Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / Secretarias de saúde do estado e do município do Rio aderem ao VER-SUS Brasil

Secretarias de saúde do estado e do município do Rio aderem ao VER-SUS Brasil

por Rafael Cavadas última modificação 24/01/2012 13:43
Edição fluminense do projeto está prevista para começar no início de 2012. Estudantes universitários de diferentes cursos de saúde poderão vivenciar o cotidiano do trabalho no Sistema Único de Saúde


Os estudantes de graduação do estado do Rio de Janeiro terão a oportunidade de participar, em 2012, do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, o VER-SUS Brasil. Isto porque, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) acabam de formalizar uma parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), a Associação Brasileira Rede Unida e a União Nacional dos Estudantes (UNE). A iniciativa visa aproximar graduandos de diferentes cursos de saúde e o cotidiano do sistema de saúde dos fluminenses. Ao levar o projeto VER-SUS Brasil para o Rio, as secretarias têm o objetivo de qualificar a formação profissional em saúde ao forjando trabalhadores ética e politicamente comprometidos com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Algumas experiências anteriores do VER-SUS apontam como a aproximação entre ensino e serviço pode favorecer à formação de trabalhadores do SUS e de como, o próprio SUS, deve ser entendido enquanto escola. Isso porque, o projeto tem como eixos estruturantes a aprendizagem significativa, as pedagogias problematizadoras, a multiprofissionalidade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Em outras palavras, o VER-SUS estimula o encontro com o novo, a sensação de incômodo e o desejo de ação ao transformar estudantes em atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações no cotidiano do trabalho.

Mas, de acordo com o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, o projeto não beneficia apenas os estudantes de graduação, uma vez que também sensibiliza os profissionais dos serviços que recebem a visita dos mesmos. “O estágio de vivências na realidade do SUS pode ser considerado uma imersão no mundo profissional, porém não necessariamente em estágio prático na área de formação do estudante, já que experiência não envolve somente os estudantes, mas também os gestores e os trabalhadores do SUS”, explica o coordenador nacional da Rede Unida.

De acordo com Ferla, o novo projeto VER-SUS Brasil, lançado dia 09/11, em Porto Alegre, tem um diferencial que viabilizará uma avaliação da educação permanente, por meio de um ambiente virtual exclusivamente para o projeto. Trata-se da Estação VER-SUS Brasil. Nela, será possível alcançar uma interface mais rápida entre os participantes que contarão com inúmeras ferramentas, como um portfólio virtual que registra textos, vídeos, fotos, entre outros.

Além da SES-RJ, SMSDC, Rede Unida, Une e DAB/MS, também participam da edição fluminense: a Rede Governo Colaborativo em Saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ), a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outras entidades. De acordo com os organizadores, o VERSUS Brasil no Estado do Rio de Janeiro, está previsto para o início de 2012.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Todos os estudantes universitários interessados em participar dessa experiência de vivência no cotidiano do SUS. As inscrições nacionais estão abertas no site http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus.

COMO REALIZAR?

As regiões e municípios demonstram interesse nessa parceria através da adesão ao projeto junto ao Ministério da Saúde e seus parceiros. Portanto, se você estiver interessado em ajudar a organizar um VER-SUS na sua região, procure seus parceiros, gestores, trabalhadores, estudantes, docentes, IES, movimentos sociais, movimento estudantil, e comece já a organizar uma comissão local do VER-SUS.

registrado em:
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Julho 2018 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031