Estudantes do VER-SUS debatem no CO
O Encontro Regional Centro-Oeste da Rede Unida, realizado durante os dias 22 e 23/07, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS), abordou a temática da formação dos profissionais em saúde e os desafios da integração ensino/trabalho/comunidade. A partir dessa temática, foi realizada uma roda de conversa sobre o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), que contou com ampla participação de viventes, facilitadores, representantes da comissão local do VER-SUS no Mato Grosso do Sul e representantes da Coordenação Nacional do Projeto.
Desde 2012, foram realizadas quatro edições do VER-SUS no Mato Grosso do Sul, que reuniu um total de 416 viventes, dentre eles 67 facilitadores - num total de 17 cursos de graduação de 12 diferentes instituições de ensino superior distribuídos em 24 municípios do estado. A partir dos relatos compartilhados durante roda de conversa, ficou reforçada a ideia da aprendizagem significativa e a mudança de perceber o SUS, que estão associadas às vivências. Além disso, identificou-se a importância do protagonismo estudantil na organização do processo e ocupação das diferentes esferas de representação para manutenção do projeto.
O encontro também possibilitou a troca de experiências operacionais entre membros da Comissão Local do Mato Grosso do Sul e representantes de Comissões Locais do Rio Grande do Sul, que hoje atuam como apoiadores da Secretaria Executiva Nacional do VER-SUS, destacando situações e estratégias de operacionalizá-las, tendo em vista as particularidades de cada região. Dentre os desafios e realizações propiciadas pela vivência o que reverbera é o compromisso com a saúde e a necessidade de recontextualização do ensino nas instituições.
A roda de conversa também avançou no planejamento de novas iniciativas do VER-SUS no Mato Grosso do Sul, a participação nos eventos da Rede Unida e a mobilização por mudanças na formação das profissões da saúde nas instituições envolvidas.