nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Com a iniciativa, as instituições participantes esperam um maior investimento no saneamento básico, na urbanização das cidades, no acesso e melhoria da educação, na distribuição de renda, na inclusão digital, na segurança pública, no transporte e no trânsito. A entrega da Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil acontece na Tenda da Ciência, localizada no campus Manguinhos, da Fiocruz.


Fonte: www.abrasco.org.br

Novo! Programação atualizada do Encontro Regional Sul

by Igor Cruz last modified 20/07/2011 20:26
Além de reuniões para planejamento do 10º Congresso da Rede Unida, evento debaterá a educação na saúde, bem como as inovações para o SUS

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

A comissão organizadora do Encontro Regional Sul acaba de divulgar a programação completa do evento. Além de reuniões para planejamento do 10º Congresso Internacional da Rede Unida e das conferências acerca da educação na saúde, bem como das inovações para o SUS, o evento contará com oficinas, rodas de conversa, mostras, entre outras atividades. Para se inscrever, os interessados devem acessar www.redeunida.org.br. O Encontro Regional Sul acontece de 21 a 23/7, em Porto Alegre. Inscrições gratuitas!

Atenção: Além de se inscrever no evento, os interessados em participar das oficinas temáticas devem preencher o formulário de inscrição destinado apenas para as oficinas. Vale lembrar que o número máximo de participantes é de 30 pessoas e o mínimo de 10. Participe!

Faça sua inscrição

Local do evento:

Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Av. Ipiranga, 6311- Partenon – Porto Alegre/RS

Inscrições abertas para oficinas temáticas do Encontro Regional Sul

by Igor Cruz last modified 18/07/2011 15:50
Atividades serão realizadas no dia 21/7 na parte da tarde e no dia 22/7 pela manhã, na Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre

 

Estão abertas as inscrições para as oficinas temáticas do Encontro Regional Sul. As atividades serão realizadas no dia 21/7 na parte da tarde e no dia 22/7 pela manhã, na Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os processos de trabalho em saúde e as práticas de aprendizagem, bem como os desafios para a gestão, educação e usuários dos sistemas municipais de Rede Saúde Escola são alguns dos temas a serem discutidos nas oficinas. Ao todo, o Encontro Regional Sul contará com sete oficinas, todas acerca do tema central do evento “Educação na Saúde: inovação e desafios no cotidiano do Sistema Único de Saúde”. Inscreva-se!

 

Faça a sua inscrição (Clique na pasta "OFICINAS" no canto esquerdo da página)
ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930