A comissão local do Encontro Regional Nordeste e a coordenação da Rede Unida se reuniram nos dias 03 e 04/8, na Escola de Saúde Pública do Ceará, para definir ajustes finais na programação e na infraestrutura para receber os participantes do Encontro que acontece de 1º a 04/09, em Fortaleza. Durante a reunião, os participantes puderam planejar o fluxo das discussões sobre o eixo ‘Participação’ do 10º Congresso Internacional da Rede Unida e propor novas modalidades de troca de experiências, como a ‘Cenopoesia’ e os ‘Círculos de Cultura’, que serão testadas durante o encontro em Fortaleza.
Inspiradas na pedagogia de Paulo Freire, as atividades ‘Cenopoesia’ e ‘Círculos de Cultura’ são estratégias criativas e participativas de reflexão e construção compartilhada de saberes. As atividades serão organizadas em três trilhas temáticas: Os desafios da participação em sua interface com a gestão e o controle social; Os desafios da participação em sua interface com a atenção; e Os desafios da participação em sua interface com a formação. A produção teórica e prática das atividades estão associadas à produção do coletivo das Cirandas da Vida – um projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza que mistura arte, educação popular e saúde com o objetivo de estimular a participação da comunidade, fortalecendo os espaços de controle social. Quem esteve no 9º Congresso da Rede Unida lembrará das Cirandas da Vida na abertura e em atuações durante toda a programação do evento.
Com o tema ‘Desafios da Participação na Saúde: construindo teias com protagonismo popular’, o Encontro Regional Nordeste será realizado de forma integrada ao 1º Encontro Metropolitano de Educação Popular em Saúde e o 1º Encontro Metropolitano de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Fortaleza, que compõe a agenda de comemoração do 18º aniversário da Escola de Saúde Pública do Ceará. Os interessados em participar do Encontro Regional Nordeste devem realizar a inscrição no site da Rede Unida (www.redeunida.org.br).