Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

Portal Saúde de Mato Grosso do Sul

por Igor Cruz última modificação 24/08/2012 14:55
Além de informações sobre programas, projetos, cursos e editais, interessados terão acesso à artigos, capítulos de livro, objetos educacionais, entre outros

 

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fiocruz Mato Grosso do Sul acabam de lançar o Portal Saúde de Mato Grosso do Sul. Desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias Educacionais da Faculdade de Computação da UFMS, o Portal se configura como um elemento importante na disseminação de informações em saúde e na formação de profissionais da área da saúde de Mato Grosso do Sul ao ampliar o acesso a programas, projetos, cursos e editais na área da saúde. Além disso, quem acessar o novo espaço virtual encontrará artigos, capítulos de livro, livros, objetos educacionais, relatórios técnicos e galeria de fotos e videos sobre a formação e a educação permanente de gestores, profissionais, docentes, pesquisadores, estudantes, conselheiros de saúde.

Acesse o Portal Saúde de Mato Grosso do Sul em http://www.portalsaude.ufms.br/

 

Pós-graduação stricto sensu na Fiocruz

por Igor Cruz última modificação 15/08/2012 12:38
Escola Nacional de Saúde Publica abre inscrições para programas de mestrado e doutorado 2013
Pós-graduação stricto sensu na Fiocruz

Fiocruz

 

Estão abertas até 24/08 as inscrições para a seleção pública dos programas de pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), da Fiocruz. Os interessados devem conferir atentamente as referências bibliográficas nas páginas dos cursos de cada programa de pós graduação. As inscrições devem ser realizadas em http://www.sigass.fiocruz.br/publico.do;jsessionid=8A530955AE9F8FFBFADD47ABE6DAAE99

Saiba mais sobre os programas em http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30778

Observatórios em parceria

por Igor Cruz última modificação 13/08/2012 18:30
Experiência do Obs. Baiano de Regionalização do SUS Bahia servirá de inspiração para iniciativa em âmbito nacional por meio do Otics
Observatórios em parceria

Salvador, Bahia

 

Potencializar a troca de experiências e tecnologias para o fortalecimento da gestão regionalizada no Sistema único de Saúde. Esse é o objetivo da parceria entre o Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços e Sistemas de Saúde (Otics) e o Observatório Baiano de Regionalização do SUS. A intenção é que o conjunto de ferramentas e tecnologias adotadas na experiência baiana sirva de inspiração para uma iniciativa em âmbito nacional, por meio do Otics, e dê subsídios necessários para a tomada de decisões dos gestores dos sistemas de saúde municipais e estaduais.

Sob coordenação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o observatório baiano trabalha com um “conjunto de soluções tecnológicas e operacionais que abrangem a produção, tratamento, análise, disseminação e uso de informações e conhecimentos sobre aspectos administrativos, técnicos e político-organizacionais dos sistemas de saúde municipais e estadual local”.

A experiência estadual tem objetivos semelhantes aos do Otics e esse foi um dos pontos que potencializaram a parceria. Hoje, além de apoiar no processo de gestão regionalizada, o Observatório baiano ajuda no processo de avaliação em saúde, o que possibilita a produção de soluções tecnológicas que auxiliam na organização das redes regionalizadas de saúde.

A experiência realizada na Bahia já foi apresentada em eventos na Suíça, México e Portugal, além de congressos da Abrasco e, recentemente, no 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Também foi premiada no Congresso da Associação Paulista em Saúde Pública em 2009. Além disso, um artigo sobre o assunto foi publicado na revista do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ) e outro já está publicado na Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, da Fiocruz.

Leia o artigo na revista do nº 39 do Cosems/RJ em

http://www.cosemsrj.org.br/revista_online.html

Rede Unida divulga nota de pesar

por Rafael Cavadas última modificação 13/08/2012 16:28
Ética e militância no SUS marcam a trajetória da médica pediatra Conceição Benigno
Rede Unida divulga nota de pesar

Conceição Benigno

 

A Associação Brasileira da Rede Unida comunica, com extremo pesar, o falecimento da médica pediatra Maria Conceição Benigno Magalhães, Diretora de Programação e Desenvolvimento da Gestão Regionalizada, ocorrido na última sexta-feira, 10/08/2012, em Salvador/BA. Além da Rede Unida, Conceição Benigno mantinha vínculos com o Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Otics), coordenando o Observatório Baiano de Regionalização. Dirigente de serviços e redes na saúde pública, Conceição contribuiu com o campo da Saúde Coletiva com produções teóricas por meio de artigos publicados em diversos periódicos e trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais, inclusive nos últimos Congressos da Rede Unida, nos temas da regionalização de sistemas, regulação de ações e serviços, controle e avaliação, entre outros.

