Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

Educação Permanente em Saúde na pauta

por Igor Cruz última modificação 26/03/2013 17:51
DGES/SGTES convida atores de diferentes inserções institucionais se reuniram, em Brasília, para refletir sobre experiências locais, potencialidades, desafios e reforçar as ações de Educação Permanente em Saúde no SUS

 

O Departamento de Gestão da Educação em Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGES/SGTES), do Ministério da Saúde, promoveu no dia 25/03, em Brasília, a oficina “Educação Permanente em Saúde em Movimento”, uma iniciativa que contou com a participação de 30 atores de diferentes inserções institucionais para refletir sobre experiências locais, potencialidades, desafios e reforçar as ações de Educação Permanente em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A oficina contou com o apoio da Rede Governo Colaborativo em Saúde, da UFRGS.

De acordo com a diretora do DGES, Mônica Sampaio, a decisão política da SGTES é o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde a partir de configurações criativas articulando projetos e iniciativas locais e mobilizando gestores, trabalhadores, estudantes, professores e movimentos sociais. Nesse contexto de fortalecimento da Educação Permanente em Saúde está a retomada do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que também conta com o apoio do Departamento de Atenção Básica (DAS/MS) e já mobilizou mais de 6 mil estudantes em mais de 100 municípios de todo o Brasil desde 2011. Para o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apoiador da oficina, Emerson Merhy, o grande desafio atual é o reconhecimento e apoio das iniciativas de Educação Permanente em Saúde e cautela com forças que têm se colocado em oposição ao conceito e às práticas dessa política.

A Associação Brasileira da Rede Unida felicita a iniciativa e reforça, mais uma vez, seu compromisso com a política de educação na saúde do SUS e com os atores que se ocupam de sua implementação.

Sistema Único de Saúde em perspectiva

por Rafael Cavadas última modificação 26/03/2013 17:50
Rede Unida participa do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde com debate sobre Políticas Públicas, Educação e Saúde. Prazo final para envio de trabalhos é 16/04!


A Rede Unida participará da sexta edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com o grupo temático “Políticas Públicas de Educação e de Saúde: Diversas Práticas diferentes Sujeitos – O SUS em Perspectiva”. O evento será entre os dias 13 e 17 de novembro de 2013, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na capital carioca. Os interessados devem ficar atentos ao prazo final de envio de trabalho que termina dia 16 de abril.

Saiba mais sobre o evento em: http://www.cienciassociaisesaude2013.com.br/gt/ementa_gt.php

Leia a ementa do grupo temático.

35. Políticas Públicas de Educação e de Saúde: Diversas Práticas diferentes Sujeitos – O SUS em Perspectiva

O tema contempla o debate contemporâneo sobre a educação/ensino de profissionais da saúde no Brasil, no qual a construção de novas práticas acadêmicas e a internalização de novas posturas profissionais é objeto das políticas de educação e saúde, com êxito apenas parcial. Pretende-se problematizar diversas práticas (estratégias/dispositivos) de ensino e de educação no campo da saúde, produzindo um debate que permita compreender/dimensionar avanços em direção à desconstrução da fragmentação do conhecimento e do trabalho em saúde, do individualismo social e da naturalização da saúde ainda presentes na contemporaneidade. Ao mesmo tempo, discutir a contribuição destas práticas e políticas para o protagonismo estudantil, do trabalho em equipe e da multiprofissionalidade, tendo em vista a construção de outro habitus profissional, fundamentado no conceito ampliado de saúde, na produção de integralidade e na responsabilidade pública/educação cívica de profissionais da saúde.

Coordenadores:

Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla - UFRGS

Profª Dra. Izabella Barison Matos - UFRGS

Profª Drª Luiza Helena Dalpiaz - Centro Universitário Metodista/IPA Porto Alegre RS

Pela delicadeza do SUS

por Rafael Cavadas última modificação 20/03/2013 10:35
Capital paulista recebe membros da Rede para alavancar organização dos Enc. Regionais 2013 e a 11ª edição de seu Congresso
Pela delicadeza do SUS

Reunião da Rede Unida em São Paulo


A coordenação nacional da Associação Brasileira da Rede Unida e representantes da comissão organizadora do 11º Congresso Internacional da Rede Unida participaram de uma reunião, em São Paulo (SP), nos dias 08 e 09/3 para alavancar a preparação do Encontros Regionais que começam já em maio de 2013, na região Nordeste. A escolha do tema central do Congresso, a estruturação do cronograma de trabalho e o calendário de realização das rodadas regionais foram os principais pontos da pauta. A décima primeira edição do evento internacional organizado pela Rede acontecerá em Fortaleza (CE), em abril de 2014.

“Girar vida, políticas e existências: a delicadeza da educação e do trabalho no cotidiano do SUS” foi a proposta de tema central que orientou o debate. De acordo com a coordenação nacional, a escolha do tema do 11º congresso visa provocar a reflexão sobre o que significa pensar o SUS nos dias de hoje, considerando os novos desafios, novas conformações políticas e, sobretudo, novas oportunidades de troca de experiências entre os membros da Rede. O tema central do evento ainda passará por outros fóruns discussão para ser validado.

