Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Seções
Você está aqui: Página Inicial / Notícia / Encontro Sudeste debate o trabalho no século XXI

Encontro Sudeste debate o trabalho no século XXI

por Rafael Cavadas última modificação 28/05/2011 16:41
Professora da Federal do Espirito Santo define o ‘trabalho’ como uma atividade humana capaz de produzir subjetividades, de mobilizar pessoas, mas que pode adoecê-las também


A problematização do trabalho no século XXI foi o tema escolhido pela professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Maria Elizabeth Barros de Barros, para a conferência de abertura do Encontro Regional Sudeste, dia 26/5, no Rio de Janeiro. Na explanação, Elizabeth convidou à plateia a refletir sobre a necessidade de compreender esta atividade humana chamada ‘trabalho’, intimamente ligada à formação de subjetividades e processos, às relações de poder e às políticas públicas. As doenças causadas pelo trabalho também foram abordadas pela a conferencista durante a abertura. O Encontro Regional Sudeste faz parte do cronograma de atividades de organização do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, previsto para maio de 2012.

De acordo com Elizabeth, enquanto atividade humana, o trabalho define e redefine modos de construção de subjetividades a partir de planos de forças e de normas que regulam este processo. Para a conferencista, tal visão é fundamental para propor uma mudança de paradigma em que o trabalhador deixa de ser o centro da investigação e crítica, dando lugar aos dispositivos de gestão do trabalho, uma vez que estes, sim, podem impactar na subjetividade e saúde dos profissionais.

Além disso, Elizabeth ressalta que o trabalho no século XXI não pode ser compreendido por meio de visões polarizadas de silenciamento, dominação e violência (perspectiva escravista) ou resistência não propositiva (banalização). Para a conferencista, o trabalho é uma atividade humana relacionada à criatividade, a capacidade de mobilização e a relações de poder a serem equilibradas e desequilibradas também - ou seja, a serem negociadas. E quando há silenciamento, ou mesmo quando o trabalhador não consegue escoar sua criatividade, começam os desprazeres, a dor e o adoecimento.
Nas palavras da conferencista, a alternativa para o trabalho no século XXI é investir na afirmação dos processos de trabalho e em sua problematização, sendo necessário estar inserido no seu cotidiano, compreender suas relações de força, aceitar suas variabilidades e suportar as controvérsias.
registrado em:
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930