Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections
You are here: Home / Notícia / Fiocruz realiza documentário sobre atenção básica em comunidades ribeirinhas

Fiocruz realiza documentário sobre atenção básica em comunidades ribeirinhas

by Assessoria de Comunicação Rede Unida last modified 10/11/2016 12:25
Uma série de quatro documentários realizada pela Fiocruz para o programa Atenção à Saúde da UNA-SUS já percorreu Mato Grosso do Sul e Ceará. Equipe fica até esta quinta-feira (10) em Manaus.

A equipe que está produzindo uma série de quatro documentários realizados pela Fiocruz, sobre a realidade dos atendimentos do programa federal de Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, continua com as filmagens em Manaus. O cotidiano da equipe da Unidade Básica de Saúde da Vila de Nossa Senhora do Livramento (distante 8 km de Manaus pelo rio) foi documentado, assim como o trabalho do cirurgião dentista e sanitarista especializado em saúde coletiva e da família, Elves Guedes.

Elves realiza um trabalho diferenciado na comunidade do Livramento, de aproximadamente 300 famílias, entre indígenas e ribeirinhos, oferecendo além dos cuidados básicos em saúde bucal, um atendimento humanizado e baseado na prevenção de doenças. Desde 2011, Elves e sua equipe desenvolvem um trabalho com a população de atenção à escovação diária, aplicação de flúor e manutenção do kit de escovação. Em 2014, o projeto participou da 4a Mostra Nacional de Atenção Básica e ficou em segundo lugar entre mais de 8 mil inscritos.

Além da saúde bucal e geral, a equipe da UBS do Livramento ainda oferece orientações nutricionais, voltadas ao consumo de alimentação saudável, como frutas regionais, legumes e peixe.

Documentários

As filmagens começaram em Mato Grosso do Sul, seguiram para o Ceará e agora no Amazonas.

Segundo Dinaci Ranzi, coordenadora pedagógica do Curso de Atenção à Saúde dos Povos dos Campos, das Águas e das Florestas, os documentários irão ser exibidos na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) para profissionais de saúde.

Mais informações em www.unasus.gov.br

Filed under:
Insert Alt Nordeste 1 Nordeste 2 Centro-Oeste Sudeste Sul
Calendário
« Abril 2024 »
Abril
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930