Destaques
Amir Haddad encerrará 12º Congresso da Rede Unida
Hoje (24/03), às 15h30, o 12º Congresso Internacional da Rede Unida encerra suas atividades após quatro dias intensos de trabalho. Para celebrar o êxito do evento com cerca de quatro mil participantes e quase três mil trabalhos aprovados, a coordenação convidou o ator e diretor teatral Amir Haddad, do grupo Tá na Rua, para a conferência de encerramento, que acontece no auditório do bloco C, da Universidade Católica Dom Bosco. Em sua fala, Haddad abordará as relações entre o social, a arte e a saúde. Protagonista de grande destaque no chamado Teatro Engajado, Haddad é reconhecido em todo o Brasil pelo compromisso com as culturas populares.
SERVIÇO:
Cerimônia de encerramento do 12º CRU
Dia 24/03, às 13h30
Bloco C da UCDB
A democracia é o caminho
Uma exaltação à democracia. Este foi o tom da cerimônia de abertura do 12º Congresso Internacional da Rede Unida (12CRU) que aconteceu na noite do primeiro dia do evento (21/03), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS). A cerimônia contou com a presença de autoridades e de diferentes segmentos da sociedade, dentre eles, representantes de povos indígenas, da população LGBT, militantes da saúde, estudantes e professores dos cursos da saúde, que unidos em um auditório lotado clamaram pelo fortalecimento da democracia.
A abertura foi conduzida em tom de renovação das esperanças, de afirmação dos direitos e de valorização da vida, do respeito e da tolerância. Intercaladas com as atividades culturais, como a “Dança da Siputrema” do grupo de mulheres guerreiras da etnia guarani kaiowa, as falas de boas-vindas evidenciaram o que estava por vir: um debate sobre a afirmação das diferenças e da pluralidade para reduzir as desigualdades.
Em sua fala, o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES/MS), Heider Pinto, convidado da mesa de abertura, refletiu sobre a importância de se discutir a democracia junto a ações práticas. “Aqui se defende a diversidade. E se pratica! Aqui se defende a alteridade e a produção de vida. E se pratica! É só olhar a abertura do evento, as pessoas que participam de várias rodas, távolas, tendas, que a gente percebe essa coerência do porquê temos que, não só defender e almejar isso para a sociedade, como também praticar desde o aqui e agora. ” – alertou o secretário ao defender que “em tempos de ódio, amar é revolucionário”.
O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, também estava na mesa de abertura e instigou a plateia a aproveitar o Congresso da Rede Unida com o intuito de formular um conjunto de proposições para o enfrentamento da onda do retrocesso e daqueles que considera “propagandistas do ódio” que não conseguem perceber o relevo das diferenças.
Ao apresentar o tema “Diferença sim, desigualdade não: pluralidade na invenção da vida”, a presidente do 12CRU, Vera Kodjaoglanian, deu um panorama do Congresso: “São 16 países além do Brasil. Três mil trabalhos aprovados e enviados por diversos estudantes, professores, pesquisadores e movimentos sociais, tanto do Brasil quanto de diversos outros países. 187 rodas de conversa. 110 távolas com temas de maior relevância. 45 oficinas de trabalho de formação e de produto. 9 seminários nacionais e 7 fóruns internacionais. Tenda Saúde Fazendo Arte. Tenda Paulo Freire e 450 monitores e estudantes contribuindo para a realização do congresso, provenientes de quase todos os estados da federação brasileira.”
A cerimônia contou também com a conferência do professor e cientista político da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida. Reconhecido pela larga experiência nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, o professor promoveu o debate na temática “Democracia: diferença sim, desigualdade não. Redes, educação, saúde e luta”.
Em assembleia, Rede Unida elege nova coordenação
Na tarde desta quarta-feira (23/03), durante o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, os membros da associação se reuniram em assembleia geral para definir quais serão os próximos passos. A chapa “Rede Unida – Rede Viva”, capitaneada por Júlio César Schweickardt, foi eleita por unanimidade para coordenar no período de 2016 até 2018. Dentre os muitos desafios, a nova coordenação tem como meta organizar a 13ª edição do congresso que já tem sede confirmada: Manaus (AM).
