Destaques
Rede Unida apoia Campanha Dia do Orgulho SUS
Em reunião realizada nesta sexta-feira, 24, a Coordenação Nacional da Rede referendou o apoio à Campanha Dia do Orgulho SUS.
Faça como a Rede Unida.
Escolha um compromisso, escreva, tire uma foto, grave um vídeo (15 a 30 segundos) e poste usando a Hashtag #orgulhosus. Podem ser pequenas ações, projetos ou novos compromissos!
SOBRE A CAMPANHA
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro tem a honra de convidá-los a participar do 3ª ano da Campanha Dia do Orgulho SUS!
A data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, conforme Regimento Publicado na Edição do Diário Oficial de 3 de Março de 2015.
Inspirada em uma ação iniciada na Inglaterra, “o change day - o dia da mudança”, o Dia do Orgulho SUS faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos Sistemas Públicos de Saúde, e busca marcar o compromisso de cada cidadão para tornar a saúde pública ainda melhor.
Qual o seu compromisso para melhorar o Sistema Único de Saúde? É a pergunta que a campanha lança.
Trata-se, também, de um momento de celebração do SUS como patrimônio público, como bem comum, que busca dar visibilidade a todas as ações que o SUS realiza e que, muitas vezes, não são conhecidas pela população. A Campanha envolve a sociedade civil, os trabalhadores, os gestores, os Centros Formadores, instituições e programas de saúde.
Em 2017 os trabalhos começam no dia 20 de Março, segunda-feira, e terminam no dia 24 de Março, sexta-feira, com uma Programação ampla e diversificada.
O Dia 21 é o dia “D” em que se espera o maior número de manifestações com registros nas redes sociais: Facebook; Twitter; Twibbon (alterar o perfil no Facebook om a logo da Campanha); Google; Instagram; páginas oficiais das instituições parceiras.
Alunos de residência em Saúde Coletiva participam de Oficina de Projetos da Rede Unida
Com a participação do professor doutor da UFRJ, Emerson Elias Merhy, foi apresentado ao público presente noções de interprofissionalidade, educação interprofissional e práticas interprofissionais nos serviços.
Durante a oficina, os alunos de residência em Saúde Coletiva, professores da UFRGS, profissionais do Hospital das Clínicas e os coordenadores regionais da Rede Unida participaram de uma atividade onde tiveram que fazer um mapeamento das experiências vivenciadas de Interprofissionalidade.
À tarde, será a vez da apresentação e avaliação do projeto "Desenvolvimento de Metodologia de Dimensionamento da Força de Trabalho nos Serviços Pré-hospitalares Fixos e Hospitalares de Urgência, da professora Lisiane Boer Possa, da UFRGS.
Coordenadores da Rede Unida se reúnem em Porto Alegre
Além dos projetos da Rede, análise da cojuntura política do país, a importância da Rede nesse contexto, estratégias para mobilização e atividades que garantam a participação social e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), foram alguns dos principais assuntos debatidos pelos coordendores regionais da Rede Unida, nesta quinta-feira, 23, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.
À tarde, os assuntos abordados giram em torno do 13º Congresso Internacional da Rede Unida e os eventos preparatórios que antecedem o Congresso, além da apresentação dos resultados da Editora Rede e direcionamento quanto aos trabalhos de publicação da editora.
Programação da Oficina de Projetos da Rede Unida
Edital de Convocação de Assembleia
Professora e militante da Rede Unida apresenta projeto “Planejamento da Força de Trabalho para Urgência e Emergência” em Manaus
De acordo com Boer, o Amazonas faz parte dos estados escolhidos para participarem da última etapa do projeto de Formação e Validação da Metodologia. “Estamos convidando os municípios, estados e territórios para o que chamamos de uma construção conjunta com base em outras realidades e um dos lugares escolhido foi a Secretara de Saúde do Amazonas”, explicou.
Boer, que é coordenadora do projeto, justifica que a escolha do Amazonas se deu em função do Congresso Internacional da rede Unida, que será realizado em Manaus, em maio de 2018, e como o projeto está sob coordenação e execução da Rede Unida ele contribuirá para a construção da caminhada ao Congresso.
Ao aceitar o convite, os colaboradores indicados pela Susam participarão de uma formação em Brasília para colocarem em prática a metodologia do projeto em uma unidade de saúde do estado sendo acompanhados por tutores. Após esse período, os resultados alcançados serão apresentados, incluindo críticas e sugestões em relação a metodologia, material didático e a formação em si.
O projeto “Planejamento da Força de Trabalho para Urgência e Emergência” é financiado pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).