Outro ponto importante da reunião foi a estruturação da agenda dos Encontros Regionais que acontecerão ao longo de 2013. O primeiro acontece no Piauí, em maio. Na sequência, virão o Encontro Centro-Oeste, em julho; o da região Sudeste, na capital de Minas Gerais, em agosto; o Encontro Norte, no mês de setembro; e o Encontro Sul, no final de novembro. Os Encontros Regionais se tratam de uma estratégia adotada pela Rede Unida para colher contribuições de diferentes atores envolvidos com a Saúde a fim de garantir a pluralidade das temáticas na programação do Congresso.

A reunião na capital paulista também foi positiva para constituir grupos de trabalho que conduzirão questões relativas à conformação do comitê científico, de infraestrutura e de estratégias de divulgação do 11º Congresso. Além disso, a coordenação nacional pôde apresentar a Editora Rede Unida, uma linha de atuação reivindicada pelos membros, amadurecida na última edição do congresso e que já dá seus primeiros passos com o lançamento dos Cadernos de Textos do projeto VER-SUS BRASIL – disponível nas versões impressa, digital e e-book no site do projeto (versus.otics.org).

De acordo com a coordenação nacional, no mês de abril será lançado um espaço virtual para divulgar todos os Encontros Regionais com as orientações para as formas de participação.

Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013

por Igor Cruz última modificação 14/03/2013 10:02
Objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno dos estudantes. Obesidade e saúde ocular são os temas principais

 

Obesidade e saúde ocular. Esses são os temas da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, lançada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério da Educação, no 11/03, em Brasília. Cerca de 14 milhões de estudantes serão avaliados por profissionais de saúde que farão visitas às escolas para realizar testes que ajudam a identificar problemas relacionados a esses dois temas principais, como avaliação antropométrica e triagem de acuidade visual. Além de avaliar a situação vacinal e saúde bucal dos estudantes, os profissionais também irão passar orientações sobre alimentação saudável, estímulo a práticas corporais e atividades físicas. O objetivo desta mobilização é sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do estudante.

Para auxiliar as escolas na organização das atividades, foi elaborado um guia com sugestões para todos os temas a serem abordados, não apenas durante a Semana Saúde na Escola, mas também ao longo do ano letivo. Além de ações voltadas à obesidade e saúde ocular, o guia contém informações direcionadas à promoção da cultura da paz e prevenção da violência, consumo de bebidas alcoólicas, tabaco, crack e outras drogas, além da educação sexual.

Acesse o guia em http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/GUIA_DE_SUGESTOES_DE_ATIVIDADES_SSE_2013.pdf

UEMG lança primeiro dicionário de Políticas Públicas do Brasil

por Igor Cruz última modificação 05/03/2013 16:50
Capital Social, Estado de Direito, Gestor Público e Esfera Pública são alguns dos conceitos reunidos na publicação

 

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) acaba de lançar o primeiro Dicionário de Políticas Públicas do Brasil. Capital Social, Estado de Direito, Gestor Público e Esfera Pública são alguns dos conceitos reunidos nesta publicação, que tem o objetivo de subsidiar tanto pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, estudantes, quanto àqueles que se interessam pela gestão pública contemporânea e suas relações internas e externas.

Organizada por professores da Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves, a obra apresenta reflexões sobre questões sociais, políticas e econômicas. Acesse o dicionário completo em http://pt.calameo.com/read/0016339049620b36a7dac

Formação e Educação na Saúde – Especialização em Serviço

por Igor Cruz última modificação 25/02/2013 21:57
Interessados devem realizar inscrição até 08/03. Curso oferecido pela UFRGS abordará integração do trabalho e da formação para as várias dimensões da Atenção Básica em Saúde

 

Estão abertas até 08/03 as inscrições para o processo seletivo do curso Formação em Saúde e Educação na Saúde – Especialização em Serviço, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A formação envolverá um conjunto de dispositivos sanitários, educacionais e socioculturais que seguem uma visão integrada do trabalho e da formação para as várias dimensões da Atenção Básica em Saúde, com seu arco de intervenção e consolidação na estratégia da cobertura universal.

Os profissionais selecionados integrarão uma turma de especialização realizada em serviço, sob preceptoria presencial (cenários de trabalho), tutoria em ambiente virtual de aprendizagem (comunidade de práticas) e orientação de serviço (pesquisa-ação, pesquisa intervenção, e pesquisa formação). Além disso, será exigida dedicação exclusiva dos selecionados, não sendo permitida a sua realização simultânea com outras atividades de trabalho ou cursos acadêmicos.

A duração do programa formativo será de 12 meses e a carga horária total é de 360h. Leia o edital completo em

http://187.45.244.33/educasaude/inscricoes/esces/arquivos/edital/view

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Fevereiro 2024 »
Fevereiro
DoSeTeQuQuSeSa
123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829