Destaques
Nota de Falecimento
Os membros da Rede Unida lamentam a perda da estudante Laureane Salapata, de 18 anos, uma das 231 vítimas fatais da tragédia ocorrida na boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), na madrugada do último domingo (27/01). Estudante do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, Laureane participou do projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do SUS), no verão de 2012. Laureane era natural de Santo Ângelo, nascida em 14 de março de 1994, e morava em Santa Maria, onde cursava sua graduação.
Quando se inscreveu no projeto, a jovem que ainda não tinha completado 18 anos, já afirmava que pretendia levar a realidade vivenciada e o aprendizado para sua universidade, podendo, assim, realizar projetos para melhorar a qualidade do ensino no país. Engajada em diversas atividades do VER-SUS, Laureane será, por nós, sempre lembrada como a jovem esperança de quem militava por um SUS melhor.
Estamos inconsolados com essa perda já confirmada e nos solidarizamos com familiares e amigos. Sabemos que a perda é irreparável, mas acreditamos que o tempo acalma o coração. Da mesma forma, estamos inconformados com a perda dos mais de 200 jovens que estavam se divertindo na festa da boate Kiss. Eram jovens vidas, jovens sonhos, jovens em processo de formação profissional, com certeza, jovens cheios de esperança na possibilidade de construção de um mundo melhor.
Não podemos deixar de externar nossa imensa tristeza e afirmar que estamos solidarizados para mobilizar quaisquer esforços que sejam necessários para amenizar a dor e para auxiliar familiares e amigos. Estamos solidarizados à Universidade Federal de Santa Maria, bem como com a 4a Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria, nossas parceiras no projeto VER-SUS.
A toda população de Santa Maria e região, nossa solidariedade!
Coordenação do Projeto VER-SUS/Brasil
Coordenação da Rede Unida
Fiocruz oferece curso em Informação C & T em Saúde
Estão abertas até 21/02 as inscrições para a seleção do curso de especialização lato sensu em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS), da Fiocruz. O curso tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições integrantes do SUS e daquelas voltadas para a ciência e tecnologia em saúde. Além disso, a iniciativa visa capacitar profissionais que atuam nas diversas atividades ligadas à produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica.
Em 2013, o tema central do curso são “Repositórios Institucionais”, com foco em quatro eixos: acesso, organização, comunicação e usos, e aplicações da informação científica e tecnológica. Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas e a carga horária total é de 360h. Veja como se inscrever em http://www.fiocruz.br/icict/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2322&sid=18
Atenção Universitários! Novo VER-SUS Brasil
Os estudantes universitários das cinco regiões do País interessados no campo da Saúde e na defesa do SUS não podem deixar de se inscrever na nova edição do projeto VER-SUS – Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde junto à Associação Brasileira da Rede Unida, o CONASS, o CONASEMS, a UNE, a FIOCRUZ e a UFRGS para qualificar a formação de profissionais de saúde engajados, críticos e mobilizados para a radical melhoria do sistema de saúde dos brasileiros. O período de inscrição já está aberto no endereço versus.otics.org.
Além de contribuir para a formação em saúde, o VER-SUS também tem se materializado como uma boa oportunidade para que gestores e trabalhadores reflitam sobre seus saberes e práticas no cotidiano do trabalho ao receberem os “viventes” (apelido dado aos alunos participantes no projeto). Isto porque, a experiência cumpre o desafio de por em diálogo gestores, profissionais, pesquisadores, acadêmicos e usuários ao longo dos dez dias em que os viventes visitam a rede de saúde de um determinado território.
As visitas dos alunos ao sistema de saúde contam sempre com a figura de um “facilitador”, responsável por mediar e promover debates sobre assuntos pertinentes e por dar fluxo ao cronograma de trabalho construído coletivamente entre os envolvidos. Além disso, o facilitador age como interlocutor entre a coordenação nacional do projeto, as secretarias e universidades participantes e os estudantes inscritos na vivência. As coordenações locais das iniciativas VER-SUS e os trabalhadores dos sistemas locais também são fundamentais para as Vivências, assim como os demais movimentos sociais.
