Destaques
Goiás estreia no VER-SUS
A cidade de Aparecida de Goiânia será a primeira de Goiás a realizar o VER-SUS no estado, entre 21/02 a 01/03. Os interessados em participar devem ficar atentos ao prazo de inscrição que está aberto até dia 18/01, no endereço versus.otics.org. Nesta vivência, durante nove dias, 20 estudantes participarão ativamente do cotidiano de diferentes espaços da saúde, movimentos sociais e outros espaços de reflexão sobre o SUS. Se você está interessado em participar desta edição de verão em Aparecida de Goiânia, não deixe de se inscrever! A divulgação dos resultados da seleção será dia 03/02.
Para realizar sua inscrição no VER-SUS, acesse:www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus.
Para mais detalhes sobre a vivência, entre em contato com a Comissão Organizadora:versusgoias@gmail.com
Fiocruz abre inscrições para especialização
Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS), da Fiocruz. Com o tema "Políticas de Acesso Livre: Repositórios e Periódicos Eletrônicos", o curso enfoca quatro eixos: acesso; organização; comunicação e usos; aplicações da informação científica e tecnológica. Ao todo são ofertadas 15 vagas e as inscrições acontecem de 05 de janeiro a 10 de fevereiro de 2015.
Saiba mais em http://www.icict.fiocruz.br.
Rede Unida disponibiliza vídeo para comissões organizadoras do VER-SUS
Com o intuito de auxiliar as comissões organizadoras no planejamento e organização das vivências do VER-SUS, a Rede Unida em conjunto com a Rede Governo Colaborativo em Saúde, prepararam um vídeo com informações sobre o processo de prestação de contas das vivências. Além de apresentar dicas e regras para o preenchimento dos orçamentos, o vídeo traz instruções para o preenchimento de notas fiscais e para o envio de materiais.
O VER-SUS é um projeto coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde que visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o SUS.
Confira o vídeo em: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/comissao-organizadora/tutoriais
Livro sobre Atenção Básica e Gestão é lançado pela Editora Rede Unida
“Atenção Básica em Produção: Tessituras do Apoio na Gestão Estadual do SUS”. Esse é o título do livro que acaba de ser lançado pela Editora Rede Unida. Organizado por Sandra Fagundes, Alexandre Amorim, Liane Righi e Ricardo Heinzelmann, a publicação reúne experiências da gestão do SUS na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2014, tecidas pelas mãos de gestores e profissionais, tanto da rede de atenção e cuidado ao usuário, quanto da rede de apoio e educação permanente desses trabalhadores.
O livro também registra invenções e produções realizadas, a partir do apoio institucional na Atenção Básica em Saúde, no campo da gestão e da produção de cuidados com populações invisíveis e/ou estigmatizadas.
A publicação faz parte de uma série composta por livros e coletâneas organizadas a partir de resultados de pesquisas empíricas e teóricas sobre temas relacionados à Educação na Saúde e à organização da Atenção Básica, chamada “Série Atenção Básica e Educação na Saúde”.
O livro “Atenção Básica em Produção: Tessituras do Apoio na Gestão Estadual do SUS” está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH. Confira!
Inscrições prorrogadas para VER-SUS em Porto Alegre/Cachoeirinha
A secretaria executiva do VER-SUS acaba de informar que foram prorrogadas até 02/01 as inscrições para o VER-SUS na Região Metropolitana (Porto Alegre/Cachoeirinha). De 17 a 28/01 os participantes terão a oportunidade de se aproximar da realidade local e dividir suas percepções a respeito da rede que constitui o SUS. Ao todo, 80 viventes e 18 facilitadores participarão do projeto na região.
Para realizar sua inscrição, acesse: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus
Sai lista de selecionados para o VER-SUS em Fortaleza
A secretaria executiva do VER-SUS acaba de divulgar a lista de selecionados para a vivência na cidade de Fortaleza, no Ceará. A 5ª edição do projeto acontece de 24/01 a 01/02 e reafirma, mais uma vez, o compromisso da cidade com a educação profissional em saúde, de forma interdisciplinar e intersetorial. Ao todo, serão oferecidas 24 vagas (20 para viventes e 4 para facilitadores). Confira a lista!
Em breve a secretaria executiva divulgará os selecionados para as vivências em Cajazeiras (PB), Sertão do Pajeú (PE), Ijuí (RS), Santo Angelo (RS) e Frederico Westfalen (RS). A lista de selecionados estará disponível em: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus/resultados