Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / Alunos fazem vivência do VER-SUS em Parintins

Alunos fazem vivência do VER-SUS em Parintins

por Assessoria de Comunicação Rede Unida última modificação 17/10/2016 16:50
O grupo participará, de 14 a 23 de outubro, do Projeto de Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil), em Parintins, no Amazonas.

Onze alunos e um facilitador dos cursos de fisioterapia, serviço social, direito, medicina e enfermagem fazem parte de um grupo que participará, de 14 a 23 de outubro, do Projeto de Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil), em Parintins, no Amazonas.

Com o objetivo de proporcionar o diálogo com a gestão, o controle social, os serviços de saúde e com a cultura local, os integrantes do grupo estarão imersos em atividades que envolvem visitas à rede de atenção a saúde do município, além de promover discussões cotidianas, referentes às vivências e debates a cerca do Sistema Único de Saúde e formação para o trabalho no SUS.

Segundo a coordenadora da Comissão do Baixo Amazonas, Elaine Pires Soares, nesta edição os participantes irão inclusive visitar uma área indígena, uma vez que o VER-SUS tem como proposta à ampliação do debate sobre a importância da participação popular, sobretudo de localidades do interior, na construção de políticas públicas voltadas para a saúde.

Nesta edição, o estado do Amazonas contou com duas vivências. A primeira ocorreu de 13 a 20/08 e proporcionou a imersão para 96 estudantes, distribuídos em 12 municípios. Já em Parintins, contará com a participação de 11 estudantes, entre os dias 14 e 23/10. A vivência no Amazonas iniciou suas propostas de imersão no cotidiano do SUS em 13 de agosto de 2016, encerrando com a vivência em Parintins. O VER-SUS está acontecendo em todo território nacional desde julho e tem previsão de encerramento em dezembro, proporcionando aos estudantes novas experiências e aprendizados compartilhados.

O Projeto VER-SUS possui uma metodologia de diálogo baseada na roda de conversa e visitas in loco das atividades realizadas no território, bem como prevê espaços de reflexão e discussão das experiências dos grupos ao longo destes sete dias.

Para participar do VER-SUS não é necessário ser estudante da área da saúde, basta ser estudante universitário, de nível técnico e residente interessado sobre a realidade do atual SUS. Acesse http://versus.otics.org e tenha mais informações sobre o Projeto.

O VER-SUS é um projeto da Rede Unida com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.

registrado em:
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930