Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

Primeira oficina nacional do projeto VER-SUS

por Igor Cruz última modificação 23/06/2012 21:13
Membros de universidades, movimentos sociais, órgãos de governo e dos Cosems se reuniram para edição de inverno
Primeira oficina nacional do projeto VER-SUS

Oficina de Mobilização VER-SUS

 

Representantes de universidades, movimentos sociais, órgãos de governo e de  17 Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) das cinco regiões do Brasil participaram, entre 21 e 23/6, da 1a Oficina Nacional de Mobilização do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) Brasil 2012, realizada em Porto Alegre (RS). Na pauta, a mobilização para a edição de inverno do projeto (inscrições abertas), desenvolvido por meio do Ministério da Saúde junto à Rede Governo Colaborativo em Saúde, após a retomada em novembro de 2011.

Durante os três dias de trabalhos, os participantes puderam conhecer a fundo o conjunto das iniciativas que inspiraram o Projeto VER-SUS, ouviram considerações  sobre o projeto a partir do ponto de vista dos diversos parceiros, como o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), esclareceram dúvidas sobre como realizar as vivências em seus municípios, e foram apresentados ao conjunto de tecnologias e materiais disponíveis no VER-SUS.

Na ocasião, os participantes também puderam se reunir em grupos de trabalho para mapear e construir, coletivamente, propostas e projetos para as próximas edições.  O coordenador da Rede Governo Colaborativo em Saúde, Alcindo Ferla, apontou a troca de experiências entre os estados e o mapeamento das potencialidades do VER-SUS como pontos altos do encontro; e ainda destacou a participação maciça dos Cosems na oficina como fundamental para ampliar a capacidade de realização das vivências em todo o país.

Além da mobilização para as vivências que começam em meados de julho de 2012, na ocasião, também ocorreu o 1o Encontro Nacional de Formação de Multiplicadores do Projeto VER-SUS com a participação de estudantes de diferentes cursos da saúde.

Para quem não conhece o VER-SUS, se trata de um projeto de imersão, que aproxima estudantes e professores de diferentes cursos de graduação do cotidiano dos serviços de saúde. Saiba mais em www.otics.org.

Rede participa Cúpula dos Povos, na Rio + 20

por Igor Cruz última modificação 16/06/2012 03:31
Membros da Rede Unida mobilizarão participantes para a educação profissional e formação profissional em saúde
Rede participa Cúpula dos Povos, na Rio + 20

Rio + 20

 

Após realizar a décima edição de seu congresso internacional, e maio, no Rio de Janeiro, a Rede Unida agora apresenta as principais contribuições do encontro durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Com um estande no Aterro do Flamengo (zona sul do Rio) , os representantes da Rede Unida realizarão, de15 a 22/06, diversas atividades, abordando a educação permanente e a formação de profissionais da saúde como instrumentos para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Rio+20 / Cúpula dos Povos Ecos da Rede Unida

Confira a programação

Maceió recebe o 28º Congresso do Conasems

por Igor Cruz última modificação 11/06/2012 14:50
Evento acontece de 11 a 14/6 e visa aprofundar questões sobre políticas de saúde e sustentabilidade do SUS
Maceió recebe o 28º Congresso do Conasems

28º Congresso do Conasems

 

Começou hoje (11/6), em Maceió, o 28º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o 9º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems. Com a expectativa de receber cerca de 5 mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS, o evento tem  como tema central “Sustentabilidade do SUS” e tem o objetivo de aprofundar questões sobre política de saúde visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde – SUS.

Durante os quatro dias do evento, além de oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações e painéis, os congressistas terão a oportunidade de participar do Café com Ideias, um bate-papo sobre diversos temas ligados à saúde pública e às políticas de saúde, ao SUS e principalmente, à gestão municipal de saúde, e da Feira Brasil Aqui tem SUS, um espaço onde diversas instituições que vão expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS. Saiba mais sobre o Congresso em http://www.conasems.org.br

Saúde Baseada em Evidência

por Igor Cruz última modificação 31/05/2012 12:31
Portal possibilita acesso a publicações científicas e informações atualizadas para profissionais de saúde
Saúde Baseada em Evidência

Saúde Baseada em Evidência

 

Os ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançaram (dia 29/5) o portal “Saúde Baseada em Evidência”. O espaço possibilita o acesso a publicações científicas de maior destaque, com informações atualizadas a fim de subsidiar a tomada de decisão no diagnóstico, no tratamento e na gestão. Para ter acesso ao  Portal, os profissionais de saúde devem estar vinculados ao Conselho Profissional de uma das seguintes áreas: biologia, biomedicine, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Ao acessar o site, os profissionais poderão utilizar diversas ferramentas, como calculadoras médicas e de análise estatística.

