Oficina prepara cariocas para o 10º congresso
por Igor Cruz
—
última modificação
09/03/2012 19:50
Eixo Educação foi debatido por profissionais, estudantes e acadêmicos da saúde, ontem, na Barra da Tijuca
Na manhã de ontem (08/03), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro, estudantes e acadêmicos se reuniram para a primeira oficina preparatória ao 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece de 06 a 09 de maio, na capital carioca. O professor da Universidade Estadual de Londrina, João Campos, e a pesquisadora da Fiocruz e professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá, Adriana Aguiar, foram os convidados responsáveis por estimular a reflexão sobre a Educação - um dos cinco eixos que orientará a discussão durante o evento. O coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, e a presidente do 10º Congresso, Márcia Regina Cardoso Torres, participaram da abertura da oficina e reforçaram a importância da participação de todos no congresso.
Ao apresentar a história da Rede Unida, Campos explicou como a Rede tem apoiado processos de mudança na formação profissional em saúde ao longo de seus 25 anos e, ainda, como os congressos da Rede têm se constituído, a cada edição, como espaços vigorosos de aproximação das políticas públicas de saúde com as políticas públicas de educação. Além disso, o professor destacou a expectativa da coordenação da Rede Unida de que o congresso seja o mais participativo possível: “não devemos pensar nos congresso da Rede Unida como eventos em que a gente vai assistir e sim, como momentos em que temos a oportunidade de construir políticas de educação em saúde”, frisou Campos.
Já a professora Adriana Aguiar trouxe para a oficina a reflexão sobre cursos de stricto sensu como dispositivos capazes de formarem lideranças na saúde. Em sua fala, Adriana destacou a relevância de discutir o papel dos mestrados profissionais em saúde enquanto modalidade capaz de produzir conhecimento, de gerar pesquisas em serviços de saúde e de propiciar o ensino articulado ao serviço. Adriana também ponderou sobre os desafios dos cursos de mestrado profissional, como é o caso da publicação e da circulação do conhecimento, e reforçou a necessidade de levar este debate para dentro do 10º Congresso Internacional da Rede Unida.
A oficina de Educação foi a primeira de quatro que vão acontecer durante o mês de março. No dia 15/03, a Prof.ª Vanderléia Daron será a convidada para palestrar sobre o eixo Participação e Mobilização Popular, no teatro do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, em Campo Grande; no dia 22/03, o tema da Gestão será debatido pela professora Rossana Baduy, na Universidade Gama Filho, em Piedade; e, no dia 29/03, o último fórum preparatório será dedicado ao eixo trabalho, coordenado pela prof. Paulo De Tarso, na Universidade UNIGRANRIO, no Centro da Cidade.
Confira o vídeo do coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla
Confira o vídeo do coordenador do eixo Educação, João Campos