Conselho Nacional de Saúde já tem novo presidente
No dia 16/01, representantes de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) se reuniram para eleger o novo presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O nome escolhido por aclamação para ocupar o cargo foi o do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Além do ministro, também foram escolhidos, por votação, os demais membros da mesa diretora do órgão – composta por oito integrantes. O CNS pode ser considerado a principal instância de controle social do sistema de saúde brasileiro.
O novo presidente, que pela primeira vez também é Ministro da Saúde, terá a responsabilidade de coordenar a mesa diretora e dialogar com o próprio Ministério e demais órgãos do governo para o cumprimento das decisões. Ele e os oito integrantes da mesa diretora terão um mandato de um ano.
As eleições dos membros da mesa diretora do CNS começaram em 2007. Antes disso, a pessoa que ocupava o cargo de ministro da Saúde assumia automaticamente a presidência do conselho. Quem deixa o cargo hoje é o Francisco Batista Júnior, que foi o primeiro presidente eleito e que há quatro anos esteve à frente do colegiado.
Fonte: Ministério da Saúde