Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia / Estudantes gaúchos são recebidos para o VER-SUS

Estudantes gaúchos são recebidos para o VER-SUS

by Igor Cruz last modified 07/02/2012 11:05
Grupo participa do estágio de vivências em saúde pública na região metropolitana de Porto Alegre
Estudantes gaúchos são recebidos para o VER-SUS

Lançamento do VER-SUS RS

 

Oitenta e sete estudantes de diferentes universidades gaúchas estão participando do VER-SUS, experiência de estágios e vivências no cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS), na região metropolitana de Porto Alegre. A largada das atividades foi nesta segunda, 06 de fevereiro, no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os alunos foram recebidos pelas entidades que estão apoiando a atividade que acontece durante dez dias nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão. No primeiro dia, receberam o material com a marca do Ver-SUS que vai identificá-los nas visitas aos serviços de saúde.

Fernanda Machado, que faz sua segunda graduação em Educação Física, estava empolgada com a oportunidade:

- Não sabia como era o SUS, não tinha ideia como funcionava, tudo é novidade, estou descobrindo que nosso trabalho pode ir além do esporte, podemos colaborar para ajudar pacientes de saúde mental, por exemplo. Na faculdade não tinha visto nada sobre inserção.

Vivenciando o SUS na prática

Na abertura, Bruno Alves, representante dos facilitadores, destacou o protagonismo e poder de articulação da rede que essa turma passa a ter dentro do SUS:

- Esses estudantes vão poder sair da teoria e vivenciar na prática as discussões e desafios da saúde.

Raphael Caballero, da Escola GHC, lembrou que o profissional do SUS deve estar atento às necessidades do sistema, de olho no que a população necessita, de maneira coordenada com colegas de outras áreas e não impor ações específicas de suas categorias.

Márcio Belloc, diretor da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, enfatizou que o Ver-SUS dá um importante passo para que o SUS regular a formação dos profissionais de saúde.

Ricardo Ceccim, professor do Educasaúde/UFRGS, falou aos alunos sobre a importância de conhecer a realidade do sistema de saúde nos mais diferentes contextos como forma de compreender os desafios do cotidiano do cuidado e da gestão.

Alcindo Ferla, coordenador nacional do Ver-SUS, agradeceu o empenho dos parceiros para que a nova etapa do programa fosse realizada. Ele destacou quanto a integralidade é exercitada na experiência, ao reunir diferentes áreas para o mesmo objetivo: lutar para a qualificação constante da saúde pública.

- O SUS é uma grande escola, a prática exigida precisa ser construída no cotidiano. O modelo da biomedicina, que analisa somente o aspecto biológico da doença, já não é mais capaz de dar conta das necessidades dos desafios da saúde pública, que exige um cuidado mais humanizado, uma gestão eficiente, com a participação social e como um campo de ensino para formar profissionais que ajudem a pensar e fazer diferente - destacou.

Durante dez dias, os estudantes vão visitar serviços de saúde e acompanhar o trabalho de profissionais de saúde, aprendendo e participando de ações e decisões para qualificar o atendimento e a gestão em diferentes comunidades.

Em todo o país, a previsão do Ministério da Saúde, é oferecer 5 mil vagas para o programa ao longo de 2012.

As ações do Ver-SUS podem ser acompanhadas no portal http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus.

Filed under:
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Maio 2024 »
Maio
DoSeTeQuQuSeSa
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031