Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / “Sou Sanitarista, Sou SUS”

“Sou Sanitarista, Sou SUS”

por Rafael Cavadas última modificação 08/01/2016 15:28
Campanha organizada por novos sanitaristas visa buscar reconhecimento profissional, mobilizar para a troca de experiência e defender o SUS

A vontade de trocar experiências e de colaborar na construção diária do Sistema Único de Saúde fez com que novos sanitaristas se mobilizassem para lançar, no dia 02/01, a campanha “Sou Sanitarista, Sou SUS”. Com a campanha, na internet, os sanitaristas visam mobilizar a sociedade e os diferentes órgãos públicos para o reconhecimento profissional e em defesa da Saúde do País.

Conheça  o manifesto :

Mais que um dia para chamar de nosso

“Dia 02 de Janeiro de 2015, para alguns a euforia do réveillon já passou, para outros é hora de começar a cumprir as promessas, para centenas de recém-egressos dos cursos de Saúde Coletiva, hoje, é um dia para chamar de seu por ser o dia do Sanitarista. Para além de toda a alegria e simbolismo existente no se ter um dia dentre os 365 existentes, tê-lo ao lado do primeiro dia do ano, reconstrói a esperança das possibilidades em se construir as pontes necessárias entre o sonho e a realidade. Nesta data, mais do que felicitações e comemorações, é o dia que deve marcar a necessidade iminente de um amplo debate sobre o papel do Sanitarista em dias atuais.”

Por isso, nós, sanitaristas do Brasil, lançamos hoje, 02/01/2016, a Campanha “Sou Sanitarista, Sou SUS” para lutar pelo nosso reconhecimento profissional junto ao Estado Brasileiro, com o objetivo de colaborar com a construção do Sistema Único de Saúde. Mais do que um canal para troca de experiências, esta Campanha pretende ser um instrumento de construção coletiva que fortaleça a luta dos Bacharéis em Saúde Coletiva, dos pós-graduandos em Saúde Coletiva/Saúde Pública, além de buscar o apoio do conjunto dos trabalhadores, usuários e militantes do Sistema Único de Saúde que se identificam com a luta.

Simbolizando a abertura da Campanha, lançamos para a colaboração dos demais sanitaristas, a Carta dirigida ao Ministério do Trabalho e Emprego, solicitando uma resposta a respeito do processo encaminhado pelo Ministério da Saúde, em 01/10/2015, para criação/inclusão da CBO definitiva do Sanitarista. Afinal, atualmente, com a consolidação das graduações em saúde coletiva e a inserção dos egressos nos processos de trabalho dos serviços e sistemas de saúde em nosso país, faz-se necessária a criação de uma CBO definitiva e um amplo debate sobre a regulamentação e reconhecimento profissional.

Sabemos que temos muitas outras lutas além do que simboliza essa Carta. Queremos mais do que um dia para chamar de nosso, temos o “desejo do fortalecimento da atuação dos Sanitaristas nos Serviços de Saúde, o desejo pela expansão e qualificação das graduações em Saúde Coletiva, pela desprecarização dos vínculos de trabalho e pelo fortalecimento do SUS.” Que esta Campanha “não nos marque apenas no campo simbólico, mas que nos impulsione em aumentarmos nossa mobilização e reflexão sobre o papel dos Sanitaristas no SUS de hoje, na necessidade de Sanitaristas no serviço e que a produção do campo da Saúde Coletiva não seja restrita a guetos acadêmicos, mas seja explícita por onde se faz saúde de forma escancarada e visível.”

Outras informações no site http://sousanitarista.strikingly.com/ e na página do Facebook https://www.facebook.com/sousanitaristasousus/

registrado em: ,
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930