Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
  • Igreja - Belém (PA)
  • Pôr do sol - João Pessoa (PB)
  • Concha acústica - Brasília (DF)
  • Comida mineira - Belo Horizonte (MG)
  • Jardim Botânico - Curitiba (PR)
Você está aqui: Página Inicial / 12º Congresso / Encontros Regionais / Noticias / Poesia, música e protagonismo estudantil marcam Enc. Nordeste II

Poesia, música e protagonismo estudantil marcam Enc. Nordeste II

por Igor Cruz última modificação 02/09/2015 13:00
Evento realizado de 24 a 26/08, na UFBA, em Salvador, debateu a formação profissional de saúde e suas interfaces com a ciência, o mundo do trabalho, a arte e as necessidades de saúde da população

 

Mediação da Saúde com o lúdico e a arte, protagonismo estudantil e uma intensa troca de experiências. Esses foram os destaques do Encontro Regional Nordeste II, que reuniu cerca de 700 pessoas, entre estudantes, representantes de movimentos sociais e artísticos, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores, nos dias 24,25 e 26/08, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Durante os três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de debater a formação profissional de saúde e suas interfaces com a ciência, o mundo do trabalho, a arte e as necessidades de saúde da população, por meio de rodas de apresentação de trabalhos, oficinas temáticas, rodas de conversa, távolas, entre outros espaços de diálogo.

Já na cerimônia de abertura ficou evidente a intenção da comissão organizadora de transformar o Encontro em um espaço de diálogo que possibilitasse a interação entre os participantes, e que fossem valorizadas as experiências de inovação e transformação para o SUS.

“A intervenção poética por meio da leitura do Estatuto do Homem durante a abertura, que tem como defesa a liberdade e a potência humana, é a prova de que o nosso propósito não é somente produzir um evento, mas sim aproximar pessoas e instituições em torno de um projeto comum”, explicou a coordenadora do Seção Regional Nordeste II da Rede Unida e organizadora do evento, Liliana Santos.

Além de marcar presença nas oficinas temáticas, rodas de conversas e távolas, os estudantes também tiveram participação ativa nas discussões sobre a educação popular em saúde que aconteceram na Tenda Sr. Antônio Bakunin, instalada no campus da Universidade.

“Quando pensamos a tenda, nossa intenção era mostrar que dá para produzir conhecimento válido e útil com essa interação. Pra gente, a academia não precisa ter cara feia, e por isso, tentamos mostrar o quanto podemos produzir conhecimento com leveza, articulação e compromisso com o SUS. Como dizia nosso querido Paulo Freire, ‘A Ciência precisa de boniteza’ ”, explica Santos.

O Encontro Regional Nordeste II foi mais uma atividade realizada pela Rede Unida para colher contribuições para a programação da 12ª edição do seu Congresso Internacional. O evento está marcado para acontecer de 21 a 24 de março de 2016, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS).