Destaques
Editora Rede Unida lança nova publicação
A Editora da Rede Unida acaba de lançar o livro “Experiências de Apoio Institucional no SUS: da teoria à prática”, organizada por Leticia de Moraes Falleiro, e disponível para download na internet. Na publicação, o leitor entrará em contato com diversas experiências e acontecimentos que remetem ao que representa tornar-se Apoiador(a) nas organizações de saúde, compor equipes e projetos de Apoio, e apoiar gestores e trabalhadores no contexto do SUS. São 11 narrativas, apresentadas em 263 páginas e produzidas por trabalhadores e gestores que trazem, na linguagem, a emoção de quem vive e repensa sua própria ação e existência no mundo. São registros de vida intensa no trabalho e acontecimentos que se passam há anos na Bahia.
“Experiência de Apoio Institucional no SUS” é o sexto título da coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde, dedicada à divulgar resultados de pesquisas empíricas e teóricas sobre temas relacionados às linhas desenvolvidas nos últimos anos pelo grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e por pesquisadores do campo das análises micropolíticas do trabalho e do cuidado em saúde.
Leia Experiências de Apoio Institucional no SUS: da teoria à prática
Novidade! Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia
A Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) junto à Editora da Rede Unida lançaram, ontem (24/09), a primeira revista brasileira dedicada à Educação, Saúde e Fisioterapia. Disponível na versão eletrônica, a “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” visa oferecer a profissionais, docentes, estudantes e interessados no tema um espaço privilegiado para a troca de experiências, pesquisas, estudos, relatos e publicações. O lançamento ocorreu durante o 4º Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 1º Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e o 24º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, em Natal (RN).
Levar a produção de conhecimento, muitas vezes restrita ao mundo acadêmico, mas com relevante valor de uso para os profissionais de saúde e usuários, foi o que motivou a parceria da ABENFISIO com a Editora da Rede Unida. Assim, o conselho editorial da “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” se dedicou a criar um veículo de comunicação inovador, capaz de proporcionar a interlocução entre diversos saberes, alinhada às demandas da sociedade e com maior liberdade na forma de diálogo.
Além disso, a criação da revista surge para suprir a necessidade de debater questões relativas às mudanças ocorridas nas diretrizes curriculares dos cursos de fisioterapia (ocorridas em 2002); às dificuldades pedagógicas na Fisioterapia; à formação de fisioterapeutas com foco na saúde funcional dos indivíduos e coletividades; à formação articulada aos espaços onde se produz saúde e seus processos de trabalho; entre outros assuntos.
Em seu primeiro número, a “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” aborda temas importantes, tais como: as políticas públicas de saúde, interdisciplinariedade do cuidado, a formação e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, relatos de experiência sobre a inserção do profissional em modelos interdisciplinares, cuidado nas práticas corporais, e a educação interprofissional e práticas colaborativas.
A revista também apresenta pesquisas científicas sobre avaliação formativa na Atenção Primária; a percepção dos usuários sobre as ações profissionais desenvolvidas em ambientes domiciliares; e a visão das crianças sobre saúde e tabagismo, entre outras.
O número 01 da revista “Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia” é acompanhado de seu primeiro suplemento que apresenta os anais 4º Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 1º Congresso Brasileiro de Educação em Fisioterapia e o 24º Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.
Acesse!
Congresso Internacional de Campo Grande começa a ser planejado
Representantes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e membros da coordenação nacional da Rede Unida estiveram reunidos nos dias 04 e 05/09, em Campo Grande (MS), para planejar o 12º Congresso Internacional e os Encontros Regionais. O suporte tecnológico, a logística e infraestrutura, o mapeamento de salas, auditórios, rede hoteleira e de transporte foram alguns dos assuntos tratados pelos participantes, que também definiram o organograma de trabalho das comissões envolvidas.
A reunião aconteceu na própria UCDB e contou com a participação da assessora da pró-reitoria de ensino e desenvolvimento institucional da universidade, Maineide Zanotto Velasques. Na ocasião, os membros da Rede Unida tiveram a oportunidade de visitar alguns espaços onde acontecerão as atividades do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para março de 2016.
