Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Encontro Regional Centro-Oeste aceita trabalhos

by Rafael Cavadas last modified 26/10/2014 15:08
Interessados podem submeter trabalhos de pesquisa e/ou relatos de experiência até 19/10. Veja as regras de submissão e participe!

O período de submissão de trabalhos para o Encontro Regional Centro-Oeste está aberto no site da Rede Unida até 19/10. Com o tema “Diálogos Oportunos: formação, trabalho, saúde e vida”, o evento acontece nos dias 13 e 14/11, em Campo Grande (MS), e aceita resumos nas modalidades ‘trabalho de pesquisa’ e ‘relato de experiências’. Acesse o link, conheça as regras e preencha o formulário de submissão. Participe!

Regras de submissão.

Submissão.

Inscrições abertas para Encontro Centro-Oeste

by Rafael Cavadas last modified 25/10/2014 08:52
Evento para propor diálogo entre a formação, o trabalho, a saúde e a vida acontece dias 13 e 14/11, em Campo Grande (MS)

 

Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional Centro-Oeste, que acontece dias 13 e 14/11/2014, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Com o tema “Diálogos Oportunos: formação, trabalho, saúde e vida”, o evento é o primeiro dos seis que a Rede Unida realizará ao longo de 2014 e 2015 como forma de colher contribuições à programação de seu 12º Congresso Internacional, previsto para março de 2016.

Uma conferência do professor Emerson Merhy, oficinas temáticas e encontros para discutir o Programa Mais Médicos, o VER-SUS e a PMAQ são alguns dos destaques da programação que deve atrair docentes e estudantes, gestores, profissionais de saúde e representantes de movimentos sociais para o evento que marca oficialmente a primeira grande agenda de construção do 12º Congresso.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site da Rede Unida até 10/11.

Confira a programação.

Faça sua inscrição.

Chamada pública para VER-SUS 2015

by Rafael Cavadas last modified 20/10/2014 15:24
Rede Unida divulga documento para manifestação de interesse em realizar vivências e seminários no primeiro semestre de 2015. Confira!
Chamada pública para VER-SUS 2015

Foto: Bárbara Andres

 

A Rede Unida acaba de divulgar a chamada pública para manifestação de interesse para a construção do projeto VER-SUS Brasil 2015 para o primeiro semestre. No documento, você encontrará informações importantes para quem deseja realizar vivências de estágio nos territórios, bem como para aqueles que irão organizar seminários de planejamento das vivências para o inverno de 2015. É importante explicitar em qual dessas modalidades tem interesse e ficar atento ao prazo de submissão das propostas que vai de 15/10 até 09/11.

As manifestações de interesse devem ser enviadas para brasil.versus@gmail.com.Caso tenha dúvidas ao preencher sua manifestação de interesse, não se preocupe! A secretaria executiva do projeto VER-SUS Brasil está disponível para tirar suas dúvidas, ouvir suas sugestões e contribuições. Basta entrar em contato por meio do endereço brasil.versus@gmail.com que a equipe entrará em contato, podendo inclusive agendar reuniões via web para melhor atender.Participe!

Todas as manifestações de interesse são bem vindas. Mas lembre-se: o envio das manifestações não garante o financiamento e sim, o início do diálogo e a possibilidade de viabilização de recurso para o projeto VER-SUS na sua região.

IMPORTANTE: Lembramos que este período é apenas para submissão de propostas ao VER-SUS Brasil 2015. O período de inscrição de estudantes para vivências se dará posteriormente e será amplamente divulgado pela secretaria executiva.

Se você já participou de alguma edição do VER-SUS e reconhece o valor deste projeto, ajude-nos a divulgar!

Leia o documento.

Rede Unida anuncia novo VER-SUS BRASIL 2015

by Rafael Cavadas last modified 17/10/2014 10:53
Após reunião de planejamento, secretaria executiva faz avaliação dos três anos de retomada do projeto pelo MS e anuncia que, a partir de 15/10, receberá novos projetos para 2015

 

A secretaria executiva do projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS Brasil) realizou na última quarta-feira (09/10) uma reunião para planejar futuras ações, repactuar procedimentos e fluxos de trabalho para o ano de 2015. A reunião aconteceu em um momento oportuno, quando a secretaria e outros membros da Rede Unida puderam refletir sobre os três anos de retomada do projeto, pelo Ministério da Saúde, e lapidar a chamada pública para novas vivências, que deve ser divulgada na próxima quarta (15/10).

