Destaques
Inscrições abertas para os 'Círculos de Cultura' do Encontro Regional Nordeste
Estão abertas as inscrições para os ‘Círculos de Cultura’ do Encontro Regional Nordeste, que acontece de 1 a 4/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza. Inspirados na pedagogia de Paulo Freire, os ‘Círculos de Cultura’ são estratégias criativas e participativas de reflexão e construção compartilhada de saberes. As redes sociais como espaço de participação popular; os diálogos entre a formação, controle social e movimentos sociais; e a potência da arte e da comunicação popular em saúde, são alguns dos temas que serão discutidos nos ‘Círculos de Cultura’. Como parte das atividades preparatórias para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, o Encontro Regional Sudeste terá como tema central a Participação na Saúde.
Inscrições abertas para Encontro Regional Nordeste
Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional Nordeste, uma das atividades preparatórias para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontecerá em maio de 2012, no Rio de Janeiro. Pensado a partir de metodologias surgidas no seio dos movimentos populares, o Encontro Regional Nordeste acontecerá de 1 a 4/9, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, e terá como tema central: “Desafios da Participação na Saúde: construindo teias com protagonismo popular”. Por conta da grande articulação da Rede Unida com movimentos de educação popular em saúde, o evento será realizado juntamente com o 1º Encontro Metropolitano de Educação Popular em Saúde e o 1º Encontro Metropolitano de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Fortaleza.
LOCAL: Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antonio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE)
Por um SUS de verdade e igual para todos
Em reunião bastante descontraída, representantes de diversas entidades entregaram a agenda para o Ministro Alexandre Padilha
Na última sexta-feira, dia 05 de agosto, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o documento da agenda estratégica, que resultou do trabalho de um conjunto de entidades para a proposição de ações e compromissos para melhorar o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi desencadeada em audiência conjunta da Abrasco, da Rede Unida, do Cebes e da SBMFC com o Ministro Padilha, ainda no dia de sua posse no Ministério da Saúde, no dia 03 de janeiro passado.
Segundo o Presidente da Abrasco, Luiz Facchini, “entendemos que a saúde é desenvolvimento e precisa de um lugar central na agenda política do país. O momento agora é de esforço coletivo entre militantes, governantes, trabalhadores e da academia para pautar essa questão”.Para o Coordenador Nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, “O SUS de verdade e igual para todos só é possível com passos ainda mais largos de mudanças na formação das profissões da saúde, com o Ministério da Saúde tomando iniciativas fortes em relação às políticas de educação para o setor saúde e retomando a política de educação e desenvolvimento para o SUS, elaborada em 2003 e aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e pela 12ª Conferência Nacional de Saúde”.
Alcindo Ferla lembrou da Carta de Belo Horizonte, no 6º Congresso da Rede Unida, realizado em 2005, onde uma posição formal da instituição destacava a importância das iniciativas no âmbito da gestão da educação e do trabalho na saúde desenvolvidas pelo Ministério. Também lembrou que a avaliação feita durante o 9º Congresso, realizado em Porto Alegre no ano de 2010, com a presença do então Ministro das Relações Institucionais e agora Ministro da Saúde, mostrou que iniciativas locais de mudança e de implantação da educação permanente em saúde se multiplicaram, demonstraram a importância e a centralidade da educação na implementação do SUS e na configuração de subjetividades profissionais voltadas para a integralidade da saúde e a capacidade de desenvolvimento local. “O SUS é uma grande escola e assim precisa ser compreendido pela área de educação dos governos”, destacou o coordenador nacional da Rede Unida.
O coordenador nacional da Rede Unida sugeriu ao Ministro um grande esforço para fortalecer a vinculação ao SUS das residências multiprofissionais e médica e ampliar a participação da sociedade civil nas Comissões Nacionais; para implementar já no início do próximo ano um grande projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VERSUS) em iniciativas locorregionais inovadoras de atenção básica, de gestão participativa e de implementação de redes de atenção, ou seja, “onde o SUS está em implementação e que, portanto, tem o que ensinar aos novos profissionais”; de fomento à educação permanente no cotidiano do trabalho na saúde; de reforço às atividades de ensino em serviços do SUS. “A Rede Unida quer apoiar o Ministério nessas iniciativas, fortalecendo uma formação mais compatível com o SUS e a construção de uma militância e um desejo pelo nosso generoso sistema de saúde nos novos profissionais de saúde”, afirmou o dirigente da Rede.
Abrasco, Rede Unida e outras instituições divulgam Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil
A Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Rede Unida e outras instituições que lutam pelo Movimento de Reforma Sanitária, estarão reunidas no dia 5/8, às 12h, na Fiocruz, para apresentar ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha, uma proposta para a Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil. A iniciativa tem o objetivo de marcar um movimento em defesa do SUS e da centralidade da saúde no debate sobre o desenvolvimento social do país e de uma maior coordenação de esforços, políticas e recursos financeiros que coloque a saúde no contexto dos investimentos econômicos, bem como nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Com a iniciativa, as instituições participantes esperam um maior investimento no saneamento básico, na urbanização das cidades, no acesso e melhoria da educação, na distribuição de renda, na inclusão digital, na segurança pública, no transporte e no trânsito. A entrega da Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil acontece na Tenda da Ciência, localizada no campus Manguinhos, da Fiocruz.
Fonte: www.abrasco.org.br
Novo! Programação atualizada do Encontro Regional Sul
A comissão organizadora do Encontro Regional Sul acaba de divulgar a programação completa do evento. Além de reuniões para planejamento do 10º Congresso Internacional da Rede Unida e das conferências acerca da educação na saúde, bem como das inovações para o SUS, o evento contará com oficinas, rodas de conversa, mostras, entre outras atividades. Para se inscrever, os interessados devem acessar www.redeunida.org.br. O Encontro Regional Sul acontece de 21 a 23/7, em Porto Alegre. Inscrições gratuitas!
Atenção: Além de se inscrever no evento, os interessados em participar das oficinas temáticas devem preencher o formulário de inscrição destinado apenas para as oficinas. Vale lembrar que o número máximo de participantes é de 30 pessoas e o mínimo de 10. Participe!
Local do evento:
Av. Ipiranga, 6311- Partenon – Porto Alegre/RS
Inscrições abertas para oficinas temáticas do Encontro Regional Sul
Estão abertas as inscrições para as oficinas temáticas do Encontro Regional Sul. As atividades serão realizadas no dia 21/7 na parte da tarde e no dia 22/7 pela manhã, na Escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os processos de trabalho em saúde e as práticas de aprendizagem, bem como os desafios para a gestão, educação e usuários dos sistemas municipais de Rede Saúde Escola são alguns dos temas a serem discutidos nas oficinas. Ao todo, o Encontro Regional Sul contará com sete oficinas, todas acerca do tema central do evento “Educação na Saúde: inovação e desafios no cotidiano do Sistema Único de Saúde”. Inscreva-se!