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File Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: Tecendo Redes de Cuidado Volume 2 [FLASH]
by Davi Duarte last modified 19/03/2016 11:45
O livro Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: tecendo redes de cuidado, segundo da Série Saúde & Amazônia traz a discussão sobre a educação e as práticas de cuidado realizados nos Estados do Amazonas e do Pará. Os textos são fruto de diferentes atividades acadêmicas: Trabalho Conclusão de Curso de especialização e residência; dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Os trabalhos foram desenvolvidos em diferentes instituições e Programas de Pós-Graduação, mostrando o potencial de produção na região. Os estudos e pesquisas na região na área da saúde coletiva e políticas públicas de saúde tem crescido devido ao aumento de grupos de pesquisa, às redes de cooperação com outras instituições e pesquisadores e ao reforço do financiamento através das Fundações de Amparo à Pesquisa e das iniciativas do governo federal para fomentar desenvolvimento da ciência nas regiões Norte e Nordeste do país.
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Saúde & Amazônia
Psicologia e Políticas Públicas na Saúde: Experiências, Reflexões, Interfaces e Desafios
by Davi Duarte published 19/03/2016
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Atenção Básica e Educação na Saúde
File Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: Tecendo Redes de Cuidado Volume 2 [EPUB]
by Davi Duarte last modified 19/03/2016 11:40
O livro Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: tecendo redes de cuidado, segundo da Série Saúde & Amazônia traz a discussão sobre a educação e as práticas de cuidado realizados nos Estados do Amazonas e do Pará. Os textos são fruto de diferentes atividades acadêmicas: Trabalho Conclusão de Curso de especialização e residência; dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Os trabalhos foram desenvolvidos em diferentes instituições e Programas de Pós-Graduação, mostrando o potencial de produção na região. Os estudos e pesquisas na região na área da saúde coletiva e políticas públicas de saúde tem crescido devido ao aumento de grupos de pesquisa, às redes de cooperação com outras instituições e pesquisadores e ao reforço do financiamento através das Fundações de Amparo à Pesquisa e das iniciativas do governo federal para fomentar desenvolvimento da ciência nas regiões Norte e Nordeste do país.
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Saúde & Amazônia
File Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: Tecendo Redes de Cuidado Volume 2 [PDF]
by Davi Duarte last modified 27/07/2016 12:17
O livro Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: tecendo redes de cuidado, segundo da Série Saúde & Amazônia traz a discussão sobre a educação e as práticas de cuidado realizados nos Estados do Amazonas e do Pará. Os textos são fruto de diferentes atividades acadêmicas: Trabalho Conclusão de Curso de especialização e residência; dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Os trabalhos foram desenvolvidos em diferentes instituições e Programas de Pós-Graduação, mostrando o potencial de produção na região. Os estudos e pesquisas na região na área da saúde coletiva e políticas públicas de saúde tem crescido devido ao aumento de grupos de pesquisa, às redes de cooperação com outras instituições e pesquisadores e ao reforço do financiamento através das Fundações de Amparo à Pesquisa e das iniciativas do governo federal para fomentar desenvolvimento da ciência nas regiões Norte e Nordeste do país.
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Saúde & Amazônia
Image Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: Tecendo Redes de Cuidado Volume 2
by Davi Duarte last modified 19/03/2016 11:33
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Saúde & Amazônia
Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: Tecendo Redes de Cuidado Volume 2
by Davi Duarte published 19/03/2016
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Saúde & Amazônia
File Intensidade na atenção básica: prospecção de experiências ‘informes’ e pesquisa-formação (Prospecção de Modelos Tecnoassistenciais na Atenção Básica em Saúde) - Volume 2 [EPUB]
by Davi Duarte last modified 20/06/2016 12:02
O Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) e o Grupo de Pesquisas no Brasil de Educação e Ensino da Saúde foram constituídos em 2005, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As atividades de estudo, pesquisa científica, desenvolvimento científico e tecnológico, assessoramento, extensão inovadora e redes de conversação do EducaSaúde envolvem a intersecção das áreas da Educação e da Saúde Coletiva, em particular ocupando-se de temas relativos à formação de profissionais de saúde, desenvolvimento de trabalhadores e do trabalho no setor da saúde, metodologias de avaliação institucional formativa na área da saúde e desenhos tecnoassistenciais orientados pela integralidade e pelo protagonismo e autonomia dos usuários. Toda a sua atividade tem fulcro na produção em Educação, por isso sua referência como Educação em Saúde Coletiva e Formação de Profissionais de Saúde. O presente livro, uma produção desse coletivo, envolveu o Ministério da Saúde; a Fundação Estatal de Saúde da Família da Bahia; a Fundação Oswaldo Cruz – Manaus; a Universidade de Brasília, a Universidade Estadual de Campinas; e a Universidade Federal Fluminense, além do contato com sistemas locais de saúde e Instituições de Ensino Superior em 40 municípios brasileiros. O livro decorre do projeto de Prospecção de Modelos Tecnoassistenciais na Atenção Básica em Saúde, estipulado entre Ministério da Saúde e EducaSaúde, convergindo