Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Destaques

Destaques

by Davi Duarte last modified 14/03/2016 10:16

Poesia, música e protagonismo estudantil marcam Enc. Nordeste II

by Igor Cruz last modified 02/09/2015 13:00
Evento realizado de 24 a 26/08, na UFBA, em Salvador, debateu a formação profissional de saúde e suas interfaces com a ciência, o mundo do trabalho, a arte e as necessidades de saúde da população

 

Mediação da Saúde com o lúdico e a arte, protagonismo estudantil e uma intensa troca de experiências. Esses foram os destaques do Encontro Regional Nordeste II, que reuniu cerca de 700 pessoas, entre estudantes, representantes de movimentos sociais e artísticos, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores, nos dias 24,25 e 26/08, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Durante os três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de debater a formação profissional de saúde e suas interfaces com a ciência, o mundo do trabalho, a arte e as necessidades de saúde da população, por meio de rodas de apresentação de trabalhos, oficinas temáticas, rodas de conversa, távolas, entre outros espaços de diálogo.

Já na cerimônia de abertura ficou evidente a intenção da comissão organizadora de transformar o Encontro em um espaço de diálogo que possibilitasse a interação entre os participantes, e que fossem valorizadas as experiências de inovação e transformação para o SUS.

“A intervenção poética por meio da leitura do Estatuto do Homem durante a abertura, que tem como defesa a liberdade e a potência humana, é a prova de que o nosso propósito não é somente produzir um evento, mas sim aproximar pessoas e instituições em torno de um projeto comum”, explicou a coordenadora do Seção Regional Nordeste II da Rede Unida e organizadora do evento, Liliana Santos.

Além de marcar presença nas oficinas temáticas, rodas de conversas e távolas, os estudantes também tiveram participação ativa nas discussões sobre a educação popular em saúde que aconteceram na Tenda Sr. Antônio Bakunin, instalada no campus da Universidade.

“Quando pensamos a tenda, nossa intenção era mostrar que dá para produzir conhecimento válido e útil com essa interação. Pra gente, a academia não precisa ter cara feia, e por isso, tentamos mostrar o quanto podemos produzir conhecimento com leveza, articulação e compromisso com o SUS. Como dizia nosso querido Paulo Freire, ‘A Ciência precisa de boniteza’ ”, explica Santos.

O Encontro Regional Nordeste II foi mais uma atividade realizada pela Rede Unida para colher contribuições para a programação da 12ª edição do seu Congresso Internacional. O evento está marcado para acontecer de 21 a 24 de março de 2016, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS).

Editora lança livro sobre Cuidado e a Educação Popular em Saúde

by Igor Cruz last modified 31/08/2015 19:29
Organizado por Luciano Bezerra Gomes, publicação faz parte da Coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde e está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH. Confira!

 

A Editora Rede Unida acaba de lançar em sua Biblioteca Digital o livro “O Cuidado e a Educação Popular em Saúde”. Organizado por Luciano Bezerra Gomes, o livro faz uma reflexão sobre as interfaces e conexões entre a educação e o cuidado em saúde. Para disparar o debate sobre o tema, a primeira parte da publicação apresenta a dissertação de mestrado defendida pelo organizador em 2010. Já na segunda parte, os leitores encontram textos originais que ofertam relevantes reflexões sobre a temática de autores como: Emerson Elias Merhy, Laura Camargo Macruz Feuerwercker, Julio Wong un, Eymard Mourão Vasconcelos, entre outros.

O lançamento da publicação faz parte da Coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde e está disponível nos formatos PDF, EPUB e FLASH.

Livro "O Cuidado e a Educação Popular em Saúde"

Aberto prazo para inscrição e submissão de trabalhos do Encontro Regional Norte

by Igor Cruz last modified 25/08/2015 18:15
Interessados em submeter resumos acadêmicos e relatos e/ou sistematização de experiências têm até 20/07 para enviarem seus trabalhos. Confira as orientações para submissão!

 

Está aberto o prazo para inscrição e submissão de trabalhos para o Encontro Regional Norte, da Rede Unida. Com o tema “Diferença Sim, Desigualdade Não: as vozes nos territórios de vida”, o Encontro reunirá, entre 16 e 18/09, no Centro de Convenções do Estado do Amazonas, em Manaus (AM), profissionais de saúde, educadores, pesquisadores, gestores, acadêmicos, estudantes e representantes de movimentos sociais.

Os interessados em submeter resumos acadêmicos e relatos e/ou sistematização de experiências têm até o dia 20/07 para enviarem seus trabalhos, que devem estar relacionados a um dos quatro eixos temáticos do Encontro. São eles:

  • Educação em Saúde;
  • Atenção à Saúde;
  • Participação Popular e Social em Saúde;
  • Gestão em Saúde.

