Destaques
RS abre inscrição para VER-SUS em mais duas regiões
Está aberto o período de inscrição para o VER-SUS em mais duas regiões do Rio Grande do Sul. Os interessados em participar do projeto na Região Metropolitana (Porto Alegre/ Cachoeirinha) e Vale dos Sinos (Novo Hamburgo) têm até o dia 22/12 para fazer a inscrição. Coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde, o projeto VER-SUS Brasil visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o Sistema de Saúde dos brasileiros.
Na Região Metropolitana (Porto Alegre/ Cachoeirinha) o período de vivência acontece de 17 a 28/01, quando os participantes terão a oportunidade de se aproximar da realidade local e dividir suas percepções a respeito da rede que constitui o SUS.
Já no Vale dos Sinos (Novo Hamburgo), a intenção é possibilitar a troca de saberes entre os diversos atores envolvidos no sistema de saúde (gestores, profissionais de saúde, estudantes e representantes de movimentos sociais), transformando a vivência em um espaço de discussão para o fortalecimento e aprimoramento do SUS. A vivência acontece de 16 a 26/01.
Faça sua inscrição em: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus
Inscrições prorrogadas para VER-SUS do Sertão do Pajeú
Foi prorrogado até 19/12 o prazo de inscrição para o VER-SUS na Região do Sertão do Pajeú, no estado do Pernambuco. Durante os 14 dias da vivência, os participantes terão a oportunidade de se aproximar dos serviços de saúde local e de comunidades quilombola, indígena e de trabalhadores rurais. De acordo com a comissão organizadora local, a seleção dos participantes será realizada no dia 20/12 nos municípios de Recife, Serra Talhada, Caruaru e Vitória de Santo Antão.
Para mais detalhes sobre esta vivência, envie um e-mail para versuspe@gmail.com.
Para realizar sua inscrição no VER-SUS na Região do Sertão do Pajeú, acesse: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus
Sai lista de selecionados para VER-SUS no Mato Grosso do Sul
A comissão organizadora do VER-SUS no Mato Grosso do Sul acaba de divulgar a lista de selecionados para as vivências no estado. De 24 a 31/1 os 46 participantes terão a oportunidade de se aproximar do cotidiano de diferentes espaços de saúde, movimentos sociais e outros espaços de reflexão sobre o SUS nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Porto Murtinho.
Para mais informações sobre as vivências, envie um e-mail para versusms67@gmail.com.
Rio Grande do Norte abre período de inscrições para o VER-SUS
O Rio Grande do Norte (RN) é mais um estado que aderiu ao projeto VER-SUS Brasil e está com período de inscrições aberto, até 19/12, para viventes e facilitadores. As vivências acontecerão em oito cidades, entre os dias 12 e 21/01, e se configuram como espaços privilegiados de interação e imersão no cotidiano do SUS.
De acordo com a comissão organizadora local, o VER-SUS Rio Grande do Norte pretende qualificar os futuros profissionais do SUS em um espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS.
Coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde, o projeto VER-SUS Brasil visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o Sistema de Saúde dos brasileiros. O VER-SUS é um projeto nacional, com vivências regulares no verão e no inverno, nas cinco regiões do país.
Fique atento ao cronograma para não perder os prazos!
Novas inscrições para o VER-SUS em novos estados. Participe!
Os municípios de Fortaleza, no Ceará; Arapiraca, em Alagoas; e Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul são as novas localidades a receberem inscrições para o projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS, o VER-SUS. Coordenado pela Rede Unida e financiado pelo Ministério da Saúde, o projeto visa aproximar estudantes, profissionais de saúde, professores, gestores e representantes de movimentos sociais para refletir sobre o cotidiano no SUS. O VER-SUS é um projeto nacional, com vivências regulares no verão e no inverno, nas cinco regiões do país.
Saiba mais sobre o VER-SUS em versus.otics.org.
RS - Frederico Westphalen:
A região do Alto Uruguai oferece 23 vagas para viventes e 5 para facilitadoras e o período de inscrição vai de 04/12 a 12/12. Com a vivência, a rede de quatro cidades dialogará com os participantes sobre o SUS. Esta é a 3ª edição na região.
Para mais informações entre em contato com: cesaufw@gmail.com.
