Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

14ª Conferência Nacional de Saúde no Twitter

por Igor Cruz última modificação 02/05/2011 15:55
Além de tirar dúvidas, gestores, profissionais de saúde e população em geral poderão acompanhar informes sobre os eixos temáticos e questões orientadoras para o evento


A comissão organizadora da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 30/11 a 4/12, em Brasília, criou um Twitter para que gestores, profissionais de saúde e a população em geral acompanhem todas as informações relacionadas ao evento. Ao acessar o twitter da conferência, além de tirar dúvidas, você terá informes sobre os eixos temáticos e as questões orientadoras para o evento. Nesta edição, o tema central é “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. Acompanhe em www.twitter.com/Comunica14CNS

 

Inscrições abertas para 27º Congresso do Conasems

por Igor Cruz última modificação 01/05/2011 11:57
Evento reunirá secretários municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários do SUS para discutir a saúde no centro da agenda de desenvolvimento do Brasil


Estão abertas as inscrições para o 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e para o 7º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência. O evento acontece de 9 a 12/7, em Brasília, e tem o objetivo de promover a discussão sobre as políticas de saúde adotadas pelas esferas federal, estaduais e municipais e o respectivo impacto nos municípios, promovendo o aperfeiçoamento da gestão do SUS e os serviços prestados à população brasileira. Nesta edição, o tema central é ‘Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil: Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS’, e a expectativa é que cerca de seis mil secretários municipais de saúde, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil participem do congresso.

Faça sua inscrição no site do congresso

Ministério lança consulta pública para monitorar e avaliar o SUS

por Rafael Cavadas última modificação 18/04/2011 22:52
Objetivo é reunir indicadores capazes de medir e refletir a situação atual das redes de atenção à saúde

 

A Coordenação Geral de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Executiva, do Ministério da Saúde, lançou no dia 07/04, uma consulta pública sobre o Programa de Avaliação para a Qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é reunir indicadores capazes de medir e refletir a situação atual das redes de atenção à saúde, passíveis de serem sintetizados em um indicador composto voltado para a análise de duas dimensões estratégicas e prioritárias: acesso e qualidade. Com isso, espera-se avaliar o desempenho do SUS considerando as suas várias esferas de gestão e, a partir daí, encontrar parâmetros para o aperfeiçoamento do sistema e subsidiar os gestores municipais, estaduais e federais na tomada de decisões. O encerramento da coleta de contribuições está previsto para 08/06.

Leia o documento no ambiente de consultas do MS.

Encontro Regional Sudeste já tem data marcada

por Rafael Cavadas última modificação 18/04/2011 22:52
Com o tema ‘Trabalho em Saúde’, atividade acontecerá nos dias 26 e 27/5, no Rio de Janeiro. Inscrições a partir de 25/4

 

A Rede Unida anuncia, para 26 e 27 de maio de 2011, a realização do Encontro Regional Sudeste, com o tema: Trabalho em Saúde, no Rio de Janeiro. O Encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da capital carioca, é um dos desdobramentos da última reunião de coordenação ampliada da Rede Unida, realizada nos dias 07, 08 e 09/4. De acordo com a Comissão Organizadora, as inscrições para o encontro estarão abertas a partir de 25/4, no endereço www.redeunida.org.br.

O Encontro Regional é uma atividade preparatória para a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para maio de 2012. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a Rede Unida segue para Porto Alegre, no final de junho, e para Fortaleza, no mês de agosto, dando sequência à mobilização para o evento internacional do próximo ano.

Saúde do município do Rio inova com editais culturais

por Rafael Cavadas última modificação 18/04/2011 22:52
Concursos de textos, vídeos e fotografias premiarão as melhores produções sobre os avanços do sistema de saúde dos cariocas

 

As inovações em curso no sistema de saúde da cidade do Rio de Janeiro serão registradas com o lançamento de três novos editais previstos para o primeiro semestre de 2011. Com os concursos, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio em parceria com a Fiocruz e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desejam estimular o relato das experiências no cotidiano do sistema de saúde dos cariocas por meio de textos a serem publicados em uma revista, bem como através de vídeos e fotografias. O anúncio aconteceu durante a reunião ampliada da coordenação da Rede Unida, dia 08/04, no Centro do Rio. Na ocasião, representantes da SMSDC, da Fiocruz e da UFRGS estabeleceram um plano de trabalho para lançar os concursos que irão refletir as inovações e fomentar a cultura da saúde.

Com o edital ‘Revista Saúde em Foco’, os organizadores visam estimular a produção de textos que relatem as inovações do cotidiano do sistema de saúde. Isso porque, muitas vezes, o conhecimento gerado na prática dos profissionais de saúde não é registrado em uma mídia capaz de recuperar e ampliar sua visibilidade. A Revista Saúde em Foco é uma publicação consagrada da Secretaria que está sendo revitalizada para ampliar o diálogo entre seus profissionais como uma das estratégias do projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Otics).

Já os concursos de vídeos e fotografias serão duas ações para envolver toda a sociedade na reflexão sobre os avanços do sistema de saúde do Rio e fomentar a produção de imagens da saúde. A expectativa é que moradores do Rio, profissionais e produtoras independentes participem, apresentando seus múltiplos olhares sobre as inovações no setor Saúde. Além disso, os concursos contribuem para reforçar um novo conceito que entende a cultura como um meio de promover saúde. Os vídeos e fotografias inscritas serão depositados no Otics, estarão disponíveis na internet e servirão como objetos de aprendizagem no processo de educação permanente em saúde.

De acordo com a comissão organizadora, os três editais serão divulgados no endereço www.otics.org, onde também ocorrerão as inscrições. Os melhores relatos em texto e os melhores vídeos e fotografias serão premiados com equipamentos eletrônicos, participação em eventos científicos, exibição em canais de TV e cursos para os autores.

 

Fapesp financiará projetos para desenvolvimento infantil

por Rafael Cavadas última modificação 18/04/2011 22:50
Pesquisadores de instituições de ensino, públicas e privadas, podem concorrer à seleção até 13 de junho

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) lançam chamada para projetos de pesquisa científica e tecnológica na área de desenvolvimento infantil. A chamada visa estimular a cooperação entre instituições e se destina a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. Os interessados devem encaminhar propostas até 13 de junho de 2011. Cada projeto aprovado e contratado deverá ter a duração máxima de 24 meses. A FAPESP e a FMCSV reservam até R$ 2,6 milhões para o apoio do custeio de projetos de pesquisa selecionados.

Saiba mais no site da Fapesp.

 

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Março 2024 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31