As edições anteriores da retomada do VER-SUS, por onde já passaram mais de 3 mil estudantes de diferentes cursos de graduação, legitimam o projeto como sendo uma oportunidade para a troca de experiências, de culturas e de olhares sobre a saúde e sobre o SUS. Os relatórios técnicos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência gerados a partir das vivências e apresentados em diferentes espaços revelam o caráter agregador do projeto, capaz de transformar a formação profissional, mobilizar força de trabalho para o SUS e promover a cidadania por meio da Saúde.
O VER-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção à Saúde (SAS), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), com o apoio dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (CONASS e CONASEMS), da UNE (União Nacional dos Estudantes), da Fiocruz e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de universidades e municípios parceiros na condução de experiências locais e Regionais. Nesta edição, o projeto tem apoio também da Organização Panamericana da Saúde (OPAS).
Neste semestre, o período de realização das vivências foi ampliado, permitindo adaptar a realização do projeto durante as férias dos estudantes, flexibilizando conforme o calendário das universidades, em especial das instituições federais afetadas pela greve de 2012.
Quem pode participar?
Todo e qualquer estudante universitário interessado no campo da Saúde e na construção e fortalecimento do SUS. Os interessados devem se inscrever no site versus.otics.org.
Como promover o VER-SUS no seu estado ou região?
Se você é gestor, docente ou estudante preocupado com a radical melhoria da Saúde dos brasileiros, não deixe de levar o VER-SUS para o seu estado ou região para contribuir com a ampliação do debate para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. As secretarias de saúde e instituições de ensino deverão demonstrar interesse em promover o VER-SUS por meio da adesão ao projeto junto ao Ministério da Saúde. No termo de adesão, estará registrado o conjunto de compromissos assumidos entre as partes para viabilizar a vivência. Detalhes sobre o termo de adesão podem ser acessados em versus.otics.org.
CONTATO: Coordenação Nacional do VER-SUS - Rede Unida
(51) 3391-1252
Fiocruz Amazônia realiza encontro sobre educação permanente
De 31/01 até 02/02, acontece em Manaus o I Encontro Estadual do Programa de Educação Permanente na Gestão Regionalizada do SUS – Amazonas. O evento marca o início do Curso de Especialização em Processos Educativos e do Curso de Especialização de Aperfeiçoamento em Educação Permanente na Gestão Regionalizada do SUS. As políticas de educação permanente e a regionalização no estado do Amazonas são alguns dos destaques da programação.
O Encontro é uma realização do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS/AM).
Serviço:
De 31/01 até 02/02.
Das 8 às 17h.
No Auditório do Centro Universitário de Manaus (CEULM/ULBRA) - Av. Carlos Drummond de Andrade, 1460 - Japiim II - Manaus - Amazonas.
Saiba mais sobre a Fiocruz Amazônia em www.amazonia.fiocruz.br.
Curso de Informações em Saúde e Registros de Câncer
Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Técnica em Informações em Saúde e Registros de Câncer da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fiocruz. Sob coordenação do Laboratório de Educação Profissional em Informações em Saúde, da EPSJV, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de saúde de nível médio que já desenvolvem atividades relacionadas à Informação em Saúde ou aqueles que pretendem desenvolver atividades nesta área.
Com uma carga horária de 244h, o curso acontece de 12/03 a 03/12. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas.
Faça sua inscrição em http://www.epsjv.fiocruz.br/index.php?Area=CursoEPSJV&Tipo=Tecnica&AreaCurso=29&Destaques=1
Nova temporada VER-SUS
Os interessados de todo Brasil em participar da nova edição do projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS), na condição de FACILITADORES, podem acessar ao endereço http://versus.otics.org e preencher o formulário. As inscrições ficam abertas até 06 de dezembro. A comissão organizadora informa que a inscrição para estudantes/viventes abrirão em breve.
Quer saber mais sobre o VER-SUS? Acesse http://versus.otics.org