Comitê gestor da Rede APS se reúne em Belo Horizonte
por Rafael Cavadas
—
última modificação
27/09/2011 10:54
Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, experiências de outros países nas políticas de atenção básica e seguridade social e a PMAQ foram os destaques da reunião
A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) realizou, nos dias 21 e 22/9, a terceira reunião de seu comitê gestor na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). As políticas de atenção básica e seguridade social de outros países (especialmente da Europa) e o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) foram os destaques do evento, que também contou com a participação da coordenação da Rede Unida. Durante a reunião, o diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), Hêider Pinto, apresentou a PMAQ (que está em fase de implantação) e debateu sobre a avaliação externa e censo das condições de infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. O presidente da ABRASCO e coordenador da Rede APS, Luiz Augusto Facchini, aproveitou a oportunidade para homenagear o pesquisador, Paulo Elias, figura emblemática por sua constante preocupação com os critérios utilizados nos processos de avaliação, que faleceu recentemente.
A Rede APS destacou ainda o trabalho do Centro de Estudo e Pesquisa em APS do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e seu Serviço de Saúde Comunitária, considerado um dos mais antigos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) do Brasil. De acordo com a Rede APS, o Centro de Estudos do GHC presta atenção à saúde a uma população de aproximadamente 100 mil habitantes há quase 30 anos, e já formou 1.059 especialistas em APS, através dos programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Residência Integrada em Saúde, ênfase Saúde da Família e Comunidade. Saiba mais sobre o Centro de Estudos do GHC clicando aqui.
A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à saúde tem o objetivo de proporcionar a comunicação e articulação entre pesquisadores, profissionais, usuários e gestores e promover a melhoria da utilização dos resultados visando à qualificação da gestão da APS. A Rede APS é financiada pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica e desenvolvida pela Abrasco.
Saiba mais em http://www.rededepesquisaaps.org.br/.