Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

Projetos de Vivências: VER-SUS BRASIL 2016-2 com inscrições abertas até 17/07

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 01/07/2016 10:13
Esta chamada pública é destinada a propostas de imersão de estudantes de graduação, técnicos e residentes na área da saúde de todo o Brasil na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições para projetos de vivências podem ser realizadas de 1 a 17/07, diretamente na página do VER-SUS. Fique ligado!

Fomentar espaços de diálogo entre os diversos atores implicados com a defesa ético-política do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma das finalidades do Projeto VER-SUS, que nesta chamada vai priorizar propostas em localidades, municípios e estados que ainda não foram contemplados e/ou que apresente caráter inovador. As propostas que apresentem contrapartidas financeiras de municípios, instituições formadoras e movimentos sociais também terão prioridade nessa chamada.

Os projetos podem ser submetidos por Comissões Organizadoras Locais, compostas por representantes estudantis, movimentos sociais, instituições de ensino, trabalhadores de saúde e controle social. Há a possibilidade do VER-SUS custear auxílio financeiro para as atividades previstas, bastando que o proponente verifique nessa chamada se os itens solicitados são elegíveis. O VER-SUS também disponibiliza apoio pedagógico, material, realização de divulgação, inscrição e certificação.

As propostas que não solicitarem auxílio financeiro, nem materiais, podem ser submetidas ao longo do ano, independentemente do cronograma previsto neste documento. Nesse caso, também precisam fazer o processo de inscrição via OTICS/VER-SUS.

O projeto VER-SUS/Brasil, retomado em 2012, configurou-se a partir da parceria entre Ministério da Saúde, Rede UNIDA, Rede Governo Colaborativo em Saúde, CONASS, CONASEMS e UNE. Inicialmente, priorizou a realização de atividades de imersão, de forma a expandir essa experiência para grande maioria dos estados brasileiros, por meio da realização de Vivências no SUS nos períodos de férias escolares de verão e de inverno.

Atualmente, o VER-SUS já ocorreu em 21 estados (AM, PA, TO, MS, MT, GO, SP, MG, RJ, PI, MA, CE, RN, PB, PE, AL, BA, SE, PR, SC, RS) e no Distrito Federal, envolvendo mais de 450 municípios e 10 mil participantes, entre viventes e facilitadores.

 

ATENÇÃO

Considerando as eleições eleitorais e a legislação eleitoral vigente, solicitamos atenção das Comissões Organizadoras Locais para que não haja divulgação ou propaganda institucional e/ou pessoal do gestor local durante o período de agosto a dezembro de 2016.

 

Como submeter um projeto?

Para a submissão, as pessoas/coletivos/instituições/movimentos devem acessar o documento Modelo Projeto VER-SUS - Modalidade Vivências 2016.2 (BAIXE AQUI) e enviar para brasil.versus@gmail.com com o título do e-mail “Projeto Vivência XXX(Local)”, de 1º a 17/07 até às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília).

 

[ ACESSE AQUI a Chamada Pública VER-SUS Brasil 2016-2 ]

 

Contatos Institucionais

O contato institucional do VER-SUS é o e-mail: brasil.versus@gmail.com ou telefone da Rede UNIDA (51) 3391-1252. Estes contatos poderão ser acessados para dúvidas e/ou esclarecimentos acerca desta chamada.

Seminário do VER-SUS Tocantins promove discussão sobre saúde no Estado

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 30/06/2016 17:51
Nos últimos dias 22 e 23 de junho, estudantes e profissionais do campo da saúde estiveram reunidos no 1º Seminário VER-SUS Tocantins, realizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O evento possibilitou discussões sobre os desafios, os caminhos e os resultados da construção do VER-SUS no Estado. Também houve espaço para contribuições sobre as perspectivas para o Sistema Único de Saúde na conjuntura social e política atual.

Com o debate, o VER-SUS Tocantins pretende contribuir para a ampliação das discussões acerca do SUS dentro da universidade, bem como impulsionar a visibilidade e conhecimento sobre o Projeto VER-SUS a todos os participantes envolvidos nesse processo de mobilização.

