PDF
|
Construindo a integração ensino serviço na produção de conhecimento sobre a saúde bucal no SUS: o cuidado com gestantes e crianças de zero a cinco anos
|
O livro descreve a realização de uma oficina multiprofissional e interinstitucional, cujos resultados do trabalho não só apontam problemas rotineiros e suas possíveis explicações, como também modos para seu enfrentamento. A começar com o preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança, velho e renitente problema dos registros – duplicidade, precariedade, ausência de informações - que nos aflige a todos sem exceção, é interessante notar que entre os motivos apresentados, está o distanciamento da saúde bucal das outras práticas, resultante da desarticulação multiprofissional, da dinâmica do serviço, do tipo de formação do profissional, do próprio processo vertical de implantação da caderneta. Quando o problema é a abordagem integral da saúde bucal, as explicações para as dificuldades caem mais uma vez sobre a desintegração e sobre o perfil tecnicista e biológico do profissional, que não consegue sustentar e garantir a durabilidade das práticas coletivas, por um lado e, por outro, a baixa adesão das gestantes e mães a essas práticas, uma coisa fomentando a falência da outra. Por fim, outro problema de grande relevância é o baixo acesso das crianças à consulta odontológica, relacionada a inúmeros fatores como necessidade de um mínimo de recursos financeiros para chegar ao serviço, falta de tempo, esquecimento da consulta, pouco valor dado à saúde, pouca adesão à educação em saúde, vulnerabilidade social, condições que incidem mais fortemente sobre grupos de alto risco socioeconômico e acabam por produzir a sobreposição de mais vulnerabilidade. Uma das falas é exemplar sobre tal situação: “pessoas que mais precisam são as que menos acessam os serviços, não é só na saúde bucal, são em todas as áreas.” Trecho do Prefácio.
|
Organizadores: João Henrique Lara do Amaral, Mara Vasconcelos, Maria Inês Barreiros Senna, Raquel Conceição Ferreira e Viviane Elisângela Gomes |
ISBN: 978-85-66659-78-8 |
DOI: 10.18310/9788566659788
|
|