ao mesmo apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Auxílio Financeiro à Projeto de Pesquisa) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Auxílio Financeiro à Projeto de Desenvolvimento Tecnológico). As pesquisas empreendidas pelo EducaSaúde inserem-se em um horizonte ético-político de busca do fortalecimento do Sistema Único de Saúde e de mobilização por “círculos e redes”. Os conceitos de círculos e redes na pesquisa-ação crítico-colaborativa em saúde, de escuta pedagógica na construção de projetos de educação permanente em saúde e de problema educossanitário na identificação de temáticas ao estudo-ação, assim como a proposta da imagem da mandala para as redes em saúde, configuram sua particular produção e têm sido objeto de formulação, discussão e consolidação de seu propósito de conhecimentos e práticas. Destaca-se o Projeto SUS Educador – Formação e Desenvolvimento de Trabalhadores para o Sistema Único de Saúde –, que tem como objetivo geral ativar processos pedagógicos no trabalho e no ensino da saúde. Reconhecendo que o cotidiano informa necessidades, evidencia a pulsação de todas as coisas, arma tarefas inéditas e reivindica ações inusitadas, tomamos a rede de saúde como fonte e alimento vivo às aprendizagens. O setor da saúde não é, para nós, o consultório individual ou a autonomia liberal-privatista de cada profissional, é uma rede de ações e serviços que envolve gestão, atenção, participação e formação. Essa rede é a grande escola ou a grande sala de aula. Um consultório é de rua, das ruas, das vidas, da “educação do lugar”. A autonomia profissional é em equipe, no trabalho cooperativo, no desafio da responsabilidade ética e da não forma para todas as respostas, uma “entredisciplinaridade”. Da clínica individual e consultorizada ao Sistema Único de Saúde. Da formação no hospital universitário à formação na rede SUS-escola. Processos de mudança na educação de profissionais de saúde no país, articulados com o SUS. Trecho da contracapa da obra.
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Atenção Básica e Educação na Saúde
File Intensidade na atenção básica: prospecção de experiências ‘informes’ e pesquisa-formação (Prospecção de Modelos Tecnoassistenciais na Atenção Básica em Saúde) - Volume 2 [FLASH]
by Davi Duarte last modified 18/03/2016 23:54
O Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) e o Grupo de Pesquisas no Brasil de Educação e Ensino da Saúde foram constituídos em 2005, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As atividades de estudo, pesquisa científica, desenvolvimento científico e tecnológico, assessoramento, extensão inovadora e redes de conversação do EducaSaúde envolvem a intersecção das áreas da Educação e da Saúde Coletiva, em particular ocupando-se de temas relativos à formação de profissionais de saúde, desenvolvimento de trabalhadores e do trabalho no setor da saúde, metodologias de avaliação institucional formativa na área da saúde e desenhos tecnoassistenciais orientados pela integralidade e pelo protagonismo e autonomia dos usuários. Toda a sua atividade tem fulcro na produção em Educação, por isso sua referência como Educação em Saúde Coletiva e Formação de Profissionais de Saúde. O presente livro, uma produção desse coletivo, envolveu o Ministério da Saúde; a Fundação Estatal de Saúde da Família da Bahia; a Fundação Oswaldo Cruz – Manaus; a Universidade de Brasília, a Universidade Estadual de Campinas; e a Universidade Federal Fluminense, além do contato com sistemas locais de saúde e Instituições de Ensino Superior em 40 municípios brasileiros. O livro decorre do projeto de Prospecção de Modelos Tecnoassistenciais na Atenção Básica em Saúde, estipulado entre Ministério da Saúde e EducaSaúde, convergindo ao mesmo apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Auxílio Financeiro à Projeto de Pesquisa) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Auxílio Financeiro à Projeto de Desenvolvimento Tecnológico). As pesquisas empreendidas pelo EducaSaúde inserem-se em um horizonte ético-político de busca do fortalecimento do Sistema Único de Saúde e de mobilização por “círculos e redes”. Os conceitos de círculos e redes na pesquisa-ação crítico-colaborativa em saúde, de escuta pedagógica na construção de projetos de educação permanente em saúde e de problema educossanitário na identificação de temáticas ao estudo-ação, assim como a proposta da imagem da mandala para as redes em saúde, configuram sua particular produção e têm sido objeto de formulação, discussão e consolidação de seu propósito de conhecimentos e práticas. Destaca-se o Projeto SUS Educador – Formação e Desenvolvimento de Trabalhadores para o Sistema Único de Saúde –, que tem como objetivo geral ativar processos pedagógicos no trabalho e no ensino da saúde. Reconhecendo que o cotidiano informa necessidades, evidencia a pulsação de todas as coisas, arma tarefas inéditas e reivindica ações inusitadas, tomamos a rede de saúde como fonte e alimento vivo às aprendizagens. O setor da saúde não é, para nós, o consultório individual ou a autonomia liberal-privatista de cada profissional, é uma rede de ações e serviços que envolve gestão, atenção, participação e formação. Essa rede é a grande escola ou a grande sala de aula. Um consultório é de rua, das ruas, das vidas, da “educação do lugar”. A autonomia profissional é em equipe, no trabalho cooperativo, no desafio da responsabilidade ética e da não forma para todas as respostas, uma “entredisciplinaridade”. Da clínica individual e consultorizada ao Sistema Único de Saúde. Da formação no hospital universitário à formação na rede SUS-escola. Processos de mudança na educação de profissionais de saúde no país, articulados com o SUS. Trecho da contracapa da obra.
