Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia / Carta de Apoio à Política Nacional de Participação Social

Carta de Apoio à Política Nacional de Participação Social

by Igor Cruz last modified 11/07/2014 16:56
Rede Unida se manifesta em apoio à Política que visa fortalecer os mecanismos e instâncias democráticas de diálogo e atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil

 

A Associação Brasileira da Rede Unida vem manifestar seu apoio à Política Nacional de Participação Social (PNPS) e ao Decerto 8243/2014 que tem como objetivo fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil.

Em sua abrangência internacional, a Associação reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na consolidação de um Sistema de Saúde equitativo e eficaz, com forte participação social.

Assim, ao estimular a produção de estudos e pesquisas; desenvolver tecnologias alternativas; produzir e divulgar informação e conhecimentos científicos que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde, e propor novos modelos sócios produtivos e de sistemas que fortaleçam o campo da saúde, a Associação busca cumprir sua vocação prioritária: colaborar para garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Com efeito, reconhece na PNPS o resultado de décadas de luta em defesa da democracia participativa, e possibilidades efetivas de avanços no campo institucional, em especial, na garantia da transparência administrativa e na ampliação dos mecanismos de controle social das ações públicas.

Ao consolidar a participação social como método de governo, a PNPS inscreve outro lugar valor para a gestão participativa.

Cabe observar, ainda, que o Decreto garante a autonomia dos mecanismos de participação social previstos na Constituição Federal, não alterando, portanto, as formas instituídas, e nem mesmo restringindo a criação e o reconhecimento de outras formas de diálogo com a sociedade civil, o que preserva sua legitimidade normativa e constitucionalidade.

Assim, por meio desta, a Associação compartilha com a sociedade civil em todas as suas formas de representação, o olhar agudo para o significado da aprovação da PNPS para a gestão participativa e democrática no Brasil, ao reconhecer e dar consequência prática para ao direito de todo cidadão de expressar sua autonomia e exercer a participação social sem concessões e limites arbitrários, e sim com o rigor, a responsabilidade, a transparência e o compromisso que a política orienta.

Filed under: ,
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930