Mais sobre o VERSUS no Estado - O projeto VER-SUS Tocantins surgiu de uma necessidade de fortalecimento dos movimentos sociais em saúde, a partir da iniciativa do movimento estudantil em parceria com instituições que mantêm um compromisso social e político com a causa, entre elas, a Universidade Federal do Tocantins, a Fundação Escola Pública de Palmas, a Secretária Estadual de Saúde e movimentos sociais. Em janeiro de 2016, o VER-SUS Tocantins concluiu sua 3ª edição na modalidade de Vivência.

Atenção! Inscrições abertas para o 1º Seminário VER-SUS Maranhão

por Igor Cruz última modificação 13/06/2016 11:21
Evento acontece nos dias 23 e 24/06, na UFMA, com a expectativa de receber estudantes, gestores, egressos do VER-SUS, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais e sociedade em geral. Inscrições vão até 21/06. Participe!

 

Estão abertas até 21/06, as inscrições para o I Seminário VER-SUS Maranhão. Com o tema “O SUS que acontece, o SUS que transforma”, o evento tem o objetivo de contribuir positivamente com os processos de mudança na formação e no desenvolvimento de profissionais na área da saúde, bem como na transformação do modelo de atenção à saúde e na busca da consolidação do SUS em seus princípios e diretrizes. O Seminário acontece nos dias 23 e 24/06, no campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão, com a expectativa de receber estudantes, gestores, egressos do VER-SUS, profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais e sociedade em geral. Ao todo, serão oferecidas 220 vagas.

De acordo com a secretaria executiva da Coordenação Nacional do VER-SUS, é importante destacar que iniciativas como essa, mesmo estando fora do período de chamada de projetos, são sempre bem-vindas e contarão com todo o apoio pedagógico, de divulgação, de inscrição e de certificação do VER-SUS. Para mais informações, envie um e-mail para: brasil.versus@gmail.com.

Saiba mais sobre o Seminário em:

www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoes-seminarios/seminario-imperatriz-ma

Revista Saúde em Redes publica primeiro número de 2016

por Igor Cruz última modificação 30/05/2016 18:03
Publicação da Editora Rede Unida traz artigos originais sobre a participação dos usuários na avaliação da atenção básica, trabalho em saúde, teste rápido de sífilis na atenção básica, entre outros temas. Confira!

 

A Editora Rede Unida acaba de lançar o primeiro número de 2016 da Revista Saúde em Redes. Nesta edição, a publicação lança uma seção dedicada a reflexão sobre Sistemas de Saúde, com a publicação de um artigo de Celia Iriart, que aborda os mitos e verdades sobre o sistema de saúde americano. Além disso, a Revista traz artigos originais sobre a participação dos usuários na avaliação da atenção básica, trabalho em saúde, teste rápido de sífilis na atenção básica, entre outros temas.

Com periodicidade trimestral, a Saúde em Redes está organizada em plataforma online, de acesso livre, e colabora para a disseminação de conhecimentos e tecnologias no campo da saúde e da educação. Nesse sentido, o periódico está aberto para receber permanentemente contribuições em cada uma de suas seções, devendo os originais serem submetidos no próprio site, onde inclusive as regras de submissão e aceitação dos mesmos estão claramente dispostas.

Revista Saúde em Redes - Vol 2, nº 1, de 2016

Nota de repúdio

por Igor Cruz última modificação 30/05/2016 17:46
Rede Unida assina nota de repúdio à indicação de Miguel Tortorelli para a “Coordenação da Nova Política de Dependentes de Drogas no Governo Temer” (governo golpista)

 

É com indignação que nos manifestamos contrários à indicação de Miguel Tortorelli a assumir a Coordenação Interina (golpista) da “Coordenação da Nova Política de Dependentes de Drogas no Governo Temer” (governo golpista). Não aceitamos que um órgão tão importante seja entregue a uma pessoa cuja história de vida mostra sua defesa de seus interesses próprios e de seus pares.

Em nome da moralidade, bons costumes e defesa da família, trata-se de garantir interesses econômicos de donos de Comunidades Terapêuticas e instituições asilares. Seu benefício e sua ação vão de encontro com a precarização e diminuição do SUS e o sucateamento da saúde pública, pela produção de farsa, sofrimento e segregação.

Manifesta-se em seu discurso de cunho religioso, o desejo de PODER determinar o que é social e esteticamente, e o que deve ser excluído ou aniquilado. Representa um grupo de pessoas que se dizem concernidos com a questão do álcool e drogas, mas que apenas veem e tratam o ser humano como objeto de intervenção e manipulação para a realização de anseios próprios.

