Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Todos na gestão da Saúde!

by Igor Cruz last modified 23/03/2012 08:39
Terceira oficina de ativação para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida debate a gestão da educação e do trabalho no subúrbio carioca
Todos na gestão da Saúde!

Rossana Baduy

 

A Universidade Gama Filho, em Piedade, abriu suas portas, no dia 22/03, para os membros da Rede Unida, profissionais e usuários do SUS, gestores e acadêmicos realizarem a terceira oficina de ativação ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida. A professora da Universidade Estadual de Londrina Rossana Baduy, coordenadora do eixo Gestão do Congresso, foi a convidada desta semana, quando apresentou sua pesquisa “A gestão e suas multiplicidades ou multiplicidades e sua gestão”. Em sua fala, Rossana destacou que as decisões tomadas em cada definição ‘do que fazer’, ‘do como fazer’ e ‘do para que fazer’ se constituem modos de gestão. A oficina é uma das estratégias de mobilização dos cariocas para o congresso.

 

Dedicada aos estudos sobre as micropolíticas do trabalho, a professora defendeu que a gestão em saúde não é somente uma atribuição do “gestor formal”, que faz uso de protocolos, normas e controles apoiado em um modelo centralizado e hierárquico. Pelo contrário, Rossana ponderou que a saúde deve ser pensada a partir de um coletivo de gestão descentralizado em que todos são gestores, inclusive os usuários do SUS. A convidada se lembrou de um episódio, em Londrina, em que uma usuária insatisfeita com a rede de assistência procurou órgãos reguladores e o poder judiciário para promover mudanças no modelo e que tal feito também poderia ser considerado como uma ação de gestão.

 

Outro ponto importante destacado pela professora foi a mediação de conflitos que, no cotidiano do trabalho, muitas vezes têm como solução o afastamento daquele que faz críticas ou apresenta ideias contrárias ao grupo. Para ela, por mais difícil que seja, não se deve entender o conflito como um erro e sim, como uma oportunidade de negociação, de conversa e troca entre profissionais, pois assim se torna possível potencializar o próprio trabalho. E tal perspectiva significa entender o trabalho como um “trabalho vivo” em que a aprendizagem é produzida em ato.

 

 

Veja o vídeo do professor Alcindo Ferla, apresentando a Rede Unida durante o evento.

Oficina prepara cariocas para o 10º congresso

by Igor Cruz last modified 09/03/2012 19:50
Eixo Educação foi debatido por profissionais, estudantes e acadêmicos da saúde, ontem, na Barra da Tijuca
Oficina prepara cariocas para o 10º congresso

"Educação" foi o tema da oficina preparatória

 

Na manhã de ontem (08/03), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro, estudantes e acadêmicos se reuniram para a primeira oficina preparatória ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece de 06 a 09 de maio, na capital carioca. O professor da Universidade Estadual de Londrina, João Campos, e a pesquisadora da Fiocruz e professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá, Adriana Aguiar, foram os convidados responsáveis por estimular a reflexão sobre a Educação - um dos cinco eixos que orientará a discussão durante o evento. O coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, e a presidente do 10º Congresso, Márcia Regina Cardoso Torres, participaram da abertura da oficina e reforçaram a importância da participação de todos no congresso.

 

Ao apresentar a história da Rede Unida, Campos explicou como a Rede tem apoiado processos de mudança na formação profissional em saúde ao longo de seus 25 anos e, ainda, como os congressos da Rede têm se constituído, a cada edição, como espaços vigorosos de aproximação das políticas públicas de saúde com as políticas públicas de educação. Além disso, o professor destacou a expectativa da coordenação da Rede Unida de que o congresso seja o mais participativo possível: “não devemos pensar nos congresso da Rede Unida como eventos em que a gente vai assistir e sim, como momentos em que temos a oportunidade de construir políticas de educação em saúde”, frisou Campos.