 

As orientações para submissão de trabalhos, os temas sugeridos para cada eixo temático, os critérios para aprovação, entre outras informações estão disponíveis em:

www.redeunida.org.br/congresso2016/regionais/norte/trabalhos

Os interessados em participar do evento devem realizar a inscrição (gratuita) em:

www.redeunida.org.br/congresso2016/regionais/norte/inscricao

O Encontro Regional Norte é mais uma atividade para colher contribuições para a construção da programação do 12º Congresso Internacional da Rede Unida, marcado para março de 2016, em Campo Grande (MS).

Inscrições abertas para 12º Congresso Internacional da Rede Unida

by Igor Cruz last modified 25/08/2015 18:12
O maior evento de formação profissional e educação permanente em saúde da América Latina acontece de 21 a 24 de março de 2016, na capital do Mato Grosso do Sul. Saiba como participar!

 

Estão abertas as inscrições para o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece de 21 a 24 de março de 2016, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Com o tema “Diferença sim, desigualdade não: Pluralidade na invenção da vida”, o evento pretende iluminar a pluralidade da construção dos processos críticos-reflexivos no agir, no ensinar, no aprender e no produzir a saúde.

Além de se inscrever no Congresso, os interessados podem submeter seus resumos de pesquisas, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência, no site do evento, até 15/09. A Rede Unida também aceita inscrições para as oficinas pré-congresso, que abordarão temas relacionados à Formação em Saúde, Políticas de Saúde, Sexualidade, Educação Permanente em Saúde, Saúde Mental, Práticas Alternativas, Saúde Indígena, entre outros.

Como nas edições anteriores, o 12º Congresso Internacional da Rede Unida segue o conceito de Condomínio da Saúde ao reunir fóruns internacionais, seminários, encontros, mostras, manifestações artísticas e culturais no mesmo espaço, aproximando diferentes atores da saúde de todas as regiões do país e do exterior, nos quatro dias de evento.

Faça sua inscrição no 12º Congresso em:

www.redeunida.org.br/congresso2016/inscricao/inscricao-congresso

Veja a lista de oficinas pré-congresso em:

www.redeunida.org.br/congresso2016/inscricao/inscricao-oficinas

Rede Unida divulga aprovados para Cadernos da Saúde Coletiva

by Rafael Cavadas last modified 30/07/2015 13:24
Edição especial dedicada ao VER-SUS trará cerca de 100 trabalhos em diferentes formatos que registram iniciativas criativas e inovadoras no campo da saúde coletiva e da formação profissional em saúde

Cerca de 100 trabalhos, em diferentes formatos, foram aprovados para a edição especial da série Cadernos da Saúde Coletiva, dedicada ao VER-SUS. Organizada pela Rede Unida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a nova edição apresenta trabalhos e relatos de experiências no campo da Saúde Coletiva e da formação profissional em saúde, que destacam os estágios e vivências no SUS, em movimentos sociais e/ou estágios com características de imersão.

Ao estimular a produção conjunta de autores com diferentes inserções no mundo do trabalho e da formação, a Rede Unida visa registar a criatividade e as inovações do projeto do Ministério da Saúde “Vivências e Estágios na Realidade do SUS”. Para tanto, foram aceitos trabalhos em diferentes formatos, tais como capítulos, crônicas, contos, poesias, poemas, paródias, repentes, imagens, etc.

De acordo com os organizadores da publicação, os trabalhos selecionados foram aprovados integral ou parcialmente. Nas próximas semanas, todos os autores receberão os pareceres de seus trabalhos, o que inclui os que necessitam de revisão, os não aprovados e os aceitos integralmente.

Confira os títulos aprovados.

Prorrogado prazo de submissão de trabalhos para Encontro Nordeste II

by Igor Cruz last modified 23/07/2015 19:27
Interessados em submeter trabalhos de pesquisa, relatos de experiências e expressões artísticas e outras linguagens têm até 20/07 para enviarem seus trabalhos. Veja as orientações para submissão!

 

Está aberto o prazo para inscrição e submissão de trabalhos para o Encontro Regional Nordeste II, da Rede Unida. Com o tema “Trabalho e Educação na saúde: desafios e conexões na invenção da vida”, o Encontro acontece de 24 a 26/08, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e tem o objetivo de debater a formação de profissionais de saúde e suas interfaces com a ciência, o mundo do trabalho, a arte e as necessidades de saúde da população.

Os interessados em submeter trabalhos de pesquisa, relatos de experiências e expressões artísticas e outras linguagens (vídeos; fotografias; performances artísticas, teatrais e musicais; além de ilustrações e outras manifestações) têm até o dia 20/07 para enviarem seus trabalhos.

Se você é da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba e tem o interesse de submeter trabalhos para o Encontro Nordeste II, acesse:

http://www.redeunida.org.br/congresso2016/regionais/nordeste-2/submissao

Os interessados em participar do Encontro devem realizar a inscrição (gratuita) em:

http://www.redeunida.org.br/congresso2016/regionais/nordeste-2/inscricao

O Encontro Regional Nordeste II é uma das atividades preparatórias para o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, que visa colher contribuições para a construção da programação do Congresso, marcado para março de 2016, em Campo Grande (MS).

ENCONTROS REGIONAIS
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
Junho 2020 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930