A base de dados do “Saúde Baseada em Evidências” foi selecionada a partir de um levantamento realizado por pesquisadores e docentes de universidades públicas e foi levado em conta a relevância e a atualização do conteúdo disponibilizado para atender as principais necessidades dos profissionais de saúde.

Saiba mais em http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/5358/162/portal-facilitara-acesso-a-publicacoes-cientificas.html

3º Cong. Norte Nordeste de Residências em Saúde

por Igor Cruz última modificação 28/05/2012 14:35
Interessados têm até 1/06 para submeter trabalhos científicos e relatos de experiências
3º Cong. Norte Nordeste de Residências em Saúde

Recife

 

Está aberto até 1/06 o prazo para a submissão de trabalhos para o 3º Congresso Norte Nordeste de Residências em Saúde. Os interessados podem submeter trabalhos científicos e relatos de experiência nas categorias: apresentação de pôster, apresentação oral e mostra audiovisual. Com o tema “Semeando ideias e colhendo transformações”, o evento acontece de 24 a 28/07, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. A programação do Congresso conta com fóruns, mesas redondas, rodas de conversa, mostra audiovisual e atividades culturais. Veja como submeter trabalhos em http://www.wix.com/3connerms/3connerms

Comunicado da Coordenação Nacional

por Igor Cruz última modificação 16/05/2012 12:16
Agradecimento aos participantes do 10º Congresso e próximos encaminhamentos
Comunicado da Coordenação Nacional

10º Congresso

 

Aos congressistas:

Obrigado pela participação no 10º Congresso Internacional da Rede Unida!

Com sua colaboração, fizemos o maior Congresso da história da Rede Unida, nesta edição com o tema“Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”. Novamente tivemos diversos fóruns internacionais: de educação na saúde, de atenção básica, de participação social em saúde e políticas públicas e de cooperação internacional. As Mostras de Atenção Básica, do VER-SUS Brasil, de Atenção Primária, Vigilância e Promoção do Rio de Janeiro, do Programa Saúde na Escola também mobilizaram uma diversidade de temas. Participantes de 15 países das Américas, da Europa e da África estiveram conosco.

No território Victor Vincent Valla, na cidade maravilhosa, tivemos um enorme conjunto de eventos associados e a apresentação de aproximadamente três mil trabalhos. Foram mais de seis mil participantes inscritos, que se somam às centenas de participantes das atividades que oferecemos à população do Rio de Janeiro, que não necessitavam de inscrições. Aproximadamente quatrocentos monitores tornaram o congresso uma grande rede de encontros, como havíamos desejado durante o período da preparação. Um evento nessas dimensões era quase impensável durante os quase dois anos de planejamento e, por certo, somente foi possível pela colaboração de cada congressista. Por isso agradecemos muito a sua participação.

Saímos do Rio de Janeiro contando os passos para Fortaleza 2014, onde acontecerá a 11ª edição do nosso Congresso. A Rede Unida, ainda mais fortalecida, fará encontros regionais, novamente, em 2013. Renovada, teve eleição da nova diretoria, agora com coordenações regionais, por decorrência da aprovação de mudanças no Estatuto, e departamentos de Articulação Internacional e do Fórum das Residências Multiprofissionais em Saúde. Mais do que os efeitos institucionais, sai fortalecida a agenda da educação e do trabalho, da mudança na formação dos trabalhadores da saúde, da multiprofissionalidade e do trabalho em equipe, da educação permanente.

Os Anais do Congresso já estão disponíveis e, novamente, estão sendo publicados pela Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação (Suplemento nº 1, 2012, ISNB: 1414-3283) a quem agradecemos mais essa parceria. Brevemente, serão enviados, em formato digital, os certificados dos trabalhos apresentados e da participação nas oficinas pré-congresso.

Esperamos você nas próximas atividades da Rede Unida!

Alcindo Antônio Ferla e Márcia Regina Cardoso Torres

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Maio 2019 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031