Destaques
Rede lamenta perda do Prof. Mário Chaves
Os membros da Rede Unida lamentam profundamente o falecimento do prof. Mário Chaves, ocorrido no dia 28/02, na cidade do Rio de Janeiro. Médico, odontólogo e professor, que atuou por 60 anos na saúde pública, Prof. Mário é reconhecido pelo papel fundamental no desenvolvimento do projeto de criação da Rede Unida, em 1985, junto com docentes, pesquisadores e profissionais da saúde mobilizados para a qualificação da Educação Profissional em Saúde.
Como sanitarista trabalhou durante dois anos na Fundação SESP (Serviço Especial de Saúde Pública), doze anos na Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e na Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo ocupado postos em Washington, D.C, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Genebra. Além disso, Prof. Mário colaborou para a criação e desenvolvimento do NUTES/CLATES, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuou na criação de entidades como a ABEM, ABENO, ABEn e ABRASCO, e contribuiu para a criação de várias associações latino-americanas, como a FEPAFEM.
No Brasil, Prof. Mário recebeu a homenagem da Rede Unida com a criação do Prêmio Mário Chaves, na categoria de experiências inovadoras de mudanças na formação de trabalhadores da saúde. Também recebeu o honroso título de Professor Doutor Honoris Causa pela Universidade do Brasil, em 1964, e pela Universidade Federal da Bahia em 1985, além de ter ocupado a Cadeira 42 da Academia Brasileira de Odontologia.
A Coordenação Nacional da Rede Unida lamenta a morte do amigo e Prof. Mário Chaves, que se mantém vivo no exemplo de vida e pela história construída.
Sucesso na submissão de trabalhos no Centro-Oeste
A comissão organizadora do Encontro Regional Centro-Oeste comemorou, ontem (26/10), o encerramento do período de submissão de trabalhos com a marca de 215 títulos submetidos em menos de 15 dias. O feito indica a sucesso e a mobilização para o evento que acontece nos dias 13 e 14/11, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS). Com o tema “Diálogos oportunos: formação, trabalho, saúde e vida”, o Encontro será o primeiro dos seis eventos organizados pela Rede Unida como atividades preparatórias ao seu 12º Congresso Internacional, previsto para março de 2016. De acordo com a comissão científica, foram recebidos 215 títulos distribuídos entre trabalhos acadêmicos, relatos de experiência e de aproximações com o SUS.
Quem não submeteu trabalho, mas deseja participar do Encontro, ainda pode se inscrever gratuitamente no site da Rede Unida. Lembramos que ainda há vagas para oficinas temáticas (www.redeunida.org.br/congresso2016/regionais/centro-oeste/oficinas).
80 estudantes comemoram êxito do VER-SUS Amazonas
Até dia 14/03, 80 estudantes participam do projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), no Amazonas. Ao longo dos oito dias de vivência, os participante puderam fazer aproximações e reflexões sobre o SUS nos municípios de Borba, Barreirinhas, Boa Vista dos Ramos, Caapiranga, Itapiranga, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Urucurituba, na região norte do Brasil. A iniciativa, que acontece em todo o território nacional, alcançou grande êxito na região norte devido à ativa participação do coordenador regional da rede Unida, Júlio Cesar Schweickardt, e Rodrigo Tobias, na comissão organizadora do Amazonas.
Saiba mais sobre o VER-SUS em versus.otics.org.
Carta aos estagiários e mediadores do Estágio de Vivências no SUS (BA)
A Comissão Organizadora da 7ª edição do Estágio de Vivências no SUS, na Bahia, preparou uma carta aos estagiários e mediadores com informações sobre as vivências. A carta traz informações sobre hospedagem, alimentação, transporte e a dinâmica de distribuição dos estagiários e mediadores. As vivências na Bahia acontecem de 7 a 14/03.
Confira a carta na íntegra:
Carta aos estagiários e mediadores e novas informações sobre a imersão da 7ª Edição do Estágio de Vivências no SUS Bahia
Está chegando a hora mais esperada! O momento de vivenciar o Sistema Único de Saúde nos seus diversos contextos, refletir, pensar alternativas e construir coletivamente o saber, considerando a atuação dos futuros profissionais de saúde engajados com as necessidades sociais.
Esclarecemos que o Ministério da Saúde/Rede Unida custeará as despesas referentes ao café da manhã, almoço e jantar no período da Vivência, no próprio hotel onde os estagiários e mediadores ficarão hospedados e o transporte interno (van) para o deslocamento no município (Salvador) durante a imersão. Cabendo a todos os participantes, apenas, as despesas referentes ao consumo próprio (lanches, água e outras coisas pessoais) e os seguintes deslocamentos:
- da residência para Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) (dia 07 de março de 2015, sábado) e do Hotel para residência (dia 14 de março de 2015, sábado).
Todos os estudantes e mediadores deverão comparecer à EESP, localizada na Rua Conselheiro Pedro Luiz, nº 171, Rio Vermelho, CEP: 41.950-610, Salvador – Bahia, no dia 07 de março de 2015, impreterivelmente, às 8h.
Neste momento, os mesmos saberão em qual Distrito Sanitário, Hotel e com quais mediadores de aprendizagem realizarão a vivência. Além disso, receberão o material do Estágio e se deslocarão para o Hotel, onde a vivência terá início.
Todos os estudantes deverão permanecer, impreterivelmente, hospedados no Hotel durante o período integral da vivência, assim como declarado no Termo de Compromisso.
Desejamos a todos uma vivência bastante proveitosa, com muita discussão e aprendizado e que vocês possam se tornar atores ativos na luta e construção de uma saúde integral para todos no Estado da Bahia e no Brasil.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Rede Unida apoia nota divulgada pelo CNS
A Coordenação Nacional da Rede Unida apoia o Conselho Nacional de Saúde que posicionou-se (por meio de nota divulgada no dia 11/02) contrário à aprovação do Projeto de Emenda Constitucional nº 358 pela Câmara dos Deputados. Conhecido como PEC do Orçamento Impositivo, por tornar obrigatória a execução das emendas parlamentares, o projeto altera a metodologia de financiamento do SUS, reduzindo consideravelmente o montante de recursos federais destinado à saúde pública.
Leia a nota do CNS na íntegra
Participação popular é destaque no VER-SUS no Vale do São Francisco
De 11 a 17/01, cerca de 50 estudantes de diversas universidades do país tiveram a oportunidade de participar da 3ª edição do VER-SUS nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), na região do Vale do São Francisco. Durante a vivência, além de visitar os serviços de saúde da região, como as unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais, os participantes puderam conhecer outros espaços como a Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar e Centros de Referência de Assistência Social. Os estudantes visitaram também comunidades de assentados, ribeirinhas, quilombolas, indígenas e terreiros de Candomblé com o intuito de gerar a compreensão de que a saúde não se resume aos serviços de saúde.
Confira o relato completo da vivência no site da Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net/88423-ver-sus-no-vale-do-sao-francisco-ressignificando-a-formacao-de-profissionais-da-saude)