Destaques
Proadi-SUS ganha novo espaço virtual
O Ministério da Saúde acaba de lançar o novo espaço do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Além de informações sobre a gestão do programa, legislação e normas correlatas, estarão disponíveis os projetos executados no triênio 2009-2011 e os que serão executados no período de 2012-2014. O objetivo do portal é divulgar os trabalhos realizados e as entidades de saúde de reconhecida excelência no âmbito dos projetos de apoio ao Proadi-SUS. Acesse o espaço do Proadi-SUS em http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1848
Primeiros passos para 11º Congresso
No dia 20/10, representantes de movimentos sociais, estudantes, profissionais de saúde, docentes, pesquisadores, entre outros atores, se reuniram na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, para a Oficina de Planejamento do 11º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para fevereiro de 2014. Durante o encontro, os participantes puderam fazer uma análise da conjuntura da Política de Educação Permanente e as concepções que norteiam a realização do 11º Congresso; sistematizar o projeto executivo do evento; inserir novos atores para discussão nos grupos de trabalho; e construir uma agenda de trabalho da Comissão Organizadora. Os Encontros Regionais para colher contribuições à programação do evento estão previsto para começar em maio de 2013. Em breve, a comissão divulgará novos encaminhamentos.
2º Encontro Nacional de Residências em Saúde
Nos dias 13 e 14/11 acontece, em Porto Alegre, o 2º Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS). O evento faz parte das atividades pré-congresso do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), que será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 14 a 18/11. O 2º ENRS tem o objetivo de articular gestores, profissionais de saúde, usuários, residentes, tutores, preceptores, docentes, estudantes, entre outros atores, para a consolidação de uma Política Nacional de Residências em Saúde comprometida com o SUS. As inscrições podem ser feitas no local do evento.
Serviços:
2º Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS)
Data: 13 e 14 de novembro de 2012
Local: Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Endereço: Av. Paulo Gama, nº 110 – Bairro Farroupilha – Porto Alegre
Mais informações: (51) 3308-4131 / (51) 8412-2093 / coordenadores.ris@gmail.com
Confira o Termo de Referência
Confira a programação do evento:
2º Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS)
13/11
13h às 14h – Acolhimento, inscrições, credenciamento, rodas de conversa com chimarrão.
14h – Mística de Abertura.
15h – Mesa de Abertura.
Convidados: Conselho Nacional de Saúde – CNS, Comissão Nacional de Residências – Multiprofissional – em Saúde – CNRMS, Comissão Nacional de Residência Médica – CNRMS, MEC, MS, representante dos residentes, representante dos preceptores/tutores, representante dos coordenadores, representante da Comissão Organizadora.
16h – Conferencia de Abertura: “Residências em Saúde: das histórias ao desafio das articulações na sociedade”.
Convidado: Ricardo Burg Ceccim.
17h30min – Intervalo.
18h – Mesa: “Conjuntura histórica e política das Residências em Saúde”.
Convidados: CNS, MEC, MS, representante dos residentes, representante dos preceptores/tutores, representante dos coordenadores, representante da CNRM, representante da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), representante da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).
20h – Reuniões dos Coletivos: gestores, usuários, trabalhadores, residentes, tutores/preceptores, coordenadores, docentes, estudantes, entre outros segmentos.
21h – Espaços Pró-felicidade
14/11
9h – Ágora: “CNRMS, CNRM e os projetos políticos para as residências em saúde”.
Convidados: CNS, CONASS, CONASEMS, CNRMS, CNRM, MEC, MS, ABRAHUE, ABRAUEM, ANDIFES, Rede Unida, Abrasco, Fentas, Fnepas, representante dos residentes, representante dos preceptores/tutores, representante dos coordenadores.
13h – Almoço.
14h - Reuniões dos Coletivos: gestores, usuários, trabalhadores, residentes, tutores/preceptores, coordenadores, docentes, estudantes, entre outros segmentos.
16h – Merenda.
16h30 – Grande roda: construindo/produzindo/desenhando as articulações.
18h30min – Encerramento.
19h – Espaços Pró-felicidade.
