Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Branco Vivo

Série Branco Vivo

por Davi Duarte última modificação 02/08/2016 19:20

 

Esta série reúne três obras do escritor Antônio Lino produzidas como resultado de um mergulho na realidade de três comunidades atendidas pelo Programa Mais Médicos.

Em um ano de andanças pelo país, vivenciando nove cidades em nove estados, Lino escreveu histórias que revelam, de maneira bonita e profunda, a alma do encontro entre profissionais de saúde, usuários e comunidades no Programa e que serão lançadas como livro até o fim de 2016.

Nesta série, três de seus capítulos são antecipados e ganham o formato de edições de bolso. O autor autorizou a Rede UNIDA, a Fiocruz e a OPAS/OMS a publicação e distribuição gratuita dessas obras justamente pelo papel que essas instituições tem no debate, pesquisa, formação e inovação na saúde no Brasil e na América, e pelo potencial extraordinário da obra de provocar reflexões e diálogos sobre as concepções e práticas de saúde, sobre as relações entre profissionais de saúde e pacientes nos encontros e práticas de cuidado.

Como dito no prefácio do Livro, “estas obras não são sobre o Mais Médicos. O Programa é, no máximo, um pano de fundo (...) No centro do olhar e caneta de Lino estão as pessoas, suas relações, suas histórias e os lugares onde se produzem diálogos, afetos e cuidado em saúde.”.

É um livro importante para estudantes, educadores, pesquisadores e profissionais de saúde, mas, antes de tudo, um livro para quem não é da área da saúde, mas gosta do Brasil, de suas paisagens e de sua gente.

Nesta história, que se passa no litoral do Rio Grande do Norte, Antônio Lino conta a história de um médico ucraniano corajoso e generoso. Recém-formado, foi atender as vítimas de Chernobyl. Depois de alguns anos como refugiado na Europa, e de exercer várias profissões, volta a ser médico e atua naquele continente até que, movido por uma crise econômica e duas paixões, vem ao Brasil atuar no Programa Mais Médicos. O cotidiano de um médico da estratégia de saúde da família numa pequena comunidade é revelado com a profundidade e beleza com que Lino nos conta uma história. Como dito no prefácio do livro: “Lino nos oferece a história de um médico capaz de nos encher de admiração e carinho, produzindo identidade e referência também naqueles que são ou pretendem ser profissionais de saúde”.

Além-Mar
Autor: Antonio Lino

Nesta história, que se passa no sertão de Sergipe, Antônio Lino mergulha na história e alma de uma senhora, matriarca, parteira e líder espiritual de uma comunidade quilombola, e do médico cubano que agora assiste a comunidade. Uma narrativa que mostra a potência da combinação dos saberes popular, espiritual, técnico e científico quando isso é feito com generosidade, humildade, respeito e em prl da saúde e do bem viver das pessoas. Como dito no prefácio do livro: “A história que Lino nos traz é uma lição primorosa e emocionante de alteridade, diálogo, compreensão e composição. Vale para o futuro profissional de saúde, para um estudante de antropologia, para qualquer profissional ou pessoa que adentra um mundo diferente do seu, para todos aqueles que querem fazer de si seres humanos melhores e do mundo um lugar melhor para viver.”

O Médico e a Rezadeira
Autor: Antonio Lino

Nesta história, que se passa em Manaus, Antônio Lino retrata o preconceito sofrido por quem teve hanseníase e que carregou não só sequelas da doença, mas também a chaga simbólica da lepra. Mas, mais do que isso, a obra nos emociona ao revelar com profundidade a experiência, sentimentos e vida dessas pessoas. Traz ainda uma cuidadosa pesquisa histórica que é excelente para se entender como as doenças são também produções sociais e culturais. Encontramos nessas páginas a admirável resistência e afirmação de vida cotidiana das pessoas da Colônia, nos emocionamos com a potente e terapêutica relação que a técnica de enfermagem e médica do Programa Mais Médicos estabelecem com as pessoas das quais cuidam e temos a oportunidade não só de aprendermos como ser um profissional de saúde mais humano e próximo daqueles que cuida, mas de sermos seres humanos melhores.

A colônia
Autor: Antonio Lino

Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Agosto 2021 »
Agosto
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031