Nota de Falecimento
Os membros da Rede Unida lamentam a perda da estudante Laureane Salapata, de 18 anos, uma das 231 vítimas fatais da tragédia ocorrida na boate Kiss, na cidade de Santa Maria (RS), na madrugada do último domingo (27/01). Estudante do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria, Laureane participou do projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do SUS), no verão de 2012. Laureane era natural de Santo Ângelo, nascida em 14 de março de 1994, e morava em Santa Maria, onde cursava sua graduação.
Quando se inscreveu no projeto, a jovem que ainda não tinha completado 18 anos, já afirmava que pretendia levar a realidade vivenciada e o aprendizado para sua universidade, podendo, assim, realizar projetos para melhorar a qualidade do ensino no país. Engajada em diversas atividades do VER-SUS, Laureane será, por nós, sempre lembrada como a jovem esperança de quem militava por um SUS melhor.
Estamos inconsolados com essa perda já confirmada e nos solidarizamos com familiares e amigos. Sabemos que a perda é irreparável, mas acreditamos que o tempo acalma o coração. Da mesma forma, estamos inconformados com a perda dos mais de 200 jovens que estavam se divertindo na festa da boate Kiss. Eram jovens vidas, jovens sonhos, jovens em processo de formação profissional, com certeza, jovens cheios de esperança na possibilidade de construção de um mundo melhor.
Não podemos deixar de externar nossa imensa tristeza e afirmar que estamos solidarizados para mobilizar quaisquer esforços que sejam necessários para amenizar a dor e para auxiliar familiares e amigos. Estamos solidarizados à Universidade Federal de Santa Maria, bem como com a 4a Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Maria, nossas parceiras no projeto VER-SUS.
A toda população de Santa Maria e região, nossa solidariedade!
Coordenação do Projeto VER-SUS/Brasil
Coordenação da Rede Unida