Destaques
Inscrições abertas para Encontro Regional Sul
Estão abertas as inscrições para o Encontro Regional Sul, uma das atividades preparatórias para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida. O evento acontece de 21 a 23/7, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Desta vez, o foco dos debates será acerca da educação na saúde, bem como nas inovações e desafios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro, o encontro reunirá profissionais da Saúde, acadêmicos, pesquisadores, educadores e gestores, bem como estudantes e representantes de Ong’s e movimentos sociais.
Veja o passo-a-passo de como se inscrever na Encontro Regional Sul:
Para usuários já registrados na Rede Unida:
1º passo: clique em “Acessar”, no topo do site, e coloque o nome do usuário e senha (caso seja um usuário não cadastrado, primeiro realize o registro).
2º passo: seu nome de usuário aparecerá no topo do site. Clique nele e, em seguida, clique em “Painel Pessoal”.
3º passo: clique na pasta “Encontro Regional Sul 2011” e em seguida, clique em “Faça sua inscrição”. Preencha todos os campos do formulário de inscrição atentamente. Clique em “Salvar” e pronto, você está inscrito no Encontro Regional Sul.
Inscrições para 1º Prêmio de Fotografia, Ciência & Arte vão até 12/8
Estão abertas até 12/8 as inscrições para o 1º Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte. A iniciativa, que distribuirá R$ 90 mil em prêmios, pretende fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) para criar um banco de imagens e o anuário brasileiro da fotografia. Voltado para estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, docentes e pesquisadores, o prêmio está dividido em seis categorias, distribuídas em três segmentos. As inscrições são individuais e devem ser efetuadas por categoria , exclusivamente, pelo site do www.premiofotografia.cnpq.br
Fonte: CNPq
Médicos podem pagar Fies com trabalho em municípios de extrema pobreza
O Ministério da Saúde deu um passo adiante para que os médicos formados por meio do Financiamento Estudantil (Fies) possam quitar o valor devido em menos de dez anos, sem nenhum desembolso, mas preenchendo necessidades do Sistema Único de Saúde. A portaria 1.377, publicada nesta terça-feira (14), divulgou os critérios tanto para definir as especialidades médicas prioritárias para a rede pública quanto os de municípios com maior dificuldade para fixar esses profissionais no Programa Saúde da Família. Entre eles, a definição será por percentual da população em extrema pobreza habitante naquela região. A portaria é um desdobramento da Lei nº 12.202, de 14 de janeiro de 2010, que garante o benefício, a partir de regulamentação do ministério.
Os médicos que ingressarem em equipes de Saúde da Família nas regiões prioritárias, após um ano de trabalho, terão 1% ao mês de abatimento na dívida do FIES. Ou seja, caso queiram, depois de um ano mais 100 meses compondo a equipe do ESF nesses municípios, os médicos quitarão sua dívida com o FIES, inclusive juros – o total equivale a pouco menos de dez anos -.
Além disso, aqueles profissionais que utilizaram o FIES e optarem pela residência médica em uma das especialidades listadas como prioritárias para o SUS terão extensão do prazo de carência do financiamento por todo o período da residência médica.
Os critérios que definirão os municípios são: Produto Interno Bruto (PIB) per capita; população sem cobertura de planos de saúde; percentual da população residente em área rural; percentual da população em extrema pobreza; percentual da população beneficiária do Programa Bolsa Família; percentual de horas trabalhadas de médicos da Atenção Básica por mil habitantes; percentual de leitos por mil habitantes e indicador de rotatividade.
No caso das especialidades prioritárias para a rede pública de saúde, os critérios observados serão os seguintes: especialidades definidas como pré-requisito para o credenciamento dos serviços, sobretudo na alta complexidade; especialidades necessárias a uma região (segundo demanda da evolução do perfil sócio-epidemilógico da população); especialidades necessárias à implementação das políticas públicas estratégicas para o SUS e especialidades consideradas escassas ou com dificuldade de contratação.
Acesse a Portaria número 1.377 aqui
Por Rafaela Ribeiro, da Agência Saúde – ASCOM/MS
Contato: 61.3315-6246
Confira a programação completa do Encontro Regional Sudeste
A comissão organizadora do Encontro Regional Sudeste acaba de divulgar a programação completa do evento. Além das conferências acerca do tema “Trabalho em Saúde” e das reuniões de planejamento do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, a programação traz inúmeras atividades pré-encontro, como: oficina de promoção da saúde; roda de terapia comunitária integrativa; oficina de brincação; exercícios promovidos pela Academia Carioca; oficina de alimentação saudável; oficina de protagonismo juvenil na saúde; e barro gravura. Para se inscrever nessas atividades, que acontecem no dia 25/5, os interessados devem acessar www.redeunida.org.br. O Encontro Regional Sudeste acontece de 25 a 27/5, no Centro de Convenções SulAmérica, na cidade do Rio de Janeiro. Participe!
Confira a programação completa
Av: Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Rede Unida integra comitê assessor que irá monitorar e avaliar o SUS
A Rede Unida participou, no dia 19/5, da primeira reunião do comitê assessor que fará o acompanhamento do Programa de Avaliação para a Qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa do Ministério da Saúde tem o objetivo de reunir indicadores capazes de medir e refletir a situação atual das redes de atenção à saúde. Ao representar a comunidade científica no programa, a Rede Unida espera contribuir na discussão a respeito da inclusão da gestão do trabalho e educação na saúde na produção e acompanhamento de indicadores. O encerramento da coleta de contribuições está previsto para 8/6.
Leia o documento no ambiente de consultas do MS
Inscrições para especialização em Saúde da Família começam no dia 16/5
A partir de 16/5, médicos, enfermeiros e dentistas da Estratégia Saúde da Família poderão se inscrever no curso de especialização em Saúde da Família, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O curso, realizado na modalidade à distância, visa capacitar profissionais do SUS para aprimorar a gestão e a organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde. No decorrer das aulas, os participantes realizarão exercícios de raciocínio clínico e estudos de caso para melhorar a prática. Assim, ao final do curso, espera-se que o profissional desenvolva e aplique um projeto de intervenção aprofundando habilidades em saúde coletiva. Ao todo, serão oferecidas 1000 vagas nos próximos dois anos e a primeira turma, de 250 alunos, iniciará as atividades no dia 4/6.
Saiba mais aqui.