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Atenção Básica e Educação na Saúde
File Intensidade na atenção básica: prospecção de experiências ‘informes’ e pesquisa-formação (Prospecção de Modelos Tecnoassistenciais na Atenção Básica em Saúde) - Volume 2 [PDF]
by Davi Duarte last modified 18/03/2016 23:53
O Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde) e o Grupo de Pesquisas no Brasil de Educação e Ensino da Saúde foram constituídos em 2005, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As atividades de estudo, pesquisa científica, desenvolvimento científico e tecnológico, assessoramento, extensão inovadora e redes de conversação do EducaSaúde envolvem a intersecção das áreas da Educação e da Saúde Coletiva, em particular ocupando-se de temas relativos à formação de profissionais de saúde, desenvolvimento de trabalhadores e do trabalho no setor da saúde, metodologias de avaliação institucional formativa na área da saúde e desenhos tecnoassistenciais orientados pela integralidade e pelo protagonismo e autonomia dos usuários. Toda a sua atividade tem fulcro na produção em Educação, por isso sua referência como Educação em Saúde Coletiva e Formação de Profissionais de Saúde. O presente livro, uma produção desse coletivo, envolveu o Ministério da Saúde; a Fundação Estatal de Saúde da Família da Bahia; a Fundação Oswaldo Cruz – Manaus; a Universidade de Brasília, a Universidade Estadual de Campinas; e a Universidade Federal Fluminense, além do contato com sistemas locais de saúde e Instituições de Ensino Superior em 40 municípios brasileiros. O livro decorre do projeto de Prospecção de Modelos Tecnoassistenciais na Atenção Básica em Saúde, estipulado entre Ministério da Saúde e EducaSaúde, convergindo ao mesmo apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Auxílio Financeiro à Projeto de Pesquisa) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Auxílio Financeiro à Projeto de Desenvolvimento Tecnológico). As pesquisas empreendidas pelo EducaSaúde inserem-se em um horizonte ético-político de busca do fortalecimento do Sistema Único de Saúde e de mobilização por “círculos e redes”. Os conceitos de círculos e redes na pesquisa-ação crítico-colaborativa em saúde, de escuta pedagógica na construção de projetos de educação permanente em saúde e de problema educossanitário na identificação de temáticas ao estudo-ação, assim como a proposta da imagem da mandala para as redes em saúde, configuram sua particular produção e têm sido objeto de formulação, discussão e consolidação de seu propósito de conhecimentos e práticas. Destaca-se o Projeto SUS Educador – Formação e Desenvolvimento de Trabalhadores para o Sistema Único de Saúde –, que tem como objetivo geral ativar processos pedagógicos no trabalho e no ensino da saúde. Reconhecendo que o cotidiano informa necessidades, evidencia a pulsação de todas as coisas, arma tarefas inéditas e reivindica ações inusitadas, tomamos a rede de saúde como fonte e alimento vivo às aprendizagens. O setor da saúde não é, para nós, o consultório individual ou a autonomia liberal-privatista de cada profissional, é uma rede de ações e serviços que envolve gestão, atenção, participação e formação. Essa rede é a grande escola ou a grande sala de aula. Um consultório é de rua, das ruas, das vidas, da “educação do lugar”. A autonomia profissional é em equipe, no trabalho cooperativo, no desafio da responsabilidade ética e da não forma para todas as respostas, uma “entredisciplinaridade”. Da clínica individual e consultorizada ao Sistema Único de Saúde. Da formação no hospital universitário à formação na rede SUS-escola. Processos de mudança na educação de profissionais de saúde no país, articulados com o SUS. Trecho da contracapa da obra.
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Atenção Básica e Educação na Saúde
Image Intensidade na atenção básica: prospecção de experiências ‘informes’ e pesquisa-formação (Prospecção de Modelos Tecnoassistenciais na Atenção Básica em Saúde) - Volume 2
by Davi Duarte last modified 18/03/2016 23:47
Located in Editora Rede Unida / Biblioteca Digital / Série Atenção Básica e Educação na Saúde