Conceição Benigno fez mestrado profissional no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, tendo defendido com aprovação, em 2010, a dissertação “Comissões de Regulação, Controle e Avaliação dos Leitos Hospitalares em uma Capital do Nordeste”. Nos agradecimentos da sua dissertação, disponível no repositório digital da UFBA (http://www.bibliotecadigital.ufba.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3650), uma amostra do seu compromisso ético com a saúde e com o cuidado. Dizia ela que dedicava a dissertação aos usuários do SUS, que “no momento de maior fragilidade de suas vidas” nem sempre encontram leitos para um cuidado digno e humanizado. Além disso, dedicava o trabalho também aos profissionais do SUS que ainda sentem indignação e tentam mudar isso. Mais do que um padrão elevado de ética para com o trabalho, a dissertação dá evidências da sua capacidade de gerir o trabalho de forma participativa e construtiva, envolvendo os sujeitos participantes de forma intensa. O respeito aos colegas de trabalho e o exercício de autoridade com grande suavidade e participação estão entre as marcas que Conceição construiu na sua vida profissional.

Lastimar a perda física de Conceição Benigno e das contribuições para o SUS e para o campo da Saúde Coletiva não esgota, por certo, a dor e a saudades que sua partida produz em amigos, familiares, em particular seu esposo e seus dois filhos, e colegas de trabalho. Mas permite expressar o pesar e a solidariedade com essa enorme rede de afetos e produções que ela produziu na sua vida. Também a certeza que seu sorriso, sua suavidade, sua militância e sua ética de defesa do SUS e da saúde das pessoas e coletividades permanecerão conosco.

Gestão participativa é tema da Rev. Saúde e Sociedade

por Igor Cruz última modificação 06/08/2012 15:35
Edição de maio traz conjunto de trabalhos finalistas da 3ª Edição do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa, promovido pela SGEP em 2008
Gestão participativa é tema da Rev. Saúde e Sociedade

Revista Saúde e Sociedade

 

A gestão participativa como campo de saberes e práticas na saúde é o tema central da Revista Saúde e Sociedade, do mês de maio de 2012. O volume 21 / supl. 1 da revista, traz um conjunto de trabalhos finalistas da 3ª Edição do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa, promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde em 2008. Os artigos se apresentam sob diversas e criativas perspectivas e mostram, de diferentes formas, uma grande capacidade de diálogo do tema com o cotidiano diverso e complexo do Sistema Único de Saúde (SUS). A Revista Saúde e Sociedade é uma publicação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Associação Paulista de Saúde Pública. Leia a edição completa da revista em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0104-129020120005&lng=pt&nrm=iso

Dois novos departamentos na Rede Unida

por Igor Cruz última modificação 02/08/2012 14:14
Em reunião, membros da Rede aprovam departamentos, uma editora e agendam oficina de articulação
Dois novos departamentos na Rede Unida

Reunião da Rede Unida

 

Os membros da Associação Brasileira da Rede Unida se reuniram durante o IV Seminário Internacional de Atenção Básica, organizado pelo Ministério da Saúde, dia 30/7, no Rio de Janeiro, para aprovar a criação do Departamento de Residências e do Departamento de Articulação Internacional, acolhendo as moções encaminhadas no encerramento do 10oCongresso Internacional da Rede Unida.

Enquanto o Departamento de Residências visa estimular o debate sobre o papel das residências multiprofissionais na Saúde, inclusive no que diz respeito aos fóruns e instâncias de decisão sobre o assunto; o departamento de articulação internacional visa fortalecer espaços de diálogo para além das fronteiras nacionais, com países da América Latina, Europa e África.

Além dos dois novos departamentos, a coordenação também criou uma  editora para estimular a publicação de textos sobre educação permanente e formação profissional em saúde; e agendou uma oficina de articulação da coordenação, prevista para setembro de 2012. Na ocasião, os membros também trocaram informes sobre o projeto VER-SUS, o Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área de Saúde (FNEPAS), a prestação de contas do último congresso, entre outros temas.

Confiras as fotos do VI Seminário de Atenção Básica em http://www.redeunida.org.br/sala-de-imprensa/fotos-e-videos/fotos/vi-sem.-int.-de-atencao-basica

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930