Ainda sobre o congresso de Campo Grande, os membros trocaram impressões e contribuíram com sugestões para aprimorar as atividades. Em linhas gerais, a 12ª edição do congresso foi bem avaliada, com muitos elogios à capacidade de mobilização da comissão local, com destaque para a rica programação, os monitores e a Tenda Saúde Fazendo Arte.
A presidente do 12º Congresso, Vera Kodjaoglanian, ponderou que o sucesso do evento se deve ao planejamento de 18 meses com metas pré-definidas e completou: “O que mais me encantou foi a potência de uma construção coletiva. Tudo o que aconteceu superou muito as minhas expectativas”, disse.
Além de cumprir a conclusão do processo eleitoral, a assembleia serviu para aprovar a prestação de contas do período de 2014 e 2015, que foi analisada e validada pelo conselho fiscal e apresentada aos membros, nesta tarde.
Conheça a nova coordenação!
Coordenação Nacional: Júlio César Schweickardt – Fiocruz - AM
Coordenação Operacional: Luciano Bezerra Gomes – UFPB
Coordenação de Finanças: Simone Edi Chaves – UNISINOS
Coordenação do Eixo Educação: Ricardo Burg Ceccim – UFRGS
Coordenação do Eixo Participação: Maria Rocineide Ferreira da Silva – UFCE
Coordenação do Eixo Trabalho: Emerson Elias Merhy – UFRJ
Coordenação do Eixo Gestão: Túlio Batista Franco – UFF
Coordenação da Seção Norte: Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira – UFPA
Coordenação da Seção Nordeste I: Francisca Valda Silva de Oliveira – UFRN
Coordenação da Seção Nordeste II: Liliana Santos – UFBA
Coordenação da Seção Centro-Oeste: Mara Lisiane de Moraes dos Santos – UFMS
Coordenação da Seção Sudeste: João Henrique Lara do Amaral – UFMG
Coordenação da Seção Sul: Denise Bueno – UFRGS
Coordenação do 13º Congresso Internacional da Rede Unida: Rodrigo Tobias de Sousa Lima – Fiocruz - AM
Conselho Fiscal:
Márcia Torres – SMS-RJ
Maria Luiza Jaeger
Sueli Goi Barrios – MS/SMS-Santa Maria
Nícolas Esteban Heufemann – UEA (Suplente)
Aberta a votação dos melhores trabalhos do 12º Congresso da Rede Unida
Está aberta a votação para a premiação dos melhores trabalhos escolhidos pelos participantes do 12º Congresso Internacional da Rede Unida. Os congressistas com trabalho aprovado concorrem ao VII Prêmio Sérgio Arouca, dado ao melhor trabalho acadêmico, e ao IV Prêmio Hortênsia de Hollanda, concedido ao melhor relato de experiência do Congresso. A votação fica aberta até às 15h30, do dia 24/03.
A entrega dos prêmios acontece durante a cerimônia de encerramento do Congresso, marcada para às 17h, do dia 24/03, no auditório do bloco C, da UCDB.
Para votar, acesse:
COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA REDE UNIDA
A Coordenação Nacional da Rede Unida, organizadora do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, em Campo Grande (MS), reafirma o compromisso histórico com a livre expressão de opiniões, de forma pacífica, em respeito à pluralidade de manifestações dentro dos princípios democráticos. Defendemos a convivência pacífica das diferenças, o zelo pela integridade física e patrimonial em nosso Congresso. Afirmamos a posição de adotarmos ações de diálogo, conciliação e pacificação, como temos feito durante os 31 anos de história. Rejeitamos argumentos que possam estabelecer relações que venham ferir o direito do outro. Sugerimos que os participantes deste congresso tenham como posição política, neste momento, a clara postura pela PAZ.
Campo Grande, 22 de março de 2016.
Comissão eleitoral divulga inscrição de chapa
A Comissão responsável pelo processo eleitoral da nova coordenação nacional da Associação Brasileira da Rede Unida aceitou e homologou a inscrição da chapa “Rede Unida – Rede Viva” para concorrer ao período 2016-2018. O resultado final do processo será divulgado no dia 23/03, na Assembleia Geral da Rede Unida, durante o 12º Congresso, que acontece na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS), até o dia 24/03.
Após ter sua inscrição homologada, chapa “Rede Unida – Rede Vida” divulgou um documento em que divulga suas principais propostas.