A reorganização do processo de trabalho da secretaria executiva para ampliar o apoio aos coletivos formadores do VER-SUS, a redefinição dos critérios para envio de projetos e para seleção de facilitadores e viventes, e as novas regras de prestação de contas são as principais mudanças previstas para 2015. De acordo com a secretaria, a revisão das regras e critérios é um procedimento normal, necessário e reflete o amadurecimento do projeto VER-SUS. Quanto à chamada pública, a equipe está fazendo os ajustes finais no documento que será divulgado na próxima quarta-feira, no site da Rede Unida e do VER-SUS BRASIL (http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus).

A realização de seminários e oficinas intercalados com as vivências é uma das novidades para 2015. A iniciativa visa criar mais oportunidades de diálogo entre trabalhadores, estudantes, professores e gestores sobre as vivências ocorridas, e assim qualificar o projeto político-pedagógico do VER-SUS. Além dos seminários e oficinas, a secretaria executiva também apontou que, em 2015, irá fomentar a aprendizagem e a troca de saberes na internet, por meio das Comunidades de Prática da plataforma OTICS, que estão em fase de aprimoramento.

Outra novidade divulgada pela secretaria executiva é o projeto piloto VER-SUS Trabalhador-Estudante, dedicado aos estudantes de cursos noturnos, que trabalham durante o dia e não têm disponibilidade de horário para participar das vivências. De acordo com os idealizadores do projeto, a expectativa é de realizar uma primeira edição já no inverno de 2015, mas antes é preciso estimular o debate entre os participantes no fim do verão.

Atualmente, o VER-SUS é um dos principais projetos coordenados pela Rede Unida.

“Sinais que vem da Rua”

by Rafael Cavadas last modified 06/10/2014 21:14
Conferência de abertura com o prof. Merhy está confirmada para o Encontro Regional Centro-Oeste, dia 13/11
“Sinais que vem da Rua”

Foto: Erônemo Barros/Semana On

 

O professor Emerson Merhy está confirmado para a conferência abertura do Encontro Regional Centro-Oeste, que acontece nos dias 13 e 14/11/2014, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Com o título “Sinais que vem da rua: redes vivas existenciais e multidões em busca do comum na diferença”, o professor (que também é coordenador do eixo educação da Rede Unida) dará as boas vindas aos participantes no primeiro dos seis encontros regionais que acontecerão entre 2014 e 2015. Os encontros são uma estratégia exitosa e reconhecida pelos membros da Rede Unida para mobilizar atores e colher contribuições à programação do 12º Congresso Internacional, previsto para março de 2016. A formação interprofissional, as residências, os estágios supervisionados e o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) são outros destaques da programação, que deve ser divulgada nos próximos dias, no site da Rede Unida.

Foto: Erônemo Barros/Semana On

Livro de poesia é novo lançamento da Editora

by Rafael Cavadas last modified 02/10/2014 15:11
Publicação construída por diferentes atores que participaram do 11º Congresso faz homenagem a 34 personalidades brasileiras em versos. Confira!
Livro de poesia é novo lançamento da Editora

Nova publicação da Rede Unida usa poesia

 

“Biografias em verso para a Rede Unida” é o novo título da Editora Rede Unida, disponível gratuitamente na internet, da série Arte Popular, Cultura e Poesia. As 63 páginas de poesias sobre 34 personalidades como Guimarães Rosa, Patativa do Assaré, Manuel Barros, entre outros, são resultado da construção coletiva de diversos movimentos, grupos e atores que realizaram o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, em abril de 2014, na cidade de Fortaleza.

A Série Arte Popular, Cultura e Poesia visa discutir a Saúde Coletiva, em especial a partir das Ciências Sociais e Humanas em Saúde; da Política, Planejamento e Gestão em Saúde; bem com da Educação e Promoção da Saúde, sob o olhar cultural manifestado pela poesia, fotografia, e arte popular. Essas manifestações são formadas a partir do âmbito de práticas, desenvolvidas dentro ou fora das diversas instituições de saúde e aqui publicadas.

Acesse Biografias em verso para a Rede Unida.

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Maio 2019 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031