Sua posição diante dos CAPS Álcool e Drogas e à Política de Redução de Danos deixa claro que seu objetivo é um ataque perverso ao cuidado integral, humanizado e psicossocial de pessoas com sofrimento psíquico decorrente do uso abusivo de álcool de outras drogas. Representa a precarização e desmonte de dispositivos construídos para o cuidado em liberdade e na comunidade, considerando toda complexidade produtora de sofrimento e abuso de álcool e outras drogas. Trata-se da redução de danos sociais, políticos, econômicos, etc, infligidas, principalmente sobre a camada da população pobre, periférica e negra da sociedade.

Contra toda a história de Luta pelos Direitos Humanos, da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, da Redução de Danos e do SUS, esse senhor representa uma ameaça que deve ser enfrentada e afastada de qualquer órgão público, especialmente de saúde, para que os danos que venham a produzir sejam impedidos. Significaria um retrocesso enorme a todo o movimento de luta pelos direitos humanos. Da mesma forma, representaria cotidianamente a precarização do cuidado de pessoas já vulnerabilizadas por ações de silenciamento, violência e marginalização.

Assim, repudiamos sua nomeação com toda a força que defendemos o cuidado qualificado, a Atenção Psicossocial Integral e Humanizada, a Política de Redução de Danos, os Serviços Substitutivos ao Manicômio, a Defesa dos Direitos Humanos, a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, uma saúde pública gratuita, universal e igualitária, tal como o fortalecimento do SUS.

FEASP – Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo
ABORDA – Associação Brasileira de Redução de Danos
ABORDA (MG) – Associação Brasileira de Redução de Danos
Associação Arte e Cultura “Nau da Liberdade” RS
Associação De Volta Pra Casa
Associação Inclui Mais 
Associação José Martins de Araújo Junior
Associação Brasileira da Rede Unida
CDDH – Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno de Atilio Vivacqua – ES
Coletivo É de Lei
Deputada Stela Farias – RS 
Deputado Estadual José Sidney Nunes de Almeida – RS
FENAPSI – Federação Nacional dos Psicólogos
Fórum Gaúcho de Saúde Mental – RS
Fórum Mineiro de Saúde Mental 
Fórum Popular de Saúde Mental do Grande ABCDMRR
FPLAM – Fórum Paulista da Luta Antimanicomial
Frente Mineira de Drogas e Direitos Humanos 
Frente Paraibana da Luta Antimanicomial
Frente Paranaense Drogas e Direitos Humanos
Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial – RS 
Instituto Macuco
IPEDH – Instituto Popular de Educação em Direitos Humanos
LAPSO-USP – Laboratório de Psicologia Social da Universidade de São Paulo
Loucos por Você – Ipatinga/MG
MNDH – Movimento Nacional dos Direitos Humanos
MNLA – Movimento Nacional da Luta Antimanicomial
Movimento Pra Cuidar da Profissão – SP
Núcleo Antimanicomial do Pará
Núcleo São Paulo da Associação Brasileira de Psicologia Social
ONG Sã Consciência
Rede de Saúde Mental e Economia Solidária
RENILA – Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial
SinPsi – Sindicato dos Psicólogos de São Paulo

Editora Rede Unida lança livro sobre Residência Integrada em Saúde

por Igor Cruz última modificação 25/05/2016 16:32
De autoria de Roberto Henrique Amorim de Medeiros, livro faz parte da Série Vivências em Educação na Saúde e está disponível (gratuitamente) nos formatos PDF, EPUB e FLASH. Confira!

 

A Editora Rede Unida acaba de lançar o livro “Residência Integrada em cenas: ensaios críticos acerca da formação do profissional de saúde”. Os encontros e desencontros no cotidiano de um serviço de Saúde da Família e Comunidade, que atende uma significativa parcela da população de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, são o substrato para a reflexão em forma de ensaios que compõem esta publicação. De autoria de Roberto Henrique Amorim de Medeiros, o livro faz parte da Série Vivências em Educação na Saúde e está disponível (gratuitamente) nos formatos PDF, EPUB e FLASH.

Residência Integrada em cenas: ensaios críticos acerca da formação do profissional de saúde

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Abril 2019 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930