Residência em Enfermagem Obstétrica
A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, acaba de lançar um edital para concessão de bolsas a instituições de educação superior para a formação de profissionais com especialidade em enfermagem obstétrica. O objetivo é incentivar a formação de especialistas na modalidade Residência para atuar no cuidado à saúde da mulher, nos processos de saúde reprodutiva, pré-natal, parto e nascimento, ao puerpério e família. As entidades interessadas devem enviar os projetos até 23/09 para http://cnrms.mec.gov.br/. O resultado final será publicado no dia 01/10, no Diário Oficial da União. Saiba mais em http://www.blog.saude.gov.br/sgtes-divulga-edital-para-residencia-em-enfermagem-obstetrica/
Rede Unida discute agenda estratégica
Uma oficina reuniu, em Porto Alegre, o núcleo ampliado da coordenação nacional da Rede Unida e as coordenações dos eixos temáticos e seções regionais para pensar a agenda estratégica para a gestão 2012-2014. O encontro planejou ações de mobilização para ampliar e estimular as redes de colaboração, as atuais políticas de educação e saúde e as perspectivas para a realização do 11° Congresso Internacional da Rede Unida (previsto para 2014) e os encontros regionais em 2013.
O coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, pontuou que a reestruturação e o fortalecimento da entidade, consolidados nos três últimos congressos, colocaram a Rede como uma importante interlocutora nas discussões das políticas de educação para a saúde. Além disso, destacou que o desafio para a nova gestão é de ampliar os debates sobre as políticas de saúde, incluindo novos espaços, como as seções regionais, o Departamento de Articulação Internacional e o de Residências Multiprofissionais em Saúde.
Durante o encontro, os participantes foram divididos em grupos (Educação, Participação, Gestão e Trabalho) para estabelecer propostas de ações políticas que necessitam ser discutidas e fomentadas como espaços permanentes de debate para resgatar políticas importantes para a saúde. A comissão do Fórum das Residências Multiprofissionais em Saúde se reuniu paralelamente para planejar ações de mobilização, em especial para o próximo encontro, durante o Congresso da Abrasco, em novembro.
A oficina contou com a participação do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, que falou sobre os desafios para a formação, gestão e participação social, indicando a necessidade de pautar ações mais efetivas para ampliar a atuação do SUS como regulador de mercado dos insumos de saúde. Além disso, o secretário falou sobre o fortalecimento das redes, dos espaços de representação política e do enfrentamento às barreiras corporativas que imobilizam ações mais ampliadas de saúde.
O Diretor de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, também participou da oficina, quando falou sobre os desafios para implementar as ações de educação permanente em todo o país e também sobre estratégias para fortalecer as iniciativas locais para ampliar os espaços das residências e de formação para o SUS.
Ao final dos dois dias, o grupo propôs um plano de trabalho para os próximos dois anos. Em relação aos encontros regionais, serão definidos temas problemtizadores que promovam a articulação entre os eixos temáticos, com o objetivo de destacar os focos mais relevantes de acordo com o contexto local. Também foi proposto o envolvimento de diversos atores para favorecer múltiplas experiências.
Como proposta de um tema inicial para nortear os encontros regionais, foi sugerido "Produção do cuidado e da Integralidade na gestão do trabalho, da educação e da participação popular". Na avaliação geral, retomar um espaço acolhedor para a discussão de políticas comuns aos atores da Rede foi sinalizada como uma conquista importante dessa nova fase, em que a Rede está mais consolidada e com fôlego para enfrentar novos desafios coletivos em nome da saúde.
Confira a galeria de fotos do evento
22º Fórum de Ensino e 3º Cong. da Fisioterapia na Saúde Coletiva
Estão abertas as inscrições para o 22º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e 3º Congresso Nacional da Fisioterapia na Saúde Coletiva, que acontecem de 12 a 15/09, em Brasília. Os eventos estão estruturados em quatro eixos: Formação e educação permanente, Atenção integral à saúde, Gestão e Participação, e Controle social. O objetivo é debater os desafios atuais para a atenção integral à saúde, as redes de atenção à saúde, o SUS como escola, o acesso à atenção fisioterapêutica no Brasil, a avaliação do estudante, as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, a gestão em saúde, a formação docente e o fisioterapeuta frente às atuais políticas sociais, de educação e da saúde.
Os interessados devem realizar a inscrição em http://www.abenfisio.com.br/forum2012/inscricoes.html