Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia / Rede Unida na Rio + 20

Rede Unida na Rio + 20

by Igor Cruz last modified 25/06/2012 19:14
Leia o artigo do pesquisador Rafael Dall Alba sobre a participação da associação no evento

 

O pesquisador da Rede Governo Colaborativo em Saúde, Rafael Dall Alba, esteve no Rio de Janeiro, de 15 a 22/06, onde participou da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20) e da Cúpula dos Povos. Após a experiência, o pesquisador preparou um artigo sobre a participação da Associação Brasileira da Rede Unida no evento, onde fala sobre articulação da area da saúde com o desenvolvimento sustentável. Rafael Dall Alba é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cardiologia & Ciências Cardiovasculares UFRGS. Leia o artigo abaixo:

Rede Unida na Cúpula dos Povos e Rio+20.

Desde a Eco 92 a área da saúde vem se posicionando como um dos pilares fundamentais para as proposições ambientais de desenvolvimento e sustentabilidade. Os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) foram decisivos no desenvolvimento dos compromissos assumidos na Eco 92.

Apesar de ainda ocupar um pequeno espaço na Rio+20 esse cenário de discussão foi um dos que mais cresceu e promoveu o fortalecimento através das redes  comunicando-se com outras instâncias promotoras do desenvolvimento e  sustentabilidade.

Durante a Cúpula dos Povos, evento de contraponto da Rio+20 que busca uma articulação por justiça social e ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comum, a Rede Unida vem firmar apoio mais uma vez com o Ministério da Saúde. Nesta nova articulação conjuntamente com a Fundação Osvaldo Cruz por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde, dentro da área temática da Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável, a Rede Unida firmou o apoio e participação no desenvolvimento de um projeto abrangendo o mapeamento de capacidades e competências para avaliação da efetividade de ações de promoção da saúde e desenvolvimento sustentável e conjuntamente participar da elaboração de um plano de avaliação de efetividade de ações de promoção da saúde e desenvolvimento sustentável.

Este projeto tem como característica uma ação multicêntrica, sendo os estudos realizados no mínimo um por cada região do Brasil. Dentro das disposições iniciais do projeto este terá uma construção metodológica harmônica a fim de gerar equiparidade nos dados a serem analisados. O elemento territorialista englobando o mapeamento e a participação de organizações formais ou informais dos movimentos sociais é entendido como fundamental para a formulação do projeto, assim como estratégias de educação popular no âmbito da saúde e ambiente devem estar contidos no programa.

A Rede Unida conjuntamente com o Observatório de Tecnologias, Informação, Comunicação em Sistemas de Saúde (OTICS) apresentam uma congruência dialógica com a proposta do projeto, constituindo-se como elemento promotor de parcerias, vínculos, relações com pessoas, projetos e instituições comprometidos com a renovação permanente na formação e desenvolvimento de profissionais da saúde, estudantes e sociedade na construção de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania.

Rafael Dall Alba

Pesquisador da Rede Governo Colaborativa em Saúde.

Confira a galeria de fotos do evento

 

Filed under: ,
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Novembro 2024 »
Novembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930