Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Adeus a Gilson Carvalho

by Igor Cruz last modified 03/07/2014 16:43
Especialista em financiamento de saúde, pediatra e sanitarista deixa um legado rico de reflexões importantes ao fortalecimento do SUS
Adeus a Gilson Carvalho

Gilson Carvalho

 

A Associação Brasileira da Rede Unida recebe com grande pesar a notícia do falecimento do médico pediatra e sanitarista, Gilson Carvalho, nesta manhã de quinta-feira (03/07). Especialista em Financiamento de Saúde, Carvalho é considerado um dos grandes nomes da Saúde Coletiva do país, tendo participado ativamente das lutas humanistas e por um SUS universal e com financiamento estável. Carvalho foi Secretário Nacional de Assistência à Saúde, diretor do Departamento do SUS (Sistema Único de Saúde) e de Controle e Avaliação do Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social). Na área pública, atuou também como diretor estadual da Vigilância Epidemiológica na RMVale. Nascido em 1946 em Aracaju (SE) e criado em Campanha (MG), Gilson Carvalho se despede da saúde coletiva brasileira, hoje, deixando um legado de reflexões críticas importantes e que permanecerão iluminando nossa jornada em busca pela melhoria do SUS e da qualidade de vida dos brasileiros. O corpo será velado na Câmara Municipal de São José dos Campos, em São Paulo.

Aberta chama pública para Revista Vigilância Sanitária em Debate

by Igor Cruz last modified 30/06/2014 12:39
Interessados têm até 30/08 para enviar artigos sobre vigilância sanitária e a promoção da alimentação adequada e saudável

 

Está aberta até 30/08 a chamada pública para o número temático “Vigilância Sanitária e a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável: impasses, desafios e perspectivas”, da Revista Vigilância Sanitária em Debate. Além de apresentar trabalhos científicos que contribuam para a reflexão sobre o tema, esta edição tem o objetivo de debater a interface entre a temática alimentar e a vigilância sanitária na perspectiva da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A revista Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia é uma publicação trimestral exclusivamente online editada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz, e atualmente conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

 

Últimos dias para submissão do 2º Simp. de Saúde e Ambiente

by Igor Cruz last modified 30/06/2014 12:22
Interessados têm até 30/06 para enviar trabalhos científicos e/ou relatos de experiências sobre desenvolvimento, conflitos territoriais e saúde

 

Está aberto até 30/06 o prazo para submissão de trabalhos científicos e relatos de experiências do 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente. Com o tema “Desenvolvimento, conflitos territoriais e saúde: ciência e movimentos sociais para a justiça ambiental nas políticas pública”, o evento acontece de 19 a 22/10, em Belo Horizonte (MG). Os interessados devem escrever os trabalhos em português e a comissão científica selecionará para uma das duas modalidades: Sessão de Pôster Digital e Comunicação Oral Coordenada. As propostas deverão indicar, obrigatoriamente, um dos três eixos norteadores do evento: Desenvolvimento socioeconômico e conflitos territoriais; A função social da ciência, ecologia de saberes e outras experiências de produção compartilhada de conhecimento; e Direitos, justiça ambiental e política públicas.

Vale lembrar que cada participante poderá submeter somente 1 (uma) proposta como autor principal e poderá constar como coautor em outros trabalhos sem limite.

Confira todas as regras de submissão em http://www.sibsa.com.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=191

Congresso discute saúde pública no Paraná

by Igor Cruz last modified 24/06/2014 15:55
Evento visa contribuir para a expansão e a qualificação dos serviços prestados à população paranaense na área da saúde. Interessados em submeter trabalhos têm até o dia 14/07 para enviar resumos. Participe!

 

De 14 a 16/08 gestores, profissionais da saúde, docentes, pesquisadores e estudantes da área da saúde terão a oportunidade de debater os avanços, desafios e perspectivas da saúde no Paraná durante o 2º Congresso Paranaense de Saúde Pública. Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 14/07 para enviar seus resumos. O 2º Congresso é uma iniciativa promovida pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (iNesco), e visa contribuir para a expansão e a qualificação dos serviços prestados à população paranaense na área da saúde.

Vale lembrar que para submeter trabalhos é preciso estar devidamente inscrito no evento.

Saiba mais em www.inesco.org.br/eventos/congresso

Submissão de trabalhos do 13º Cong. de Medicina Social vai até 15/07

by Igor Cruz last modified 20/06/2014 16:07
Evento terá como tema central “Construindo alternativas para um novo modelo de desenvolvimento, Estado e sociedade junto ao saber e o poder popular”

 

Foi prorrogado até 15/07 o prazo de submissão de trabalhos do 13º Congresso Latinoamericano de Medicina Social e Saúde Coletiva. Com o tema central “Construindo alternativas para um novo modelo de desenvolvimento, Estado e sociedade junto ao saber e o poder popular”, o evento acontece de 22 a 26/11, em El Salvador. O 13º Congresso é organizado pela Associação Latinoamericana de Medicina Social (Alames). Para mais informações, acesse: http://congreso.alames.org/

Inscrições abertas para concurso de docentes do ISC/UFBA

by Igor Cruz last modified 10/06/2014 12:16
São quatro vagas para as áreas de Economia e Inovações; Trabalho e Ambiente; Comunicação em Saúde; e Determinação Social em Saúde. Confira o edital completo!

 

Estão abertas até 20/06 as inscrições para o concurso de docentes para o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Ao todo são quatro vagas para as áreas de Economia e Inovações; Trabalho e Ambiente; Comunicação em Saúde; e Determinação Social em Saúde. O processo seletivo conta com prova escrita, didática, de títulos e avaliação do currículo e do memorial. Vale lembrar que será exigido dos candidatos o título de doutor em Saúde Coletiva ou área correlata.

Confira o edital completo e a documentação exigida em: http://www.concursos.ufba.br/docentes/2013/editais/edit_inclusao_n22_edit012013.pdf

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Maio 2024 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031