Com quatro anfiteatros, salas multimídias, ampla área de circulação e mais de 100 salas de aula, a UCDB se configura como um espaço privilegiado para a realização do evento e uma importante parceira ao abrir suas portas para acolher o Congresso da Rede Unida. A Universidade também será sede do Encontro Regional Centro-Oeste, que acontece agora nos dias 13, 14 e 15 de novembro, e visa colher contribuições à programação da 12ª edição do congresso.
Além dos dois eventos já agendados para a UCDB, a presidente do 12º Congresso, Vera Kodjaoglanian, anunciou que ampliará o debate sobre a Educação Permanente e a Formação Profissional em Saúde, no Centro-Oeste, para contribuir com a construção da programação do evento. De acordo com Vera, a intenção é de também realizar, ao longo de 2015, encontros em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, bem como em Corumbá, Dourados e Três Lagoas, atendendo ao público das macrorregiões do Mato Grosso do Sul.
Para dar conta de todas essas atividades, na reunião, a coordenação nacional e a comissão local da Rede Unida produziram um organograma e algumas das comissões já estão definidas. São elas: comissão científica e de programação, de gerenciamento das inscrições, comissão cultural, comissão de infraestrutura, de passagens e hospedagens, receptivo, transporte local, alimentação, comunicação, suporte tecnológico, logística da UCDB e comissão de monitoria, entre outras.
Mesmo com muito trabalho, os envolvidos terminaram a reunião entusiasmados com o desafio de levar um congresso da Rede Unida para o Mato Grosso do Sul. A expectativa é que o evento de 2016 mobilize cerca de cinco mil participantes. A próxima reunião de planejamento acontecerá em novembro, também em Campo Grande (MS).
UnB lança edital para Programa em Medicina Tropical
Estão abertas até 17/10 as inscrições para os cursos de doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB). Para os candidatos que residem no Brasil, são oferecidas 15 vagas para o doutorado e 24 vagas para o mestrado. Já para aqueles que residem no exterior são oferecidas 2 vagas para o doutorado e 2 vagas para o mestrado. O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical tem como foco de interesse a pesquisa de doenças em populações negligenciadas ligadas a condições socioeconômicas precárias tais como doença de Chagas, leishmanioses, malária, HIV/Aids e hanseníase.
As inscrições são para o primeiro período letivo de 2015 e deverão ser efetuadas pessoalmente pelo interessado, ou por procurador devidamente constituído, na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação em Medicina Tropical, Campus Darcy Ribeiro, na UnB.
Confira o edital na íntegra
Sec. municipais de saúde participam de curso sobre Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde
Mais de cinco mil secretários municipais de saúde de todo o Brasil terão a oportunidade de participar do curso de especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho na Educação (SGTES/MS), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). A primeira edição do curso será realizada no mês de setembro e contará com 200 turmas.
Com o objetivo de formar especialistas em gestão para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o aprimoramento dos processos de organização das redes de atenção, o curso será oferecido na modalidade de educação à distância e contará com três encontros presenciais. Para mais informações, acesse www.cead.uff.br/mgs/.
Novas oportunidades de mestrado e residência na Fiocruz
Estão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e para o curso em Residência Multiprofissional em Saúde da Família, uma parceria da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) e o Núcleo do Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde (Nerj/RJ).
Os interessados em participar do mestrado em Educação Profissional em Saúde têm até 26/09 para realizar a inscrição. Além do aprofundamento do conhecimento técnico e acadêmico sobre o tema, o curso tem o objetivo de desenvolver habilidades para a realização de pesquisas e processos, produtos e metodologias em áreas específicas. Acesse o edital.
Já a Residência Multiprofissional em Saúde visa promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior à atuarem nas equipes de saúde da família com desempenhos de excelência em diferentes áreas de competência. As inscrições para o curso ficam abertas até 03/10. Acesse o edital.
É importante lembrar que o mestrado e a residência são oferecidos gratuitamente! Faça sua inscrição agora mesmo!