Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Editora Rede Unida / Biblioteca Digital

Biblioteca Digital

por Davi Duarte última modificação 28/11/2018 15:35

Séries

 

CATÁLOGO DE PUBLICAÇÕES DA EDITORA REDE UNIDA - ABRIL DE 2017

 

Sobre os arquivos disponíveis em nossos links:

 

Devido às singularidades dos projetos gráficos de algumas de nossas obras (em especial as compostas por muitas imagens), o arquivo disponível para ePub está no formato PDF interativo, uma vez que neste formato, há melhor qualidade e conforto na leitura da obra.

Sobre as diferenças entre os dois formatos:

EPUB é projetado para conteúdo fluido, o que significa que a tela de texto pode ser otimizada de acordo com o dispositivo usado para leitura. O padrão é destinado a funcionar como um único formato oficial para distribuição e venda de livros digitais. Esta extensão é livre e aberta, o que significa a padronização e a democratização de acesso aos e-books (livros digitais).

Não é apenas a portabilidade, que marca as vantagens desta tecnologia. O ePub ainda possibilita o aumento do tamanho da fonte e o ajuste da dimensão das páginas de acordo com o dispositivo utilizado para leitura, adequando o e-book às necessidades do usuário. Características que dificilmente são vistas, com qualidade, em outros formatos. Porém o Epub não tem por finalidade, o controle do layout  e disposição dos elementos nas páginas, sumários, etc..

O PDF ainda é o formato digital mais difundido. Ele permite controlar o layout e disposição dos elementos nas páginas, assim como a tipografia. Muito embora um arquivo que apresenta diversos recursos, cuja aplicação é recomendada para formação de originais à impressão, uma vez que fixa os itens exibidos (projeto gráfico e imagens), isso, por outro lado, implica em uma perda de flexibilidade (que o Epub tem), o que pode trazer dificuldades na leitura em alguns dispositivos de leitura para e-books.

Sobre os DOIs emitidos em obras coletivas:

 

Os DOIs emitidos pela editora para os livros publicados só tem referência dos autores ou organizadores da respectiva obra, não há como incluir os autores de cada capítulo, pois isso remeteria a emissão de DOI para cada um dos capítulos publicados o que no formato publicado em um único arquivo não é possível. O DOI é emitido para proteção e fiabilidade do link do arquivo publicado na internet. Assim, ele é emitido para cada endereço do arquivo, que no caso do livro é um único link e não como em periódicos onde cada arquivo tem um endereço eletrônico de acesso e portanto é emitido DOI para cada um, a exemplo das revistas publicada pela editora. Os capítulos dos livros não tem endereço próprio para acesso, senão a partir do próprio arquivo único do livro. Assim, o cadastro de capitulo de livro no lattes não deve ser feito a partir do DOI, mas pelo ISBN e informando manualmente os demais dados, sendo o DOI inserido no item onde o lattes pedi o endereço de publicação do livro ou em demais informações.
Adquira os livros impressos na loja ou no site da ABRASCO
Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Outubro 2017 »
Outubro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031