Ministro da Saúde Alexandre Padilha encerrou o 9º Congresso da Rede Unida
O atual Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da cerimônia de encerramento do 9º Congresso Nacional da Rede Unida, realizado em julho de 2010, em Porto Alegre, quando ainda ocupava o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais. Durante a cerimônia, que aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Padilha fez um balanço das principais ações do governo Lula para a Saúde.
Formado em medicina pela Unicamp e pós-graduado pelo Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da USP, o ministro já foi diretor nacional de Saúde Indígena da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde; comandou a Subchefia de Assuntos Federativos, no ministério de Relações Institucionais; e coordenou projetos do Ministério da Saúde ligados ao combate da malária em povos indígenas do Pará e de cooperação entre Brasil e Suriname para o controle da doença.
Padilha é filiado ao PT, participou da executiva do partido em São Paulo e foi membro do diretório estadual do início dos anos 1990 até 1995. Também coordenou as campanhas presidenciais do partido em 1989 e 1994. O currículo do futuro ministro revela que Padilha possui larga experiência em lidar com demandas de prefeitos e governadores, e em intermediar as relações do Executivo com o Congresso Nacional.
Logo após ser nomeado para o cargo de Ministro da Saúde, Padilha postou no twitter (rede social) que nos próximos quatro anos levará para a Saúde o que aprendeu com trabalhadores, usuários, pesquisadores, movimentos e gestores desde os primeiros passos da Reforma Sanitária.