Equipe da Fiocruz RJ inicia documentário no Amazonas
Uma equipe com seis profissionais da Fiocruz do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (07), a produção de uma série de vídeos sobre a Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, que irão compor um material didático para a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). A equipe, que já percorreu o Pantanal e o Ceará, continua em Manaus até quinta-feira (10).
Em atendimento a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, as filmagens estão sendo realizadas em duas Comunidades localizadas às margens do Rio Negro e conta com o apoio da Fiocruz Amazônia, Rede Unida e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
As filmagens, que iniciaram ontem na Comunidade Nossa Senhora do Livramento situada à margem esquerda do baixo Rio Negro, no igarapé do Tarumã-Mirim continuam até esta terça-feira (08). Na quarta-feira (09) e quinta-feira (10) será a vez da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada na margem esquerda do igarapé Tarumã-Açu, receber a equipe da Fiocruz.
Na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, o grupo está registrando o trabalho do cirurgião dentista e sanitarista Dr. Elves Guedes e de sua equipe, que promovem saúde bucal e atenção básica, desde 2011, para 300 famílias da comunidade composta por ribeirinhos e indígenas de várias etnias.
Segundo o cirurgião especialista em saúde coletiva e saúde da família, esse trabalho vem para sensibilizar outros profissionais na forma diferente de atendimento à saúde. “A equipe está acompanhando o meu dia a dia, mostrando que eu descontruí toda uma forma de atendimento e construí um novo a partir da realidade da população local, que é a população ribeirinha”, explicou.
Guedes avalia que o documentário servirá como exemplo e incentivo para tentar sensibilizar outros profissionais na construção de um novo modelo de atendimento à saúde de acordo com a realidade de cada população.