Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Destaques

Destaques

por Davi Duarte última modificação 14/03/2016 10:16

Coordenação da Rede se reúne no Rio de Janeiro

por Igor Cruz última modificação 02/08/2012 12:15
Encontro acontecerá dia 30/07, às 18h, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Coordenação da Rede se reúne no Rio de Janeiro

Coordenação nacional Rede Unida

 

A coordenação nacional da Associação Brasileira da Rede Unida estará reunida no dia 30/07, durante o VI Seminário Internacional de Atenção Básica que acontece, no Rio de Janeiro, até 1º de agosto. O 11º Congresso, confirmado para Fortaleza; a realização das experiências do VER-SUS Brasil 2012; as Seções Regionais e os Eixos Estratégicos serão alguns pontos da pauta. A reunião acontecerá no Hotel Windsor Barra, sala 10, 1º andar e está marcada para começar às 18h.

Confira a pauta da reunião:

1. Informes:

a) Reestruturação da Secretaria Executiva;

b) Participação no GT de Residências do CNS;

c) Participação no FNEPAS;

d) Preparação do 11 Congresso da Rede;

e) VER-SUS Brasil 2012;

f) Outros informes.

2. Relato da prestação de contas do 10 Congresso;

3. Implementação dos Departamentos de Residências e Articulação Internacional;

4. Planejamento das atividades de organização das publicações da Rede Unida;

5. Planejamento das Seções Regionais e dos Eixos Estratégicos;

6. Planejamento dos Encontros Regionais de 2013;

7. Assuntos Gerais.

VI Seminário Internacional de Atenção Básica

por Igor Cruz última modificação 30/07/2012 11:58
Evento acontece de 29/7 a 1/08 e terá como tema “Universalização com Qualidade”
VI Seminário Internacional de Atenção Básica

Atenção Básica

 

De 29/7 a 1/08 acontece, no Rio de Janeiro, o VI Seminário Internacional de Atenção Básica, um evento promovido pelo Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Com o tema “Universalização com Qualidade”, o seminário debaterá a construção de ações de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica para o desenvolvimento de padrões de qualidade comparáveis nacional e internacionalmente que permitam maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde e a construção de Redes de Atenção a Saúde.

Durante os quatro dias, gestores, administradores de sistemas e serviços de saúde, pesquisadores e representantes de agências de cooperação internacional, terão a oportunidade de contribuir para a produção de novas tecnologias para a gestão e, para além disso, compartilhar experiências de boas práticas na organização do cuidado nos Sistemas de Saúde, principalmente no que diz respeito à ampliação e melhoria da qualidade da Atenção Básica em Saúde.

Confira a programação completa do evento em http://dab.saude.gov.br/sistemas/6seminariointernacional/programacao.php

Serviço:

VI Seminário Internacional de Atenção Básica

Data: 29 de julho a 1 de agosto

Local: Windsor Barra Hotel

Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Mais informações em http://dab.saude.gov.br/sistemas/6seminariointernacional/

VI Jornada Nacional de Economia da Saúde

por Igor Cruz última modificação 26/07/2012 12:17
Submissão de trabalhos vai até 28/7. Evento tem como tema “Eficiência e Equidade da Saúde”
VI Jornada Nacional de Economia da Saúde

VI Jornada de Economia da Saúde

 

Está aberto até 28/7 o prazo para a submissão de trabalhos para a VI Jornada Nacional de Economia da Saúde, que acontece de 17 a 19/10, em Brasília. Com o tema “Eficiência e Equidade nos sistemas de saúde”, o evento tem o objetivo de debater os riscos colocados pela crise aos sistemas de proteção social; a interação público-privado na saúde; os desafios postos à gestão do SUS para assegurar a equidade e a integralidade da atenção; e a avaliação do desempenho do sistema.

Os trabalhos estarão distribuídos em quatro eixos temáticos, como: Financiamento dos Sistemas de Saúde; Gestão e Regulação em Saúde; Avaliação de Sistemas, Políticas, Serviços e Produtos em Saúde; e Saúde e Desenvolvimento. Neste sentido, oito trabalhos de cada eixo serão selecionados para apresentação oral e até 30 trabalhos para apresentação em pôster.http://www.abresbrasil.org.br/abres2012/inscricao-trabalhos.asp

II Prêmio Cazuza de Vídeo

por Igor Cruz última modificação 28/06/2012 12:05
Interessados devem ter entre 15 e 30 anos e produzir um teaser de 27 segundos sobre a prevenção do HIV/Aids
II Prêmio Cazuza de Vídeo

Prêmio Cazuza de Vídeo

 

