Artes cênicas, poesia, música e mobilização!
Arte, cultura e educação popular foram os principais destaques da cerimônia de abertura do Encontro Regional Nordeste, na noite de 1º/9, quando representantes de movimentos sociais e de órgãos de governo, profissionais da saúde e acadêmicos se reuniram para comemorar o início dos quatro dias de trabalho e os 18 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPC), que sedia o Encontro. Até domingo (4/9), o evento problematizará e formulará propostas relativas a direitos humanos, trabalho em saúde, controle social, gestão participativa e política nacional para a educação permanente e a educação popular, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros temas. Além do Encontro Nordeste, organizado pela Rede Unida para colher contribuições para seu 10º Congresso, a cerimônia também marcou a abertura do 1º Encontro Metropolitano de Educação Popular em Saúde e o 1º Encontro Metropolitano de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Fortaleza (CE).
O grupo ‘Cirandas da Vida’ ficou responsável por dar boas vindas à plateia que lotou o auditório Ciro Gomes, da ESPC. Em uma apresentação que uniu artes cênicas, música e poesia, ‘Cirandas da Vida’ entusiasmou a plateia e mostrou que é possível refletir, protestar e criticar a conjuntura atual da Saúde e do SUS, por meio da cultura popular e das artes. O grupo contrariou a matemática ao afirmar que ‘um’ vale mais do que ‘cinco’ enquanto a plateia cantava o refrão: “Sozinhos seremos cinco, juntinhos seremos um!”. Um recado claro contra o isolamento de órgãos de governo e de academias que não favorecem a participação social na construção do SUS. Assista em: http://www.youtube.com/user/RedeUnida1
Ivana Barreto, superintendente da ESPC, e Alcindo Ferla, coordenador nacional da Rede Unida, foram os anfitriões da noite e receberam para a mesa de abertura a coordenadora do sistema municipal de saúde escola de Fortaleza, Ana Paula Cavalcante Brilhante; a representante da Fundação Oswaldo Cruz, Maria do Carmo Leal; a representante da Rede de Educação Popular e Saúde, ANEPS, ANEPOP, e GT de EPS Abrasco, Simone Maria Leite Batista; o representante da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Ramos; o presidente do CESAU, Joaquim Gomes Nunes Neto; o representante da Universidade de Fortaleza, Flávio Ibiapima; o presidentes do COSEMS – CE, Williams Freire; o representante da COMOV, Elias José da Silva; e o presidente do Conselho Municipal de Fortaleza, Antônio Luiz Mateus.
Ao falar sobre as expectativas para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontecerá em maio de 2012 no Rio de Janeiro, Alcindo Ferla elogiou o apoio dado pelo Ministério da Saúde para viabilizar a realização de encontros preparatórios nas cinco regiões do País. Também agradeceu à plateia por mais um grande número de inscrições de diversos estados do nordeste, bem como do centro-oeste, sul e sudeste – reflexo de como a Rede tem aumentado sua capacidade de mobilização. Já a superintendente da ESPC, Ivana Barreto, falou da satisfação de trazer o Encontro Nordeste para dentro das comemorações dos 18 anos da Escola no dia que acaba de anunciar o lançamento de um edital de mestrado em saúde da família para formar 100 pós-graduados já na sua primeira turma.