CE- Fortaleza:
A 5ª edição do VER-SUS Fortaleza acontece no verão de 2015 e reafirma, mais uma vez, o compromisso da cidade com a educação profissional em saúde, de forma interdisciplinar e intersetorial. Dialogando continuamente com os atores sociais das comunidades locais, do campo, quilombolas e indígenas, a iniciativa parte da compreensão de que o processo de saúde-doença envolve questões biopsicossociais e espirituais, e assim reúne visões e formas de produzir saúde que são complementares. As inscrições vão de 25/11 a 07/12 para viventes e facilitadores.
Para mais informações sobre essa vivência, contate: versus2015.1@hotmail.com.
AL - Arapiraca:
Alagoas estreia no VER-SUS Brasil oferecendo 30 vagas para viventes com inscrição de 08 a 14/12. A proposta do VER-SUS Alagoas visa auxiliar na formação, na ampliação do conhecimento nas problemáticas do Sistema Único de Saúde, facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes. O alojamento será na UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) e será necessário que os viventes tragam colchões ou colchonetes, Kit refeição (prato, talheres e copo) e kit de higiene pessoal.
Para mais detalhes, entre em contato com a comissão organizadora local pelo e-mail: versusalagoas@gmail.com.
Para realizar sua inscrição no VER-SUS, acesse: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus.
VER-SUS abre inscrição para quatro localidades do Rio Grande do Sul
Os municípios de Ijuí, Santa Maria, Santiago e Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, aceitam inscrições para participar do projeto VER-SUS, edição de verão 2015. Ao todo, serão ofertadas 95 vagas, mas os interessados devem ficar atentos aos prazos de cada região. As vivências nesses municípios acontecem entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015. De acordo com a secretaria executiva do VER-SUS, o estado do Rio Grande do Sul terá outras novas vivências com novos prazos de inscrição para o verão de 2015, além das quatro localidades aqui destacadas. São elas: Porto Alegre e Região Metropolitana, Novo Hamburgo, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
Santa Maria:
O VER-SUS Santa Maria/RS é caracterizado por 14 dias de imersão em que os participantes compartilham um espaço e suas experiências. Os viventes ficam em convivência no centro de eventos da UFSM, com espaço para o descanso e para as discussões. Serão ofertadas 35 vagas para viventes e 10 vagas para facilitadores. O período de inscrição é de 01 de novembro a 20 de dezembro, e a Vivencia será de 13 de janeiro a 26 de janeiro.
Para mais informações entre em contato com: versus.santamaria@gmail.com.
Santiago:
Nos 10 dias (31 de janeiro a 09 de fevereiro de 2015), os 19 viventes e três facilitadores ficam em convivência em um espaço de acolhimento coletivo no Campus da URI Santiago/RS, dividindo suas percepções a respeito da rede que constitui o SUS e tecendo proposições para pensar o meio em que estão inseridos. O fato de o alojamento estar localizado no espaço da Universidade faz com que o vivente (re)conheça possibilidades no espaço acadêmico, de modo que ao retornar ao seu cotidiano, busque outros movimentos que incitam o protagonismo estudantil. O período de inscrição é de 01 a 22 de dezembro de 2014.
Para mais informações, envie um e-mail para: versusantiago@outlook.com
Santo Ângelo:
O VER-SUS Santo Ângelo ocorrerá no mês de fevereiro, dos dias 02 a 11. Serão ao todo 17 vagas para viventes. O alojamento aos participantes será na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - campus Santo Ângelo. O último VER-SUS nessa região ocorreu no inverno de 2013 e agora está sendo retomado. As inscrições irão ocorrer de hoje (01/12) a 22 de Dezembro.
Para mais informações sobre essa vivência, contate: coletivoabrasus@hotmail.com.
Ijuí:
O VER-SUS verão 2015 Ijuí será relacionado ao quadrilátero da educação permanente em saúde: gestão, ensino, serviço e controle social. Serão ofertadas 22 vagas para viventes e 4 para facilitadores . A vivência acontecerá entre os dias 23 de janeiro e 01 de fevereiro. O alojamento será em uma escola estadual, que fará com que o ar seja de união e coletividade. Dessa forma, é necessário que você leve colchão, colchonete ou saco de dormir, roupas de cama, prato, caneca, talheres e etc. O período de inscrição é de 25 de novembro a 05 de dezembro de 2014.
Para mais detalhes, entre em contato com a comissão organizadora local pelo e-mail: coletivoamasus@gmail.com
Para realizar sua inscrição no VER-SUS, acesse: www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus
Mais orientações sobre as vivências disponíveis no Site do VER-SUS: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus/editais