 

Já a professora Adriana Aguiar trouxe para a oficina a reflexão sobre cursos de stricto sensu como dispositivos capazes de formarem lideranças na saúde. Em sua fala, Adriana destacou a relevância de discutir o papel dos mestrados profissionais em saúde enquanto modalidade capaz de produzir conhecimento, de gerar pesquisas em serviços de saúde e de propiciar o ensino articulado ao serviço. Adriana também ponderou sobre os desafios dos cursos de mestrado profissional, como é o caso da publicação e da circulação do conhecimento, e reforçou a necessidade de levar este debate para dentro do 10º Congresso Internacional da Rede Unida.

 

A oficina de Educação foi a primeira de quatro que vão acontecer durante o mês de março. No dia 15/03, a Prof.ª Vanderléia Daron será a convidada para palestrar sobre o eixo Participação e Mobilização Popular, no teatro do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, em Campo Grande; no dia 22/03, o tema da Gestão será debatido pela professora Rossana Baduy, na Universidade Gama Filho, em Piedade; e, no dia 29/03, o último fórum preparatório será dedicado ao eixo trabalho, coordenado pela prof. Paulo De Tarso, na Universidade UNIGRANRIO, no Centro da Cidade.

 

Confira o vídeo do coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla

 

Confira o vídeo do coordenador do eixo Educação, João Campos

 

Confira a galeria de fotos do evento

Feira de estande do 10º Congresso da Rede Unida

by Igor Cruz last modified 09/03/2012 17:08
Garanta já seu estande no congresso que reunirá cerca de oito mil participantes de diferentes setores da saúde e da educação, na cidade do Rio de Janeiro. Faça sua reserva!
Feira de estande do 10º Congresso da Rede Unida

Garanta seu estande!

 

A Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida acaba de disponibilizar a planta com as áreas disponíveis para a Feira de Estandes, localizada no 2º pavimento do Centro de Convenções Sul América, no bairro Cidade Nova, no Rio de Janeiro.  Os interessados em fazer parte da Feira de Estandes do 10º Congresso têm até dia 05/04 para formalizar o pagamento junto à montadora oficial do evento. Informações sobre os tipos de estande podem ser encontradas no Manual do Expositor. A abertura da Feira será às 18h do dia 06/05, o período de exposição será de 07 a 09/05, funcionando de 9 às 20h em paralelo à programação.

 

 

Em breve disponibilizaremos o Manual do Expositor

Entre em contato por meio dos e-mails congresso2012@serranacenter.com.br / comercial@serranacenter.com.br.

Trabalhadores da saúde do Rio estão mobilizados para a Rede Unida

by Igor Cruz last modified 07/03/2012 11:22
SMSDC realizará quatro fóruns para aquecer o debate sobre gestão, trabalho, participação e educação em saúde antes da 10ª edição do Congresso Internacional. Programe-se!
Trabalhadores da saúde do Rio estão mobilizados para a Rede Unida

Arcos da Lapa, Rio de Janeiro

 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro, organizadora da 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, divulga que estão abertas as inscrições para os quatro fóruns preparatórios ao congresso. Os fóruns são voltados aos trabalhadores da rede de saúde do estado e do município, e abordarão questões relativas à gestão, ao trabalho, à participação e à educação em saúde. Com os quatro fóruns, previstos para o mês de março, a SMSDC visa divulgar o 10º congresso e estimular a participação dos profissionais e da sociedade, potencializando o debate sobre Saúde no Rio de Janeiro.

 

A Educação será o tema do primeiro fórum que acontece dia 08/03, no Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, na Barra da Tijuca. O coordenador do eixo Educação do 10º Congresso, prof. João Campos, será o convidado a explorar as nuances e pluralidades de debates sobre este tema. Já no dia 15/03, a prof.ª. Vanderléia Daron, será a convidada para palestrar no fórum Participação e Mobilização Popular, que acontece no teatro do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, em Campo Grande. Vanderléia é a coordenadora do eixo participação no Congresso da Rede Unida.

 

O tema da Gestão será debatido, no dia 22/03, na Universidade Gama Filho, em Piedade. A professora Rossana Baduy é a coordenadora deste eixo no 10º Congresso e estará presente para debater com os inscritos. E por fim, no dia 29/03, o último fórum preparatório será dedicado ao eixo trabalho, coordenado pela prof. Paulo De Tarso, que estará presente na Universidade UNIGRANRIO, no Centro da Cidade.

