Emoção e agradecimentos na Plenária Final do Encontro Centro-Oeste
A plenária final do Encontro Regional Centro-Oeste, certamente, será lembrada pelos participantes como um dos momentos mais emocionantes do Encontro, realizado nos dias 03 e 04/11, em Campo Grande (MS). Mais do que apresentar os resultados das oficinas temáticas e dar encaminhamentos para o 10º Congresso Internacional da Rede Unida, a plenária foi marcada pelo diálogo emocionado entre monitores, professores, comissão organizadora e coordenação da Rede, que destacaram o cuidado e acolhimento de todas as partes como pontos chave do evento.
Ao contabilizar mais de 500 participantes de diferentes partes do centro-oeste, o coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla, admitiu ter sido surpreendido com a atuação dos monitores e organizadores e disse durante o encerramento: “Nós ficamos absolutamente encantados. Vocês exerceram uma capacidade de cuidado emocionante com essa rede de contágio que vai envolvendo, cada vez mais, corações e mentes no cenário da educação na saúde. Eu saio marcado pela sensibilidade, pela suavidade de vocês, e eu quero agradecer muito pela disponibilidade, que nos dá a certeza de que vale a pena a gente se esforçar”.
Sobre as etapas regionais, Ferla ponderou que os encontros renderam grandes contribuições em termos de temário e de dinâmica. Falou também do quadrilátero ‘trabalho, educação, gestão e participação’ como sendo estruturante para as discussões do congresso, pois “a gente olha uma fratura exposta e não enxerga a aprendizagem, e não enxerga a gestão, e não enxerga a participação”. O coordenador da Rede aproveitou a plenária para passar alguns informes sobre o Congresso, que acontece em maio de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, e lembrou que o período de submissão de trabalhos está aberto até 15/12/2011.
“Com esse encontro, certamente, nós passamos de duas mil pessoas nas regionais. A nossa meta, absolutamente pretenciosa, era de uma média de 500 pessoas e ainda temos o encontro de Belém, nos dias 24, 25 e 26 de novembro”, explicou Ferla. E completou: “o que me parece ser importante, aqui, é que o 10º Congresso e a Rede Unida têm que estar aí como uma espécie de ‘máquina de guerra’ para retomar alguns temas, algumas pautas e algumas políticas importantes. E eu estou me lembrando das políticas de educação permanente, dos fóruns de gestão e controle social”.
Para Márcia Torres, coordenadora do 10º Congresso e Superintendente de Promoção de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, o maior desafio para a organização do congresso é superar o sucesso da 9ª edição, realizada em 2010, na capital gaúcha. Sobre sua atuação no planejamento do evento, a superintendente pontuou: “A comissão local é uma comissão de apoio e ela só faz a ligação entre todas as regiões do país, que vem acompanhando e trabalhando junto, em todas as regionais. Desejo que todos se sintam parte integrante e criativa de todo este processo. Todos devem se sentir ativos e participativos para o congresso acontecer”.
Antes de encerrar a plenária final, a representante da comissão organizadora do Encontro Centro-Oeste, Vera Lúcia Kodjaoglanian, foi só elogios ao evento ao agradecer a todos os parceiros e à Universidade Católica Dom Bosco, e confessou: “Há muitos anos eu sou apaixonada pela Rede e eu nunca consegui fazer um evento aqui no nosso Centro-Oeste. É um momento muito emocionante ver a Rede Unida acontecendo aqui na nossa cidade, na nossa região”.
Assista à plenária final aqui.
Acesse o site do 10º Congresso Internacional da Rede Unida em http://conferencias.redeunida.org.br.