Estão abertas, até 31/10, as inscrições para o II Prêmio Cazuza de Vídeo, uma iniciativa da Sociedade Viva Cazuza em parceria com a UNAIDS e o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Para participar, os interessados devem ter entre 15 e 30 anos e produzir um teaser de 27 segundos sobre a prevenção do HIV/Aids. Os trabalhos inscritos serão avaliados pelo estilista Carlos Tufvesson, pela produtora de cinema Paula Lavigne, pelo publicitário Nizan Guanaes, pelo médico e pesquisador Dr. Pedro Chequer e pela cineasta Sandra Werneck. Os três melhores vídeos serão disponibilizados nas redes sociais da Viva Cazuza e seus autores receberão um notebook cada. Além disso, o vídeo vencedor será a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1 de dezembro), veiculado na TV Globo e no Multishow. No site do prêmio você encontra dicas para fazer seu vídeo e o regulamento completo. Acesse www.premio.cazuza.com.br

Inscrições abertas para o VER-SUS/Brasil

por Igor Cruz última modificação 26/06/2012 21:05
Interessados em participar como facilitadores têm até 28/06 e demais inscrições vão até dia 04/07
Inscrições abertas para o VER-SUS/Brasil

VER-SUS/Brasil

 

Nos dias 21 e 22/06 mais de 80 gestores, docentes e estudantes da área da saúde participaram da I Oficina de Mobilização do VER-SUS/Brasil, em Porto Alegre. Como resultado do encontro, mais de 22 estados foram mobilizados para desenvolver a edição de inverno do projeto, prevista para julho de 2012. Além disso, ficou acertado junto com as comissões organizadoras estaduais que as inscrições para facilitadores vão até 28/06 e as demais inscrições encerram-se no dia 04/07.

Além da oficina, também ocorreu, de 22 a 23/06, o I Encontro Nacional de Formação de Mobilizadores do VER-SUS/Brasil, que contou com a participação de mais de 30 estudantes, que se mostraram bastante mobilizados para organizar os projetos em seus estados.

O período de inscrição para todos os estudantes de graduação está aberto. Mais de 3 mil estudantes estão interessados em participar da vivência, então é melhor você se apressar! Faça sua inscrição e divulgue!

Faça sua inscrição em http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus/inscricoes-ver-sus-brasil-edicao-de-inverno-2012

Rede Unida na Rio + 20

por Igor Cruz última modificação 25/06/2012 19:14
Leia o artigo do pesquisador Rafael Dall Alba sobre a participação da associação no evento

 

O pesquisador da Rede Governo Colaborativo em Saúde, Rafael Dall Alba, esteve no Rio de Janeiro, de 15 a 22/06, onde participou da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) e da Cúpula dos Povos. Após a experiência, o pesquisador preparou um artigo sobre a participação da Associação Brasileira da Rede Unida no evento, onde fala sobre articulação da area da saúde com o desenvolvimento sustentável. Rafael Dall Alba é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cardiologia & Ciências Cardiovasculares UFRGS. Leia o artigo abaixo:

Rede Unida na Cúpula dos Povos e Rio+20.

Desde a Eco 92 a área da saúde vem se posicionando como um dos pilares fundamentais para as proposições ambientais de desenvolvimento e sustentabilidade. Os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) foram decisivos no desenvolvimento dos compromissos assumidos na Eco 92.

Apesar de ainda ocupar um pequeno espaço na Rio+20 esse cenário de discussão foi um dos que mais cresceu e promoveu o fortalecimento através das redes  comunicando-se com outras instâncias promotoras do desenvolvimento e  sustentabilidade.

Durante a Cúpula dos Povos, evento de contraponto da Rio+20 que busca uma articulação por justiça social e ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comum, a Rede Unida vem firmar apoio mais uma vez com o Ministério da Saúde. Nesta nova articulação conjuntamente com a Fundação Osvaldo Cruz por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, dentro da área temática da Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável, a Rede Unida firmou o apoio e participação no desenvolvimento de um projeto abrangendo o mapeamento de capacidades e competências para avaliação da efetividade de ações de promoção da saúde e desenvolvimento sustentável e conjuntamente participar da elaboração de um plano de avaliação de efetividade de ações de promoção da saúde e desenvolvimento sustentável.

Este projeto tem como característica uma ação multicêntrica, sendo os estudos realizados no mínimo um por cada região do Brasil. Dentro das disposições iniciais do projeto este terá uma construção metodológica harmônica a fim de gerar equiparidade nos dados a serem analisados. O elemento territorialista englobando o mapeamento e a participação de organizações formais ou informais dos movimentos sociais é entendido como fundamental para a formulação do projeto, assim como estratégias de educação popular no âmbito da saúde e ambiente devem estar contidos no programa.

A Rede Unida conjuntamente com o Observatório de Tecnologias, Informação, Comunicação em Sistemas de Saúde (OTICS) apresentam uma congruência dialógica com a proposta do projeto, constituindo-se como elemento promotor de parcerias, vínculos, relações com pessoas, projetos e instituições comprometidos com a renovação permanente na formação e desenvolvimento de profissionais da saúde, estudantes e sociedade na construção de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania.

Rafael Dall Alba

Pesquisador da Rede Governo Colaborativa em Saúde.

Confira a galeria de fotos do evento

 

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Maio 2019 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031