 

Os interessados em participar dos fóruns devem preencher o Formulário de Inscrição.

 

SERVIÇO:

 

08/03 – Eixo Educação (Av. das Américas, 4.200 – Bloco 11 – Barra da Tijuca);
15/03 – Eixo Participação e Mobilização Popular (Rua Engenheiro Trindade, 229 – Campo Grande);
22/03 – Eixo Gestão (Rua Manuel Vitorino, 625 – Piedade);
29/03 – Eixo Trabalho (Rua da Lapa, 86 – Centro da Cidade).

Garanta agora sua inscrição para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida

by Igor Cruz last modified 15/02/2012 11:33
Saiba como efetuar o pagamento por meio de depósito em conta corrente da própria Rede
Garanta agora sua inscrição para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida

Garanta sua inscrição

 

A Comissão Organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida informa que os interessados em participar do evento podem efetuar o pagamento da inscrição por meio de depósito em conta corrente da própria Rede Unida. Para isso, é necessário que o congressista que efetuou o pagamento encaminhe uma cópia do comprovante de depósito para o e-mail comunica@redeunida.org.br ou envie um fax para: (51) 3391-1252.

Conta corrente Rede Unida:

Banco do Brasil
Agência: 1899-6

Conta: 40165-X

Obs: é importante lembrar que os interessados em participar do 10º Congresso devem efetuar a inscrição no sistema de gerenciamento de inscrição (http://www.redeunida.org.br/congresso2012/inscricao) antes de fazer o pagamento.

Rede Solidária de Hospedagem

by Igor Cruz last modified 14/02/2012 14:26
Conheça a iniciativa informal da Rede Unida para acomodar os participantes vindos de outras cidades
Rede Solidária de Hospedagem

Hospedagem Solidária

 

A Comissão Organizadora está planejando inúmeras ações para viabilizar a vinda de todos os interessados em participar do 10º Congresso Internacional da Rede Unida. Uma delas é a “Hospedagem Solidária”. Uma alternativa “informal” de acomodar os participantes vindos de outras cidades e que, por ventura, não disponham de recursos suficientes para despesas com hotelaria.

Para tentar minimizar eventuais problemas com a estadia no Rio, durante o 10º Congresso, a Comissão Organizadora propõe que os participantes do evento, residentes nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói, hospedem participantes vindos de outras regiões com dificuldade de arcar com os custos de hotelaria.

Se você tem um lugar especial, mesmo que seja apenas uma cama, um sofá ou até mesmo um colchonete e tem vontade de acomodar algum participante do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, essa é a oportunidade. E pra você, que deseja participar do nosso evento e ainda não reservou um lugar para ficar ou tem que economizar, essa pode ser a solução!

A ‘Hospedagem Solidária’ é uma alternativa bastante utilizada no exterior e vem ganhando força no Brasil em festivais de música e eventos científicos. Além de facilitar a vinda ao congresso, a ‘Hospedagem Solidária’ funciona como uma rede de atores que buscam a troca de experiências e de cultura. Porém, a Comissão alerta que o preenchimento do formulário de hóspede não garante a estadia durante o evento.

A “Hospedagem Solidária” funciona da seguinte maneira: qualquer pessoa pode disponibilizar vagas em sua residência ou manifestar interesse em se hospedar. Basta preencher o formulário!

Formulário de anfitrião

Formulário de candidato a hóspede

OBSERVAÇÃO:

O quanto antes a comissão organizadora do 10º Congresso Internacional da Rede Unida receber inscrições, tanto de hóspedes como de anfitriões, mais cedo será possível colocar os interessados em contato para que tenham a oportunidade de tirar dúvidas e fazer perguntas específicas.

Alguns sites que oferecem hospedagem solidária:

Pelo mundo:

http://www.couchsurfing.org/

http://www.place2stay.net/

http://www.globalfreeloaders.com/

http://www.hospitalityclub.org/

http://www.travelhoo.com/

No Brasil:

http://sancalar.tumblr.com/

http://foradoeixo.org.br/hospedagemsolidaria/

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Março 2019 »
Março
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31