NOVIDADE! E nasce a Editora Rede Unida
Por Janaína Collar
O mundo acadêmico ganha força e ainda mais corpo com a criação da Editora da Rede Unida, que nasce com o objetivo de promover a produção científica, cultural e crítica de instituições de ensino e pesquisa, bem como promover à edição de obras de autores nacionais e internacionais, de reconhecido valor cultural e científico na área da Saúde Coletiva. Sendo assim, como ato inaugural a Editora publica dois volumes da Coleção de Cadernos de Saúde Coletiva e seu primeiro livro internacional feito em parceria com a Publicacions URV, da Colección de Antropología Médica, como o titulo, Evidencias Y Narrativas en la Atención Sanitária, sendo estes:
- Inovação na Formação de Sanitaristas vol. 1, organizado por Cristianne Famer Rocha e Alcindo Antônio Ferla;
O primeiro volume da coleção nos convida ao diálogo sobre a criação dos cursos de graduação em Saúde Coletiva enquanto movimento de amadurecimento da área, provocada por uma demanda do Sistema Único de Saúde (SUS). O acelerado crescimento dos conhecimentos disponíveis em todas as áreas e o limite do alcance da especialização como recurso para atribuir núcleos do saber para diferentes profissões é o marco do processo da nova profissão. Mais do que um fenômeno do mundo do conhecimento, a avaliação da necessidade de um profissional que se ocupasse das capacidades que transcendem os núcleos assistenciais na saúde é fato registrado em diversos documentos e seminários da área. Esse número do Caderno de Saúde Coletiva, apresenta parte do aprendizado coletivo sobre o ensinar e como fazê-lo.
- Ensino-Serviço: Caminhos Possíveis vol. 2, organizado por Alcindo, Cristianne, Miriam e Liliane;
O segundo volume da coleção, procura focar na integração ensino-serviço, objetivando socializar as vivências percorridas por estudantes, professores, trabalhadores da saúde e comunidade usuária em dois territórios assistenciais do sistema municipal de saúde de Porto Alegre/RS, que constituem-se, de certa forma, territórios de saúde-escola para iniciativas de ensino e extensão, além de atividades de pesquisa. Neste cenário, destacam-se duas questões o contexto atual das políticas de educação e de saúde: a aproximação entre o ensino e o sistema locorregional de saúde e o relato de experiências, como dispositivo de compartilhamento do conhecimento.
- Evidencias Y Narrativas en la Atención Sanitária, organizado por Àngel Martínez-Hernáez, Lina Masana e Susan M;
Este livro é resultado da reflexão coletiva do X Colóquio REDAM (Red de Antropologia Medica) que teve com titulo "De la evidencia a la narrativa en la atención sanitaria: biopoder y relatos de aflicción", realizado em junho de 2013. Tendo como objetivo destacar as narrativas da”construcción de la prueba en biomedicin”, na publicação entendidas como uma questão estratégica.